Matérias | Esporte


Itajaí

Mudança de percurso deve complicar os favoritos

Africanos são pegos de surpresa com mudanças, mas garantem força na prova, na qual são os melhores, mais uma vez

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Em sua 87ª edição, a São Silvestre resolveu mudar. Mas, pra a elite queniana, sempre favorita ao pódio, isso pouco importa. Ao menos no discurso. Pegos de surpresa com as alterações no circuito, os africanos só foram avisados na coletiva de imprensa de apresentação da corrida. Confusos, arrancaram risos ao se mostrarem perdidos em relação a prova que é disputada no último dia do ano. Eles, porém, garantem que nenhuma mudança vai tirar o rótulo de principais candidatos à vitória nos 15km da tradicional corrida paulista, neste sábado. Os quenianos, além dos etíopes, serão os maiores rivais de brazucas como Marílson Gomes dos Santos, tricampeão, e Adriana Aparecida da Silva, medalha de ouro nos jogos Pan-americanos.


Primeiras atletas a falar, as quenianas, acompanhadas da etíope Wude Ayalew, da italiana Nadia Ejjafini e da marroquina Samira Raif, foram avisadas apenas na mesa das mudanças na prova, como o local ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Primeiras atletas a falar, as quenianas, acompanhadas da etíope Wude Ayalew, da italiana Nadia Ejjafini e da marroquina Samira Raif, foram avisadas apenas na mesa das mudanças na prova, como o local da chegada, agora no Obelisco do Parque do Ibirapuera. Apesar da confusão, elas, que terão o desfalque da atual campeã, Alice Timbilili, garantiram que nem as fortes descidas, outra característica do novo percurso, vão atrapalhar. Principal nome do pelotão masculino, Martin Lel, tricampeão da Maratona de Londres e bi na Maratona de Nova Iorque, afirmou, porém, que a prova será um desafio. “Tem muito tempo desde que vim ao Brasil pela última vez. É minha preparação para a Maratona de Dubai, em janeiro. A prova já era rápida na última vez que vim, há três anos. Hoje eu soube que mudou o percurso, especialmente nos últimos minutos (descida da Brigadeiro até o Obelisco do Parque do Ibirapuera). Estou muito forte nas subidas, mas pouco aquém nas descidas. Acho que vai ser difícil para cada um, mas, para mim, vai ser um desafio. Precisamos ver quem vai se sair bem”.



Campeão em 2003, 2005 e 2010, Marílson não fez uma preparação específica pra São Silvestre, já que resolveu participar da prova apenas neste mês. Ainda assim, chega como principal nome brazuca na busca pelo pódio. Campeão no Pan de Guadalajara neste ano, o atleta se diz pronto, embora reconheça que não está em sua melhor forma.

“Não fiz nenhuma preparação específica, a exemplo de todas as outras vezes que disputei. Agora, nos encontramos no período de base (preparação para os Jogos de Londres). Acho até que se tivesse mais 10 dias, seria melhor. Estou preparado, mas seria melhor para mim. Estou apto, não sei como vai ser com os outros corredores. Mas vou ter muita raça, vontade e vou tentar fazer uma boa prova”.


Marílson afirmou que as mudanças no percurso podem prejudicar um pouco seu rendimento na busca pelo quarto título na prova.

“Um dos mais prejudicados fui eu. Entre as sete São Silvestres que fiz pódio, (conhecer o percurso) era uma vantagem que eu tinha e deixei de ter. Mas tem de estar bem. Não adianta conhecer o percurso e não estar bem. Acho que a mudança é válida se for para dar um conforto maior. Espero que tenha o sucesso dos anos anteriores”.


Um dos principais nomes brazucas entre as minas, Marily dos Santos, terceira colocada em 2008, brincou com as mudanças na nova corrida.

“Com essa mudança que teve no percurso, não existe favoritismo. Eu até agradeci a essas pessoas inteligentíssimas que pensaram nesse percurso [risos]. Gosto de descida. Meu nome é Marily dos Santos, todo santo ajuda na descida. É bom correr assim, sem pressão de ser favorita. Essa mudança deixou todo mundo meio pensativo. Estamos aí pra brigar de igual para igual. Acredito que tenha pelo menos um pódio entre as brasileiras”.

A prova larga do Masp, na avenida Paulista, cartão postal da cidade, e passa por outros pontos históricos como estádio do Pacaembu, Theatro Municipal e Viaduto do Chá. A chegada será no Obelisco do Ibirapuera, onde estão os restos mortais de Cásper Líbero, idealizador da corrida.

Horários de largada

15h - Cadeirantes


15h10 - Atletas com deficiência

17h10 - Elite Feminina A e B

17h30 - Elite Masculina e demais corredores

Empresário naturalizado peixeiro vai representar Itajaí em Sampa

O administrador de empresa Roberto Sarli Jr, 50 anos, desde 1984 disputa a São Silvestre, em Sampa. A mais tradicional maratona internacional do país e que sempre rola no dia 31 de dezembro. A partir da terceira participação a figuraça decidiu fazer o percurso fantasiado. Este ano não vai ser diferente e Sarli, natural de Sampa, mas morador da city peixeira, já está com a fantasia pronta: faxina contra a corrupção.


