Matérias | Política


Itajaí

O que rolou na Política em julho, agosto e setembro deste ano?

Teve muita discussão sobre aumentar ou não o número de vereadores, teve aliança inesperada e pesquisa de opinião de olho em 2012

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Crônica de três meses de cobertura política na região

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


No começo a discrição. Mas não durou muito. Tão logo o projeto que previa o aumen­to do número de vereadores na câmara de Itajaí entrou em pauta começaram as dis­cussões. No início, o discurso ficou no “eu acho que”. Uns dizendo que acreditavam que não deveriam aumentar as va­gas, porque elevaria a despesa da casa do povo. Outros, di­zendo que era tudo balela.



Mas com o DIARINHO não tem “eu acho”! A reportagem foi pra dentro do legislativo e mergulhou na papelada: teve acesso às despesas fixas da casa do povo e fez uma esti­mativa. E o resultado foi alar­mante. Passar de 12 pra 21 vereadores causaria um preju de mais de 9 milhões de reales pros cofres da city peixeira. A manchete assustou e fez acor­dar as entidades de classe, que estavam quietinhas num canto. E no dia seguinte, os órgãos já tinham se unido e apresentado um papéli con­trariando a decisão dos parla­mentares que tinham acabado de aprovar o aumento na pri­meira votação.

E o assunto esquentou. Vieram os outdoors pela city e começou o duelo entre as entidades e os partidos políti­cos. Até que, num plá na as­sociação Empresarial de Itajaí (ACII), uns vereadores deixa­ram a entender que a câmara gastava demais por causa da má gestão. E o presidente do legislativo, Luiz Carlos Pisset­ti (DEM), se sentiu ofendido. E no dia 5 de agosto, às vés­peras da segunda votação do projeto que criava mais nove cadeiras na casa do povo, Pissetti surpreendeu a todos: num mesmo ato ele renunciou à presidência por 30 dias, sem remuneração, e abriu uma CPI contra ele mesmo.

Níkolas Reis (PT), um dos defensores do aumento de vagas, assumiu o comando da câmara. E o clima ferveu pelos corredores da casa do povo peixeira. Por fim, Pisset­ti voltou. Antes disso, já tinha sido garantida a aprovação da “lei dos 21”.


A casa caiu

08/07

A polícia Federal (PF) deflagrou a operação “El Niño”, em Barra Velha. E um bando de otoridades foi escorraçado da prefa e da câmara: o prefeito Samir Mattar (PMDB), o presidente do legislativo, Valdir Tavares (DEM), o presidente da defesa Civil Marcelo Douglas Metelski, o abobrão do Planeja­mento e de Assunstos Jurídicos, Eurides dos Santos (PSDB), e o irmão dele, vereador Eurico dos Santos (PSDB). O vice-prefeito Claudemir Mathias Francis­co (PSB) assumiu o comando da prefa.

Demorou, mas saiu

21/07


Depois de sete meses, enfim o governador Raimundo Colombo (PSD) anunciou o nome da segun­da otoridade na escala hierárquica da secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí. A ex-vi­ce-prefeita Eliane Rebello (PMDB) foi escolhida pra se juntar ao abo­brão Fabrício de Oliveira (PSDB).

Bateu o martelo

27/07

A dona justa condenou o presidente da câmara de Itapema, Giliard Reis (PMDB), e o ex-prefeito Clóvis José da Rocha (DEM) por improbidade administrativa. A pena dos dois foi a suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa. Junto veio a determinação: Giliard deve cair fora da casa do povo. Só meses depois o presidente da câmara conseguiu reverter o jogo e voltar pro posto.


Resolveram se mexer

29/07

As entidades peixeiras que se posicio­naram contra o aumento do número de vereadores espalharam outdoors pela city peixeira. Quando rolou a manifestação, o projeto que previa a criação de mais nove vagas na câmara já tinha sido aprovado na primeira votação.

Que coisa feia!

03/08

O rolo na prefa de Itapema começou uma semana depois que o PP da city anunciou a saída da base governista. Eles sabiam que o prefeito Sabino Bussanello (PT) iria dar um pé na bunda dos car­gos comissionados indicados pelos pro­gressistas, mas não imaginavam que ele fosse além. A vice-prefeita Maria Luci da Silva (PP) voltou de férias e não conseguiu entrar no próprio gabinete. Trocaram a chave da sala e demitiram a assessora dela.


Não adiantou gritar

10/08

Mesmo com todo o berreiro, os vereadores aprovaram o aumento do número de vagas na câmara de Itajaí. A partir de 2013, a casa do povo passa de 12 pra 21 cadeiras. Luiz Carlos Pissetti (DEM) estava de licença; Elói Camilo da Costa (PMDB) e Laudelino Lamin (PMDB) votaram contra o aumento. Os outros parla­mentares disseram “sim” aos 21.

À la Collor

13/08

Apesar de Samir Mattar (PMDB) es­tar afastado da prefa por causa da ope­ração da polícia Federal, os vereadores da Barra Velha deram sequência ao processo de impeachment. E viraram a madruga fazendo a sessão de julga­mento, que confirmou a cassação do prefeito afastado.

