A polêmica envolvendo o difusor soprado vai acabar na temporada de 2012, como a federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou na quarta-feira. Segundo o jornal esportivo espanhol, AS, a decisão da entidade de banir o aparato pode favorecer a Ferrari.
Continua depois da publicidade
O uso do polêmico difusor chegou a ser limitado para o Grande Prêmio de Silverstone. Foi exatamente nessa etapa que o espanhol Fernando Alonso conseguiu a única vitória da Ferrari neste ano. Logo ...
O uso do polêmico difusor chegou a ser limitado para o Grande Prêmio de Silverstone. Foi exatamente nessa etapa que o espanhol Fernando Alonso conseguiu a única vitória da Ferrari neste ano. Logo depois da prova, a escuderia italiana e a Sauber, que eram contrárias ao sistema, cederam, e a utilização foi dinovo liberada.
Continua depois da publicidade
Baseado no desempenho de Alonso na Inglaterra, onde ele superou o segundo colocado, o alemão Sebastian Vettel, por 16s5, o diário aponta que a equipe vermelha deve ser beneficiada com o banimento do difusor para 2012.
Normalmente, o motor só produz gases de escape quando o piloto aciona o pedal do acelerador. No caso do difusor soprado, inventado pela Red Bull, modifica-se o mapeamento do motor pra que, quando o piloto desacelerar, o fluxo de ar por meio do escape continue, mesmo que o abastecimento de combustível e ignição sejam cortados nesse momento. O sistema aumenta a aderência dos carros. Em Silverstone, o uso dessa técnica foi limitado a 10% de sua potência. No decorrer do ano, voltou a ser liberado, mas não poderá ser usado em 2012.
Continua depois da publicidade
Na próxima temporada, outra novidade no regulamento tem relação aos testes durante o campeonato (uma das principais reivindicações da Ferrari), que voltarão a acontecer, sendo marcados para Mugello, no início de maio. Trata-se de mais uma boa notícia pra a equipe, conforme avalia o jornal espanhol.