Matérias | Geral


Itajaí

Estudo mostra os principais problemas da orla

Perrengues vão desde a falta de banheiro, passarelas e chuveiro, até a insegurança nas praias. Estudo também aponta soluções para orla

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Falta de segurança, infraestrutu­ra precária, preocupação com o pa­drão de edifícios e com a questão ambiental. Estes são os principais problemas levantados na elabora­ção do plano de Gestão Integrada do Projeto Orla de Itajaí. Morado­res, comerciantes e profissionais dos mais variados segmentos aju­daram a montar o documento, que visa preservar os ecossistemas da orla marítima, assim como buscar o desenvolvimento dessas áreas num longo prazo. Algumas ne­cessidades levantadas no plano já devem ser postas em prática nesta temporada de verão.

O engenheiro agrônomo da Fa­mai, Francisco Carlos do Nasci­mento, o Chico, diz que o desafio é fazer com que as políticas sociais, ambientais e patrimoniais do go­verno federal se somem às políti ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O engenheiro agrônomo da Fa­mai, Francisco Carlos do Nasci­mento, o Chico, diz que o desafio é fazer com que as políticas sociais, ambientais e patrimoniais do go­verno federal se somem às políti­cas municipais e estaduais, esta­belecendo assim parâmetros pra ordenar a forma de usar e ocupar as regiões da praia Brava, Cabeçu­das, Atalaia, Saco da Fazenda e na altura do píer turístico de Itajaí.

O problema da segurança na praia Brava, segundo Chico, só pode ser resolvido com rondas policiais e uma fiscalização per­manente no local, principalmente à noite. “A segurança foi uma das reclamações mais constantes nas reuniões e este problema na praia Brava é crítico, pois aquela região é de fácil acesso e divide Itajaí e Balneário”, avalia.



A falta de chuveiros, passare­las, banheiros públicos e estacio­namentos por toda a orla peixeira também é uma pendenga detectada por Chico, que afirma ser este um dos problemas que devem começar a ser solucionados nos próximos dias. “Estamos tentando instalar algumas passarelas e chuveiros na praia Brava já para esta tem­porada. Além disso, também ten­taremos colocar cerca para pro­teger a restinga”, conta, dizendo que a meta é instalar de 20 a 25 passarelas apenas na praia Brava. “Mas neste ano, se conseguirmos duas ou três já estamos felizes”, planeja.

Famai aguarda parecer do SPU

Depois de meses de reu­niões, debates, oficinas e palestras, enfim, foi en­tregue aos abobrões da se­cretaria de Patrimônio da União (SPU) o Plano de Gestão Integrada do Proje­to Orla de Itajaí. A entre­ga do documento rolou na semana passada, em Flo­rianópolis, e foi feita pela fundação do Meio Am­biente de Itajaí (Famai). Agora, a coordenação na­cional e a de Santa Catari­na do projeto Orla têm de 30 a 60 dias pra avaliar e aprovar o plano peixeiro, que visa gerenciar, fisca­lizar e normatizar toda a zona costeira de Itajaí. “Muitas das possíveis soluções dos problemas serão desenvolvidas e de­batidas após termos essa resposta”, conclui. Após a aprovação, a prefeitura já pode colocar em práti­ca melhorias na orla pei­xeira.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.226.122.122

Últimas notícias

Ocean Race

Vila da Regata de Itajaí recebe primeiro barco

Desembarque em massa

BYD bate recorde de importação de carros elétricos em um único lote

Movimento humaniza

Itajaí sedia encontro que defende a democracia em SC

Briga de família

Jovem que esfaqueou homem é procurado

Prata da casa

Aluno da Univali recebe título de mestre internacional de xadrez

ITAJAÍ

Codetran muda sinaleira da rua Uruguai

Itajaí

Polícia mata homem em confronto e prende bando do crime organizado que atirou em bombeiros

Navegantes

Criança é vítima de discriminação em escola por causa de deficiência, acusa mãe

Segurança  

“Linha dura contra a criminalidade”, avisa delegado-geral de SC

BALNEÁRIO

Mãe bêbada fura braço de filho com tesoura



Colunistas

Coluna Esplanada

Do coldre

Coluna Fato&Comentário

Bicentenário da Paróquia e marco fundacional de Itajaí

Foto do Dia

Obras na rua Brusque

JotaCê

Univali na Ocean Race

Gente & Notícia

Paula entrega residencial 100% vendido

Ideal Mente

Viver é também sobre perder

Direito na mão

Duas dicas simples para adiantar o pedido de aposentadoria

Coluna do Janio

Pagando caro

Mundo Corporativo

Prazer, Baron!

Coluna Exitus na Política

Demência, poder e senso de futuro

Na Rede

Se liga no que foi destaque nas redes do DIARINHO

Via Streaming

“Chernobyl” revive tragédia nuclear

Jackie Rosa

Nino Ferreira e família

Clique diário

Os encantos da zona rural

Coluna do Ton

Novidades de decoração

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Canal 1

Para ex-diretora da Globo, drama do humor também passa pela renovação



TV DIARINHO


Um show de fogos marcou a abertura oficial da The Ocean Live Park, a Vila da Regata. Autoridades, imprensa ...





Especiais

Vida que segue

Vizinhos da Terra Yanomami já discutem vida pós-garimpo ilegal

Saúde

Terapias integrativas ganham espaço no tratamento de pets

CONFIRA

Pets disponíveis para adoção

PROJETO PET FRIEND

Tampinhas de garrafa PET vão ajudar à causa animal em BC

AMOR INCONDICIONAL

Há 17 anos, Pituxa é um dos pilares do casal Wagner e Luci



Blogs

Blog do JC

Cobertor pequeno...

Blog da Ale Francoise

Xô dengue!

Blog do Ton

Amanda Picolloto inaugura estúdio de micropigmentação labial em Balneário Camboriú

A bordo do esporte

Barco Show eventos desembarca em Aracaju (SE) neste fim de semana

Blog da Jackie

Ah, que lindos!!

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação