De acordo com o secretário de Saúde, José Roberto Spósito, os postinhos do bairro das Nações, da Barra, da Nova Esperança e do Vila Real ficaram cheios de água. Todos eles, exceto da Barra, foram limpos e funcionam normalmente. A chuva foi intensa, uma quantidade muito grande de água caiu em Balneário, diz o abobrão.
Continua depois da publicidade
Os funcionários do posto da Barra, na rua Eleutério Cipriano Pinheiro, tão desde quinta-feira comendo mosca no trampo. Por causa da chuva de quarta e do temporal desta quinta, começaram a surgir goteiras no teto e deu um curto-circuito na casa. Os trabalhadores tão sem luz e sem computador pra trabalhar, mas mesmo assim seguem no posto para explicar a situação aos moradores.
Uma funcionária do local, que não quis se identificar, disse que um eletricista esteve no posto e foi enfático ao informar que ninguém poderia continuar trampando lá porque havia risco de pegar fogo. Ainda assim, eles foram obrigados a permanecer no serviço. Isso não dá condições pra gente trabalhar, reclama a funcionária.
Continua depois da publicidade
A coordenadora do postinho tranquilizou os funcionários e disse que não há perigo de incêndio porque a energia elétrica já tá desligada.
Mudança na segunda
A partir das 8h da segunda-feira, o atendimento que era feito no posto de saúde da Barra passa a funcionar em duas salas da creche Bom Sucesso, que fica ao lado do postinho. O pessoal vai ficar lá durante um mês, período de férias da pirralhada e vai atender somente consultas médicas. As vacinas serão aplicadas no posto do bairro Nova Esperança e os curativos continuam sendo feitos no posto de saúde da Barra.
O secretário Spósito explicou que o posto de saúde da Barra sempre foi problemático porque o teto é mal feito. A água cai dentro, ao invés de cair pros lados; a calha, às vezes, não dá conta, as folhas atrapalham, explica. De acordo com o abobrão, o lugar vai precisar passar por uma reforma. Ano que vem tá planejada a troca de todo o telhado, conta.
Mais perrengues
A avenida Brasil foi uma das mais prejudicadas pelo temporal de quinta. Ela ficou cheia de água na altura da Alvin Bauer. A estrada da Rainha, que já teve que ser interditada várias vezes com o risco de desabamento, não precisou ser fechada dessa vez. Agentes ficaram monitorando o local, mas o trânsito rolou normalmente.
Além da forte chuva, também na noite de quinta deu uma ventania de assustar qualquer um. Placas de publicidade chegaram a virar por causa do vento forte. A sinalização da entrada do binário, pela avenida do Estado Dalmo Vieira, caiu e deu um preju pra prefa.
Continua depois da publicidade
Parte do teto de um posto de gasolina da rua 3200 também desabou e uma folha de vidro e parte do teto de gesso do Balneário Camboriú Shopping vieram abaixo. Por sorte, ninguém se feriu. Em nota oficial, o shopping informou que o susto com a tempestade já tinha passado e na sexta, o empreendimento atendeu normalmente os clientes.