Matérias | Política


Itajaí

O que rolou na Política nos últimos três meses deste ano?

Teve troca-troca de partidos, pesquisa de intenção de voto, projeto de lei plagiado e (pra encerrar à altura) vereadores em greve

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Crônica de três meses de cobertura política na região


Na primeira semana de outubro rolou mais negociata política do que, certamente, durante todos os nove meses anteriores. O troca-troca de partidos só podia rolar até o dia 7, um ano antes das eleições ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Na primeira semana de outubro rolou mais negociata política do que, certamente, durante todos os nove meses anteriores. O troca-troca de partidos só podia rolar até o dia 7, um ano antes das eleições do ano que vem, conforme determina a legislação eleitoral. E foi assim: teve gente mudando de sigla às pressas, outros ameaçando sair só pra valorizar o passe dentro da legenda e alianças inesperadas. Isso foi só uma palhinha do que ainda vem pela frente. 2012 tá chegando!



Mas depois que a tensão aliviou nos partidos e cada um já estava acomodado nas suas devidas siglas (novas ou não!), o clima da política da região não esfriou. Teve quem não engoliu as mudanças. Em Itajaí, por exemplo, Marcelo Sodré (PDT) ficou inconformado com a saída do vereador Maurílio Moraes da tchurma dos brizolistas peixeiros pro PSD. O presidente do partido ameaçou romper a aliança que tinha sido recém firmada com Jandir Bellini (PP). Mas não o fez! Ameaçou apelar pra dona justa pra conseguir o mandato do parlamentar fujão. Também não fez!

Por outro lado, na vizinha Navegantes, o rombo foi maior. E as consequências ainda podem rolar. Num mesmo dia, três dos quatro vereadores do PMDB anunciaram a saída da sigla e da bancada de oposição. Maria José Flôr foi pro PSD; já Ezequiel Antero Rocha Junior e o presidente da câmara, Alcídio Reis Pera, o Cidinho, foram pro PSL. E não ficou por isso.


No comecinho de novembro, os suplentes do PMDB entraram com processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acusando os fujões de infidelidade partidária e pedindo a vaguinha deles na casa do povo dengo-dengo. O processo tá rolando. Inclusive, mês passado teve até polícia Federal (PF) na parada. Como teve parlamentar se escondendo pra não receber intimação, a dona justa pediu uma ajudinha da puliça pra encorajar os medrosos a assinarem o papéli. Mas o martelo só deve ser batido em 2012 – antes ainda do veredicto nas urnas.


Troca-troca

01/10

Faltando uma semana pra acabar o prazo de filiação pra quem quer concorrer na eleição do ano que vem, começou o entra e sai. Principalmente porque tinha acabado de ser autorizado pela dona justa o registro do PSD. E teve confusão. Em Itajaí, destaque pro vereador Maurílio Moraes que deixou o PDT e foi pra nova sigla. E em Navegantes também teve rolo. O PMDB perdeu três dos quatro parlamentares que tinha. Apenas Fredolino Bento (PMDB) ficou. Em novembro os suplentes do PMDB entraram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pra conseguir o mandato dos vereadores fujões. Até agora não saiu o veredicto.

Povo desapontado


11/10

Surgiram denúncias contra a prefa da Penha, de superfaturamento na compra de materiais escolares. Os três vereadores de oposição tentaram, mas os cinco parlamentares da base do governo Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) derrubaram a instauração da “CPI do apontador”.

Ficou 10!

21/10


Depois da pressão de entidades e manifestação do povão que era contra o aumento do número de vereadores durante as sessões, os parlamentares de Balneário Camboriú decidiram pelo arquivamento do projeto que acrescentava sete cadeiras à casa do povo. Com isso, ficou como tava. Em 2013, a city vai continuar com 10 vereadores.

MMA dos Prefeituráveis

25/10

De olho em 2012, o DIARINHO fez uma série de entrevistas entre os quatro pré-candidatos a prefeito de Itajaí. Durante a semana, Deodato Casas (PSDB), Jandir Bellini (PP), Luiz Carlos Pissetti (DEM) e Níkolas Reis (PT) responderam e fizeram perguntas pros adversários. Apenas Jandir se esquivou. Mas o duelo serviu pra colocar tanto os políticos quanto os leitores no clima do ano eleitoral.

Que deselegante!

10/11

Pela internet, um gurizão se atreveu a criticar o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito (PMDB). Só o que ele não esperava era que o homem-pássaro entraria na conversa e comentaria a postagem. Pior, Periquito se descontrolou e xingou o rapaz de um monte de nomes feios: começou com “canalha”, depois “idiota” e no fim já tava dizendo que o cara era “bichinha”. O plá descontrolado rolou no Facebook – um saite de relacionamento público, onde qualquer um podia ler o quebra-pau. No entanto, Periquito negou ser o internauta desbocado. A assessoria do prefeito excluiu o perfil, mas até hoje ele não registrou o boletim de ocorrência.

