Fomos atrás de dicas sobre manuseio e transporte dos fogos. De acordo com os vermelhinhos, o principal vilão no réveillon é a combinação de fogos mais a galera de cara cheia com birita e sem noção.
Continua depois da publicidade
Pra ter uma ideia do baita movimento, o comércio na semana anterior ao réveillon representa mais de 90% das vendas de todo o ano na loja Pavan.
De uma família que já lida com o comércio de fogos há quase 40 anos, o gerente da loja Pavan, Luiz Pavan, 26, explica como orienta os clientes. Sempre perguntamos se o cliente já estourou fogos antes. Quando ele diz que não, nós mostramos passo a passo como funciona o produto que ele quer comprar. O primeiro passo para o uso seguro dos fogos é saber o tipo. Existem três: foguetes individuais, foguetes de vara e de bateria, explica o gerente da loja que fica na Fazenda, em frente ao Batalhão dos vermelhinhos.
Continua depois da publicidade
Com o aumento das vendas nesta época do ano, a atenção dos vendedores é redobrada. Nessa semana que antecede o réveillon, nossa venda de fogos representa basicamente 97% de todo o ano, diz Luiz, que ainda alerta que o povão nunca deve tentar reutilizar os fogos que falharem.
As pessoas devem ler as instruções antes de usar cada produto. Uma dica que dou é com relação ao tempo de espera. Muitos acidentes acontecem por causa da falta de paciência dos usuários. O cara acende o foguete, espera um pouco e, se não estoura, se aproxima pra ver o que aconteceu e acaba de queimando. Aconselho a esperar pelo menos cinco minutos. Caso não estoure, o melhor a fazer é molhar o foguete, colocar dentro de um saco e jogar fora, ensina.
A maior parte das ocorrências que os vermelhinhos atendem no réveillon diz respeito a acidentes de pessoas que beberam antes de brincar com os fogos.
O sargento Bagattoli ainda alerta sobre o uso de outros tipos de foguetes. É importante lembrar que o sinalizador de barco não é indicado pra usar como fogos de artifício. O sinalizador alcança uma altura muito maior e, quando desce, pode provocar acidentes, alerta o sargento.
O sargento Bagattoli ainda explicou que, quem quiser soltar uma quantidade muito grande
de fogos, precisa de autorização dos bombeiros. Dependendo da quantidade, o usuário precisa de autorização, que só é dada após uma fiscalização dos bombeiros. Isso pode demorar até três semanas, avisa.
Caso ocorra alguma queimadura, o ministério da Saúde orienta que o ferimento seja lavado com água corrente. Deve-se evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas. Ainda segundo o ministério, nesses casos, o mais indicado é procurar imediatamente um médico.
Continua depois da publicidade
Na Maravilha do Atlântico, onde ocorre um dos principais shows pirotécnicos da Santa & Bela, a prefa já começou a se preparar desde a semana passada. O secretário de Turismo, Carlos Humberto da Silva, revela alguns detalhes do show que vai custar mais de um milhão pra prefa. Preparamos tudo com antecedência, principalmente a parte de segurança. Os bombeiros e a Marinha fizeram vistorias para garantir a segurança da festa. As 13 toneladas de fogos estarão a 400 metros da praia, conta o bagrão.
FIQUE LIGADO NAS DISTÂNCIAS:
Foguete individual: na mão, mas colocando no mínimo três unidades
Foguete de vara: 70 metros
Continua depois da publicidade
Foguete de bateria: 100 metros