Turma do Brizola

31/08

Depois de muito namorico e pro­postas, enfim o PDT de Itajaí anunciou a aliança com a base governista. E Mar­celo Sodré (PDT) entrou pra tchurma do prefeito Jandir Bellini (PP). Um mês depois, rolou a posse dos abobrões indicados pelos bri­zolistas peixeiros e, no mesmo dia, outra aliança inesperada: o PDT de Balneário Camboriú se jun­tou ao prefeito Edson Periquito (PMDB).

Não aumentaram

06/09

Navegantes não entrou na onda. Enquanto as outras citys da região esta­vam aprovando o aumento do numero de vereadores, os dengo-dengos votaram pela manutenção das 10 cadeiras. E no fim do mês a casa do povo da Penha também disse “não” ao aumento.

Tá na frente!

15/09

Na corrida pelo comando da prefa de Navegantes, Roberto Carlos de Souza (PSDB) disparou na frente da concorrência. Pelos índices apontados pelo instituto de Pes­quisas Sociais (IPS) da Univali, se a eleição fosse em setembro, o prefeito seria reeleito com folga. Na pesquisa estimulada em que Bob Carlos concorre, no mano a mano, com o principal adversário político, Deba Cabral (PMDB), ele tinha 23,31% de vantagem.

Muitos indecisos

23/09

Os números mostraram que a briga pela prefa de Camboriú vai ser mesmo entre Luzia Coppi Mathias (PSDB), que tenta a reeleição, e Edson Olegário, o Edinho (PDT), que luta pra voltar pro posto. No en­tanto, de acordo com dados do instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, os indecisos estão na frente, disparados, na corrida eleitoral. Na mesma pesquisa espontânea, Luzia aparece em segundo e o ex-prefei­to em terceiro. Os outros nove nomes citados pelos entrevistados nem chegaram a 1%.

Caso Trocadeiro

26/09

A reportagem do DIARINHO investigou a transação de uma área que deveria ter abri­gado a construção de bem público e acabou nas mãos do interesse privado. Hoje o imóvel abriga o Trocadeiro – porto que tem entre os sócios as famílias Dalçóquio e Bellini, e aliados políticos. Em 1998, o prefeito Jandir Bellini (PP) assinou o decreto de desapropriação do terreno da Shell, no bairro Cordeiros; em 2001, suspendeu o documen­to; em 2010, a Bellini Participações assina a socie­dade com o Trocadeiro. Mais tarde, a denúncia foi apresentada à promotoria de Moralidade Adminis­trativa, que entendeu quese houvesse crimes já tinham caducado.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.239.173.144

Últimas notícias

ITAJAÍ

Mosquitos infestam UPA do CIS

Santa Catarina

Novo secretário do estado diz que portos serão prioridade  

BR 101

Traficantes transportavam R$ 14 milhões em cocaína

PORTO

Novo secretário Nacional de Portos defende autoridade portuária pública em Itajaí

PRIMEIRO NO RANKING

Renault Kwid é considerado o carro flex mais econômico do Brasil

ITAPEMA 

PRF faz apreensão milionária de cocaína na BR 101

Sinistro 

Caixões com nomes de prefeito e vice aparecem em Barra Velha

Solução

Exército construirá ponte provisória entre Itapema e Porto Belo

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Sesi inaugura escola em Itajaí que tem a meta de ser modelo para todo o Brasil

CARGA MILIONÁRIA

Vídeo: Carro transportava R$ 7 milhões em pasta base de cocaína pela BR 101



Colunistas

JotaCê

Deputada catarinense promete processar quem lhe xingou de nazista

Coluna Esplanada

Taxiando

Ideal Mente

Luto não é depressão

Foto do Dia

Vitória de virada

Coluna do Janio

Fim melancólico

Direito na mão

Trabalho realizado no exterior pode contar para aposentadoria no Brasil?

Clique diário

Os encantos da zona rural

Coluna Exitus na Política

Planejamento e pesquisas

Coluna do Ton

Novidades de decoração

Na Rede

Confira o que foi destaque nas redes sociais do DIARINHO

Via Streaming

“Pinóquio” ganha versão mais sombria

Coluna Fato&Comentário

Adão e o alfaiate

Gente & Notícia

A estrela Priscila fez versão de Flowers

Jackie Rosa

Noites de quarta

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Canal 1

Para ex-diretora da Globo, drama do humor também passa pela renovação



TV DIARINHO


Confira as principais notícias desta terça-feira:- Conheça as atrações que vão agitar a Vila da Regata ...





Especiais

Lavagem verde

Madeireiras com multas ambientais milionárias mantêm selo de sustentabilidade

Terra indígena

Articuladores dão prazo para garimpeiros irem embora

Novos tempos

Não existem limites para a mulher no mercado de trabalho

Novos tempos

Não existem limites para a mulher no mercado de trabalho

Novos tempos

Não existem limites para a mulher no mercado de trabalho



Blogs

Blog do JC

Deputado quer Audiência Pública da BR-101

A bordo do esporte

Campeonato Paulista de Star é definido na última regata

Blog da Ale Francoise

Conhecem a Técnica de ILIB?

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog da Jackie

Spring Party

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação