Itajaí

Vereadores fazem greve contra o prefeito

Enquanto Periquito não negociar com os médicos, os parlamentares da oposição vão trancar a pauta da câmara

A greve dos médicos e dentistas de Balneário Camboriú se alastrou. Agora os vereadores da oposição é que vão cruzar os braços. Como o prefeito Edson Periquito (PMDB) garantiu desde o início da paralisação que não iria negociar com os grevistas, cinco parlamentares resolveram fazer o chefão da prefa provar do mesmo veneno. Até que o homem-pássaro se acerte com os dotores, os edis vão empacar a pauta.

Pra que um projeto possa seguir os trâmites, é preciso o voto de pelo menos cinco vereadores. Mas, como o presidente do legislativo não vota e sem os cinco da oposição, falta quórum pro trampo seguir ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Pra que um projeto possa seguir os trâmites, é preciso o voto de pelo menos cinco vereadores. Mas, como o presidente do legislativo não vota e sem os cinco da oposição, falta quórum pro trampo seguir normalmente na casa do povo. “O prefeito fez pouco caso com a greve, assumiu uma postura sem diálogo e sem apresentar uma contraproposta. Então, enquanto ele não reconsiderar, iremos pra sessão, mas não participaremos das votações”, afirma Claudir Maciel (PSD), líder da bancada de oposição. Ele diz que já fez o comunicado formalmente ao chefão do legislativo, Orlando Angioletti (DEM).

Continua depois da publicidade

Pra tornar a decisão ainda mais grave, dentre os projetos que estão na fila pra serem aprovados pelos parlamentares ainda este ano, tem o da lei orçamentária da city pra 2012 – que é o que determina onde e quanto a prefa pode investir no município. “Só ser solidário com a greve não adianta. Temos que ter alguma atitude”, justifica Claudir, garantindo que a medida extrema é necessária. Além dele, Silvia de Mello (PSDB), José Carlos Hannibal (PP), Moacir Schmidt (PSDB) e João Miguel, o Tatá (PSDB), também cruzaram os braços.

Diz que é politicagem

Quando os médicos e dentistas começaram a paralisação, na semana passada, Periquito garantiu ao DIARINHO que não iria barganhar com os manifestantes. E ele não mudou de ideia. “Disse e repito: não negocio com grevistas! Sou um cara de palavra”, dispara. O prefeito comenta que o perrengue com os dotores vem de muito antes do período em que ele comanda a prefa e que não entende por que eles nunca fizeram greve antes. “Espero que os médicos sejam sensatos. Por isso eu peço, através do DIARINHO, que eles voltem a trabalhar”, apela.

Quanto à postura dos vereadores de oposição, o homem-pássaro diz que os membros do legislativo podem fazer o que quiserem, mas, neste caso, não concorda. “Não interfiro no parlamento. Só acho que este é um caso de discussão e não de impedir o trabalho. Eles deveriam falar comigo ao invés de cruzar os braços, seria uma atitude muito mais inteligente”, avalia Periquito. Ele diz que a única coisa que a oposição quer é inviabilizar o governo pra ferrar com a city e depois colocar a culpa no prefeito.

E Periquito vai ainda mais longe na análise. “A greve hoje é uma manobra política dos meus adversários, principalmente do grupo do PSDB. Um dos cabeças da greve é um ex-secretário do governo passado”, detona. O prefeito também apela pro que ele chama de “intelectualidade de médico” e pede que os manifestantes honrem o juramento que fizeram depois que se formaram e pensem mais no povão. “Infelizmente tá falando mais alto a questão política. Na verdade, isso é pura politicagem!”, conclui.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


📊🏙️MAIS EMPRESAS | O Instituto Mais Itajaí quer ampliar o grupo de empresas que bancam estudos técnicos ...



Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Blogs

A campanha eleitoral já começou

Blog do Magru

A campanha eleitoral já começou

Prefeito Xepa é absolvido

Blog do JC

Prefeito Xepa é absolvido

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

VersoLuz

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.