Plágio no orçamento

11/11

Quem tinha uma justificativa cabível pra não ver o erro no texto da lei orçamentária de Itajaí foi justamente quem percebeu a falha. Cego desde a juventude, foi o vereador Marcelo Werner (PCdoB) quem conferiu e percebeu que o projeto especificava “despesas do município de Porto Velho previstas para o exercício de 2012”. Com o nome da capital de Rondônia onde deveria estar o da city peixeira, a tramitação do orçamento do ano que vem foi suspensa. E o DIARINHO confirmou que a cagada era maior do que apenas o nome do município trocado. A reportagem comparou o texto da lei orçamentária de Itajaí e de Porto Velho e constatou que números também foram copiados. Só no trecho analisado, a diferença do valor extrapolava em mais de R$ 1 milhão o valor correto. Depois de muito auê, o texto foi corrigido e aprovado pelos vereadores.

Tchau, Bellini!

18/11

O DEM de Itajaí reuniu a executiva e o diretório municipal pra decidir se continuariam ou não aliados ao prefeito Jandir Bellini (PP). Todos votaram. Ao final, 75% dos 72 democratas foram favoráveis à independência da sigla. Agora o DEM peixeiro corre entre a base governista e a oposição.

Jandir inelegível?

25/11

Uns jornalecos que circularam na prefa em 1998 podem acabar com as chances de Jandir Bellini (PP) chegar ao quarto mandato como prefeito de Itajaí. Na época, o material de divulgação gerou uma ação civil pública contra Jandir e o vice-prefeito João Omar Macagnan (DEM). Os dois foram condenados por improbidade administrativa. Entre um recurso e outro, só em setembro do ano passado foi batido o martelo em definitivo. Agora ficou a dúvida: de um lado a oposição defende que o prefeito está inelegível, por outro, a tchurma de Bellini diz que está tudo ok. E agora?

Quanta indecisão

26/11

Ao ouvir a pergunta “em quem você vai votar pra prefeito na eleição do ano que vem?”, mais da metade dos entrevistados da Penha não respondeu. Na abordagem espontânea feita pelo instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, os indecisos lideram com 53,97%. O nome mais lembrado é o do atual chefão da prefa, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que foi apontado por 32,66% dos eleitores, seguido pelo líder da bancada de oposição na câmara de Vereadores, Aquiles Schneider da Costa (PMDB), com 6,77%.

Livre do processo

12/12

A dona justa não acatou a denúncia-crime por improbidade administrativa e corrupção passiva, feita pelo Ministério Público, contra o ex-governador Leonel Pavan (PSDB). As acusações eram resultado da operação Transparência, feita pela polícia Federal em 2009 e que envolveu abobrões que estiveram no comando do governo da Santa & Bela e empresas apontadas como sonegadoras de impostos. Mesmo assim, uma semana depois, a promotoria da Moralidade Administrativa de Floripa recorreu da decisão. Ainda querem a cabeça do tucano.

Periquito na frente

14/12

Na abordagem espontânea do instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, a maioria dos 635 entrevistados não citou nome algum. Edson Periquito (PMDB) conseguiu 32,44%, enquanto que o próximo nome mais citado foi o de Leonel Pavan (PSDB), com apenas 3,78%. E na pesquisa estimulada, o IPS Univali formulou quatro cenários diferentes – sempre com algum tucano concorrendo contra o homem-pássaro. Em todas as hipóteses, se a eleição fosse em dezembro, Periquito seria reeleito com folga.

Greve dos vereadores

15/12

A paralisação dos médicos e dentistas de Balneário Camboriú se alastrou. E os vereadores da oposição também resolveram cruzar os braços. Como o prefeito Edson Periquito (PMDB) garantiu desde o início que não iria negociar com os grevistas, cinco parlamentares resolveram fazer o chefão da prefa provar do mesmo veneno. Até que o homem-pássaro se acerte com os dotores, os edis vão empacar a pauta. Depois, aumentaram a causa do berreiro e acrescentaram a insatisfação dos barnabés por causa do plano de Cargos e Salários. Acabou o ano e seis dos 10 parlamentares continuam dispostos a seguir a greve na casa do povo.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






100.28.227.63

Últimas notícias

Morador do bairro São João denuncia mais de 20 buracos em sua rua; veja o vídeo

ITAJAÍ

Morador do bairro São João denuncia mais de 20 buracos em sua rua; veja o vídeo

Aparelho de pressão causou confusão entre cliente e funcionário de farmácia em Cordeiros

Itajaí

Aparelho de pressão causou confusão entre cliente e funcionário de farmácia em Cordeiros

CCAA está com matrículas abertas para cursos de inglês Baby e Kids

ITAJAÍ

CCAA está com matrículas abertas para cursos de inglês Baby e Kids

Ladrões usando carrinho de recicláveis roubam o Prensadão do Urso; veja o vídeo

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Ladrões usando carrinho de recicláveis roubam o Prensadão do Urso; veja o vídeo