“Muita coisa motivou essa escolha, mas foram principalmente as quedas dos ministros do governo Dilma [sete já foram demitidos] e toda essa corrupção em Campinas. Tenho casa ali perto e tá uma verdadeira vergonha”, lasca o corredor. A Câmara de Vereadores de Campinas estuda o impeachment do segundo prefeito em quatro meses. “O importante é fazer algo que as pessoas olhem e já entendam a mensagem que quero passar”, completa.

Recorde

Com 27 corridas de São Silvestre (contando a deste ano) e outras corridas feitas, Sarli Jr vai ultrapassar a marca dos mil quilômetros percorridos. “Vou chegar a 1037 quilômetros”, contabiliza. Com isso, o corredor espera realizar seu sonho e entrar pro Guinness World Records, o livro dos recordes mais respeitado do mundo, antigo Guinness Book. O empresário vai dar entrada nos papélis em fevereiro. “Não é de graça não. Dá quase mil reais de despesa, já que vem um auditor da Inglaterra. Ele vai me ver correr, vai olhar minhas provas e conversar com testemunhas”, explica.

Pra comprovar seu recorde, Sarli guarda os resultados oficiais de todas as provas que participa, além de comprovantes de pagamento de taxas de inscrição e matérias sobre ele que saem na imprensa. Os registros também estão em sua saite (www.sarlijunior.com.br).

Mais catarinas da região

Outras duas citys da região vão estar representadas na mais tradicional corrida do país: Balneário e Itapema. A Maravilha do Atlântico vai ser representada pelo guarda patrimonial da prefa, João Luiz Ramos Filho, o Luiz Corredor. O tiozinho de 64 anos é natural da city peixeira, mas mora há 40 anos no Balneário. A São Silvestre deste ano vai ser especial pra Luiz Corredor. Vai ser sua quinta e última participação na prova.

Jurandir da Silva é quem vai levar as cores de Itapema pras ruas de Sampa. Armador de ferro na construção civil e morador do bairro Tabuleiro, Jurandir corre nos findes em provas da Santa & Bela e vai pra sua segunda edição de São Silvestre. No ano passado, Jurandir ficou em 11° lugar na categoria de 30 a 34 anos, no percurso de 15 km. Marca que ele pretende superar este ano.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.119.28.184

Últimas notícias

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

PIB Education

Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

OPORTUNIDADE

Universidades estão oferecendo cursos online e gratuitos; veja oportunidades

Pré-candidato de Penha levou surra na Festa dos Amigos

PENHA

Pré-candidato de Penha levou surra na Festa dos Amigos

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Série B

Brusque visita o lanterna Guarani buscando sair do Z4

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

ITAPEMA

Clóvis Jr. é confirmado candidato a prefeito de Itapema pelo PSD

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Agora é pra valer!

Vôlei e basquete masculinos estreiam neste sábado nas Olimpíadas de Paris

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Futebol

Marcílio empresta o zagueiro Luan para o Caxias

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

ITAPEMA

Denúncia questiona contratação de agentes de trânsito para a Guarda Municipal

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal

SAÚDE

Programa contra diabetes de Itajaí diminuiu atendimento por falta de pessoal

Mobilização das agências reguladoras federais faz atos também na região

ITAJAÍ E NAVEGANTES

Mobilização das agências reguladoras federais faz atos também na região



Colunistas

Dublê de vampiro é pura simpatia

JotaCê

Dublê de vampiro é pura simpatia

Atentados ao patrimônio histórico

Coluna Fato&Comentário

Atentados ao patrimônio histórico

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

Coluna Acontece SC

Os desafios da presidente do TRE-SC nas eleições 2024

“Crescendo Juntas”

Via Streaming

“Crescendo Juntas”

Coluna Esplanada

Que Paes é esse?

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Ideal Mente

Sobre os “monstros” em cada um de nós

Cauã no Estaleiro

Gente & Notícia

Cauã no Estaleiro

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Diário do Investidor

Os 5 melhores ativos para investir em inteligência artificial (IA)

Márcio Coelho apresentado

Show de Bola

Márcio Coelho apresentado

De parar o trânsito!

Foto do Dia

De parar o trânsito!

Coluna Exitus na Política

Musical e efeito para todos

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Na Rede

Priscila Meireles em rede nacional, terreno gigante à leilão: os destaques do DIARINHO nas redes

Lençóis Maranhenses

Coluna do Ton

Lençóis Maranhenses

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Trip dos Silva

Jackie Rosa

Trip dos Silva

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro



TV DIARINHO






Especiais

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

CASSINO

Programa de bônus especial para jogadores regulares no Pin Up Casino

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

ESTADOS UNIDOS

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

turismo

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

 Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

paraíso

Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

TODAS AS CORES

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo



Blogs

 A cafonice do uniforme do Brasil

Blog da Jackie

A cafonice do uniforme do Brasil

João Rodrigues aterriza na região

Blog do JC

João Rodrigues aterriza na região

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

A bordo do esporte

Brasileiro de Oceano será decidido na sexta-feira; Pangea de Floripa favorito ao bi na RGS

Como higienizar seu alimento!?

Blog da Ale Francoise

Como higienizar seu alimento!?

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

Liba Fronza

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”

Claudir Maciel

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação