Quando os vereadores de Barra Velha aprovaram o impeachment do prefeito Samir Mattar (PMDB), ele já tinha sido afastado do cargo pela polícia Federal (PF). Mas a aprovação da cassação na câmara significava o fim da esperança que Samir tinha de voltar pro comando da prefa. No entanto, o desembargador substituto Rodolfo Tridapalli acatou um recurso do ex-prefeito e derrubou o impeachment. Com essa decisão da dona justa catarina, agora Samir aguarda o desenrolar do perrengue no âmbito federal. Se ele for inocentado, vai poder voltar pra prefa, que está sob o comando de Claudemir Matias Francisco (PSB).
Continua depois da publicidade
O desembargador entendeu que quatro parlamentares que, três meses antes, diziam não poder votar por questão de foro íntimo, não poderiam ter, no dia 12 de agosto, participado da votação que culminou ...
O desembargador entendeu que quatro parlamentares que, três meses antes, diziam não poder votar por questão de foro íntimo, não poderiam ter, no dia 12 de agosto, participado da votação que culminou na cassação do prefeito. No entanto, o vereador que presidiu a comissão que investigou Samir não concorda e diz que vai recorrer da decisão. Carlos Alberto da Silva, o Tinho (PR), diz que o entendimento do juiz foi equivocado. Os quatro abriram mão de participar da comissão porque achavam que não teriam tempo pra se dedicar, já que tinham atividades paralelas. Eles não foram parciais, como o desembargador entendeu, afirma Tinho.
Continua depois da publicidade
Depois de passar três meses debruçado nas papeladas que sustentaram o impeachment de Samir, o parlamentar não se conforma com a decisão do juiz. Tô decepcionado com a Justiça do nosso estado. Agora nossa esperança está na Justiça Federal, pra que não voltem atrás e deixem ele voltar pra prefeitura, comenta. Tinho diz que o povo tá revoltado com a possibilidade do retorno de Samir e que vai rolar, na segunda-feira, às 18h, um protesto na frente da prefa. Só posso lamentar que, com um canetaço, o desembargador derrubou o que tivemos tanto trabalho pra provar. Passamos por muitos constrangimentos e até correndo risco de vida, desabafa.
Esperança não morre!
Continua depois da publicidade
Com a decisão favorável no Tribunal de Justiça da Santa & Bela, Samir já sonha com o retorno. Como sempre tive confiança, só esperava que fosse feita justiça. Eu vou lutar pra voltar. O processo tá correndo, vamos aguardar o resultado final, ressalta o prefeito afastado da Capital do Pirão. Samir diz que não tá acompanhando o andamento dos recursos, que deixou isso tudo a cargo dos advogados. Mas diz que tem fé. Acredito que a Justiça Federal e a Estadual vão reconhecer minha inocência, conclui, esperançoso.
Entenda o rolo
Na madrugada do dia 13 de agosto, os vereadores de Barra Velha votaram, depois de nove horas de sessão, pelo impeachment de Samir. Mas ele já tinha sido tirado da prefa antes disso por uma série de irregularidades que estão sendo investigadas pela PF, que deflagrou a operação El Niño. Com o escândalo político na city, que também derrubou abobrões e vereadores, a principal cadeira da prefa ficou pro vice-prefeito Claudemir Matias Francisco.