BMW lança condições especiais para linha de veículos elétricos no Brasil

Luxo com oferta

BMW lança condições especiais para linha de veículos elétricos no Brasil

Francisco Graciola é homenageado com a Comenda do Mérito Industrial de SC

DESTAQUE

Francisco Graciola é homenageado com a Comenda do Mérito Industrial de SC

Tragédia em BC: vítima que morreu em explosão de ar-condicionado caiu do sexto andar

BALNEÁRIO

Tragédia em BC: vítima que morreu em explosão de ar-condicionado caiu do sexto andar

Vitara retorna ao mercado brasileiro em versão híbrida

Remember

Vitara retorna ao mercado brasileiro em versão híbrida

Câmara aprova mudanças na lei do Estudo de Impacto de Vizinhança; veja onde EIV será exigido

ITAJAÍ

Câmara aprova mudanças na lei do Estudo de Impacto de Vizinhança; veja onde EIV será exigido

 Urgente: Explosão em ar-condicionado mata uma pessoa em BC

Balneário 

Urgente: Explosão em ar-condicionado mata uma pessoa em BC



Colunistas

Univali fazendo o dever de casa

JotaCê

Univali fazendo o dever de casa

Coluna Esplanada

Bicho limpo

Por que este é um bom momento para investir em Fundos Imobiliários?

Diário do Investidor

Por que este é um bom momento para investir em Fundos Imobiliários?

E quem cuida de quem cuida?

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Coluna Exitus na Política

O feitiço da educação: a magia de ser (3)

Gramado do Gigantão

Show de Bola

Gramado do Gigantão

Como o trabalho rural pode antecipar e aumentar o valor da aposentadoria

Direito na mão

Como o trabalho rural pode antecipar e aumentar o valor da aposentadoria

Luta por direitos

Via Streaming

Luta por direitos

Seja hábil para lidar com ambiente tóxico nas organizações

Mundo Corporativo

Seja hábil para lidar com ambiente tóxico nas organizações

Pastores deixam a Bola de Neve e flagra de tarado na praia de Navegantes: se liga no que bombou no DIARINHO

Na Rede

Pastores deixam a Bola de Neve e flagra de tarado na praia de Navegantes: se liga no que bombou no DIARINHO

Festerê família Silva e Sodré

Jackie Rosa

Festerê família Silva e Sodré

Colégio Catarinense 5

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 5

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro

Coluna Fato&Comentário

Itajaí: 164 anos de município, não de fundação

Niver da Candice

Coluna do Ton

Niver da Candice

Níver da Margot

Gente & Notícia

Níver da Margot

“O mar, quando quebra na praia”

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo



TV DIARINHO


DEU TAINHA | O pescado finalmente caiu na rede dos pescadores da Praia Central, em Balneário Camboriú ...





Especiais

Urupema: destino do papagaio-charão e de milhares de turistas que querem inverno de verdade

NA ESTRADA

Urupema: destino do papagaio-charão e de milhares de turistas que querem inverno de verdade

 Marcha para Jesus se tornou um terreno político em disputa

BRASIL

Marcha para Jesus se tornou um terreno político em disputa

Confira 10 dicas para curtir Itajaí no feriado

15 de junho

Confira 10 dicas para curtir Itajaí no feriado

10 edifícios recomendados como um ótimo investimento

LUXO É VIVER BEM

10 edifícios recomendados como um ótimo investimento

Costa itajaiense coleciona casos de naufrágios

Desde o século 19

Costa itajaiense coleciona casos de naufrágios



Blogs

Avelar Sports com estrutura de ponta na Copa do Mundo de XCE

A bordo do esporte

Avelar Sports com estrutura de ponta na Copa do Mundo de XCE

Dois extremos

Blog do JC

Dois extremos

Arraial do Passeio

Blog da Jackie

Arraial do Passeio

A pílula da felicidade

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"Eu digo que Camboriú não é uma bola para sair chutando. Muito menos cemitério de elefantes"

John Lenon Teodoro

"Eu digo que Camboriú não é uma bola para sair chutando. Muito menos cemitério de elefantes"

"Houve um racha de parte do União Brasil com parte do MDB”

Márcio Dedé

"Houve um racha de parte do União Brasil com parte do MDB”

“Este muro imaginário de [BC] rica e [Camboriú] pobre que tem que acabar”

LEONEL PAVAN

“Este muro imaginário de [BC] rica e [Camboriú] pobre que tem que acabar”

"No momento que eu implanto o pronto-socorro dentro de uma das alas do Ruth, eu resolvo atender o ser humano e não comprovante de residência e título de eleitor”

Edson Piriquito

"No momento que eu implanto o pronto-socorro dentro de uma das alas do Ruth, eu resolvo atender o ser humano e não comprovante de residência e título de eleitor”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação