Matérias | Reclamações


Itajaí

Profe enfrenta câncer na família e pede doação de medula

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Uma luta pela vida. Desde abril, a jornalista Karla Regina Provesi dos Santos, 37 anos, enfrenta um câncer no sangue, a leucemia, e reúne forças pra recuperar a saúde. Após seis meses de intenso tratamento com quimioterapias em Curitiba/PR, o quadro de Karla se estabilizou. Contudo, pra surpresa da família, após 50 dias de reabilitação, a doença ressurgiu, novamente em quadro grave.


Agora, além das exaustivas sessões de quimioterapia, a jornalista precisará fazer um transplante de medula óssea, sendo necessário encontrar um doador com 80% de compatibilidade genética. O marido ...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Agora, além das exaustivas sessões de quimioterapia, a jornalista precisará fazer um transplante de medula óssea, sendo necessário encontrar um doador com 80% de compatibilidade genética. O marido dela, Carlos Roberto Praxedes dos Santos, coordenador do curso de jornalismo da Univali, faz um apelo à população do Vale do Itajaí pra que se cadastre no sistema de registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

O estado de Karla é grave. A cada sessão de quimioterapia a imunidade da jornalista chega a zero. São necessários sete dias de internação pra recuperar as forças e enfrentar um novo procedimento. Contudo, Praxedes, peixeiro nato, e o filho de oito anos do casal, acreditam na solidariedade do povão de Itajaí e cidades vizinhas pra auxiliar a reverter esse quadro. “Vale lembrar que a medula óssea é responsável pela produção do sangue. Se a pessoa for chamada a doar medula óssea, em 15 dias o organismo já produz a quantidade doada e esse doador não terá qualquer tipo de problema de saúde. É simplesmente um ato de solidariedade, um ato de amor”, desabafa o maridão.

A dificuldade, contudo, não está no número de voluntários doadores. Segundo informações da assessoria de imprensa do Redome no Rio de Janeiro, o Brasil conta com dois milhões e meio de cadastrados, sendo 96 mil residentes em Santa Catarina, pra mil doentes cadastrados em todo o país. Também é possível acessar o banco de dados de outros países e receber a doação. O nível de compatibilidade entre pessoas não aparentadas, no entanto, é que faz com que os pacientes cheguem a esperar, pelo menos, seis meses por um transplante. A possibilidade de encontrar uma medula compatível é de uma em 100 mil.

Grande parte dos pacientes não resiste à longa espera. Em 2010, segundo o Redome, foram feitos 170 transplantes de medula óssea. Pra ser um doador em Itajaí basta ser saudável, ter entre 18 e 55 anos e se dirigir à agência transfusional do Hospital Marieta Konder Bornhausen, com a carteira de identidade nas mãos. Uma pequena coleta de sangue será feita e se você for compatível com algum dos pacientes na fila de espera, será chamado pra discutir os procedimentos da transfusão. Esse gesto pode salvar vidas, inclusive a da jornalista Karla.

Continua depois da publicidade






Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.50.79

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 17/05/2022

Publicado 17/05/2022 22:27



Especiais

febre entre jovens

Uso de Cigarros eletrônicos acende alerta

Revitalização

Nova orla da Brava está em fase de projeto

Praia Brava

Novo acesso, através de Cabeçudas, será urbanizado

Praia Brava

Duplicação da Osvaldo Reis deve facilitar ligação com BC

Praia Brava

Via polêmica atrás da Lagoa do Cassino está em pauta



Blogs

Blog do JC

Candidatos daqui

A bordo do esporte

Boxing For You confirma Sportv, Combate e BandSports ao vivo no dia 29/05

Blog Doutor Multas

Especialista garante que dinheiro ‘físico’ vai acabar e criptomoedas estão com dias contados

Blog do Ton

Sócias de Brusque inauguram franquia da Hausz na cidade

Blog da Ale Francoise

Enema de café e suas funções

Blog Clique Diário

Itajaí - Navio - Panorama

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”

Laerte Jacomel

"Estamos buscando o que todo mundo busca: paz de espírito”

Édison Carlos

“100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto”

Walter Orthmann

"Quero ser útil enquanto eu puder”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