A aposentada Irma Xavier, 79 anos, tá preocupada com a falta do medicamento Sustrate em farmácias da região. A droga é usada por pessoas com problemas cardíacos. Eu tô precisando desse remédio e não encontro em lugar nenhum. Já tomo há oito anos. Fui ao meu cardiologista e ele disse que não tem como substituir. Fui em tudo quanto é farmácia, mas acabou em todas. Se eu passar mal, posso morrer, preocupa-se. O DIARINHO procurou o Sustrate em cinco farmácias da city peixeira, mas também não encontrou o remédio.
Continua depois da publicidade
O medicamento é um vasodilatador de ação prolongada, e desapareceu não só em Itajaí, mas também no restante do país. O motivo pra isso foi a troca do laboratório que produzia o medicamento. Atual ...
O medicamento é um vasodilatador de ação prolongada, e desapareceu não só em Itajaí, mas também no restante do país. O motivo pra isso foi a troca do laboratório que produzia o medicamento. Atual fabricante do remédio, a Farmoquímica explicou a situação por meio de assessoria de imprensa.
Continua depois da publicidade
O Bristol-Myers Squibb, antigo fabricante do Sustrate, desativou todas as atividades de fabricação no Brasil em 2010. A Farmoquímica adquiriu o direito sobre a marca e só teve a liberação da agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pra produzí-lo, a partir de 24 de outubro deste ano, quando iniciaram a compra da matéria-prima do produto.
Essa transição entre as empresas teria gerado a falta da droguinha milagreira das prateleiras. A Farmoquímica disse que o remédio já está sendo fabricado e distribuído novamente. Porém, a população, com medo de que o remédio acabe dinovo, tá comprando acima do normal a cada reposição.
Continua depois da publicidade
A Farmoquímica, no entanto, garante que o povão não precisa correr às farmácias. O reabastecimento do Sustrate vai rolar até janeiro do próximo ano.
Antigo laboratório não respondeu
A Anvisa afirmou não saber qual o culpado pela falta dos medicamentos. E garante que não pode exigir o abastecimento imediato dos remédios em farmácias. O prazo pra registro dum medicamento é de até 60 dias após a apresentação da documentação exigida pelas empresas.
A reportagem tentou entrar em contato com a empresa Bristol. Porém, nem no telefone 0800 eles estavam atendendo.
A assessoria de imprensa ficou de responder ao DIARINHO, mas até o fechamento desta edição ninguém retornou o contato.
Sustrate pode ser substituído por similares
Continua depois da publicidade
O cardiologista Giovani César Stoes informou que a falta deste medicamento tem sido suprida por outros dois remédios da mesma classe. O Sustrate dilata os vasos sanguíneos. Previne o enfarto. Então, até a volta deste remédio para o mercado, estamos indicando o Monocordil e o Isordil.
Mas ambos devem ser usados com atenção, já que causam a queda de pressão. Caso o paciente q sinta dores no peito, ele deve se sentar ou deitar, e pedir pra que alguém o leve até o hospital. Esses remédios que indiquei são opções, mas claro que a utilização deles varia de acordo com cada caso. É preciso consultar seu médico, explica o dotô.