Itajaí

Povão tem que tomar cuidado com o foguetório no festerê

Vermelhinhos ensinam a maneira correta pra brincar com fogos. Encher a cara antes de acender os barulhentos pode causar acidentes

Popular em toda festa de final ano, a brincadeira de estourar fogos pode acabar mal se não houver cuidado. A reportagem do DIARINHO acompanhou o sar­gento do 7° Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Itajaí, Sérgio Bagattoli, numa visita a uma tra­dicional loja de fogos da city pei­xeira.

Fomos atrás de dicas sobre ma­nuseio e transporte dos fogos. De acordo com os vermelhinhos, o principal vilão no réveillon é a combinação de fogos mais a gale­ra de cara cheia com birita e sem noção ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Fomos atrás de dicas sobre ma­nuseio e transporte dos fogos. De acordo com os vermelhinhos, o principal vilão no réveillon é a combinação de fogos mais a gale­ra de cara cheia com birita e sem noção.

Continua depois da publicidade

Pra ter uma ideia do baita movi­mento, o comércio na semana an­terior ao réveillon representa mais de 90% das vendas de todo o ano na loja Pavan.

De uma família que já lida com o comércio de fogos há quase 40 anos, o gerente da loja Pavan, Luiz Pavan, 26, explica como orienta os clientes. “Sempre per­guntamos se o cliente já estourou fogos antes. Quando ele diz que não, nós mostramos passo a pas­so como funciona o produto que ele quer comprar. O primeiro pas­so para o uso seguro dos fogos é saber o tipo. Existem três: fogue­tes individuais, foguetes de vara e de bateria”, explica o gerente da loja que fica na Fazenda, em fren­te ao Batalhão dos vermelhinhos.

Com o aumento das vendas nesta época do ano, a atenção dos vendedores é redobrada. “Nessa semana que antecede o réveillon, nossa venda de fogos representa basicamente 97% de todo o ano”, diz Luiz, que ainda alerta que o povão nunca deve tentar reutili­zar os fogos que falharem.

“As pessoas devem ler as ins­truções antes de usar cada produ­to. Uma dica que dou é com rela­ção ao tempo de espera. Muitos acidentes acontecem por causa da falta de paciência dos usuários. O cara acende o foguete, espera um pouco e, se não estoura, se apro­xima pra ver o que aconteceu e acaba de queimando. Aconselho a esperar pelo menos cinco minu­tos. Caso não estoure, o melhor a fazer é molhar o foguete, colocar dentro de um saco e jogar fora”, ensina.

A maior parte das ocorrências que os vermelhinhos atendem no réveillon diz respeito a acidentes de pessoas que beberam antes de brincar com os fogos.

O sargento Bagattoli ainda aler­ta sobre o uso de outros tipos de foguetes. “É importante lembrar que o sinalizador de barco não é indicado pra usar como fogos de artifício. O sinalizador alcança uma altura muito maior e, quando desce, pode provocar acidentes, ” alerta o sargento.

O sargento Bagattoli ainda ex­plicou que, quem quiser soltar uma quantidade muito grande

de fogos, precisa de autorização dos bombeiros. “Dependendo da quantidade, o usuário precisa de autorização, que só é dada após uma fiscalização dos bombeiros. Isso pode demorar até três sema­nas”, avisa.

Continua depois da publicidade

Caso ocorra alguma queimadura, o ministério da Saúde orienta que o ferimento seja lavado com água cor­rente. Deve-se evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas. Ainda segundo o minis­tério, nesses casos, o mais indicado é procurar imediatamente um médico.

Na Maravilha do Atlântico, onde ocorre um dos principais shows pi­rotécnicos da Santa & Bela, a prefa já começou a se preparar desde a semana passada. O secretário de Turismo, Carlos Humberto da Silva, revela alguns detalhes do show que vai custar mais de um milhão pra prefa. “Preparamos tudo com ante­cedência, principalmente a parte de segurança. Os bombeiros e a Mari­nha fizeram vistorias para garantir a segurança da festa. As 13 toneladas de fogos estarão a 400 metros da praia”, conta o bagrão.

Continua depois da publicidade

FIQUE LIGADO NAS DISTÂNCIAS:

• Foguete individual: na mão, mas colocando no mínimo três unidades

• Foguete de vara: 70 metros

Continua depois da publicidade

• Foguete de bateria: 100 metros



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.142


TV DIARINHO


⚽🚨 RACISMO NÃO ! O Ministério Público abriu investigação sobre ofensas racistas e xenofóbicas feitas ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

VersoLuz

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.