O povão peixeiro vai poder explorar outras expressões do francês além do popular merci bocú, que significa muito obrigado e se escreve merci beaucoup. Pra preparar os moradores pra regata francesa Transat Jacques Vabres, que chega a Itajaí em novembro, a fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi) oferece curso básico de francês gratuito. As inscrições iniciam na segunda-feira, 1o de julho, e seguem até o dia 12. A aula inaugural rola no dia 15, às 19h.
Continua depois da publicidade
Inicialmente a Feapi vai abrir 40 vagas pro cursinho. As aulas serão realizadas nas segundas e quartas, das 19h às 22h, no colégio Victor Meirelles, no centro. Os interessados devem ser maiores ...
Inicialmente a Feapi vai abrir 40 vagas pro cursinho. As aulas serão realizadas nas segundas e quartas, das 19h às 22h, no colégio Victor Meirelles, no centro. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e podem se inscrever em três locais diferentes, levando apenas RG e CPF: no átrio da prefa, no balcão da cidadania da câmara de Vereadores ou no balcão de empregos da secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Continua depois da publicidade
A superintendente da Feapi, Sônia Machado, revela que existe a possibilidade de abrir mais turmas, inclusive em horário diferenciado. Como alguns trabalhadores da rede hoteleira que trampam à noite já demonstraram interesse em participar do curso, a abobrona anunciou que, se houver procura, pode abrir mais uma turma pela manhã. Por isso, quem não pode estudar à noite, mas quer aprender francês na faixa, deve fazer a inscrição e informar que quer estudar no período matutino.
O curso foi batizado de Embarque nessa aventura pelos mares do mundo falando francês. As aulas iniciam no dia 15 julho, com término previsto pra 28 de outubro. Ao todo, serão 96 horas aprendendo uma nova língua com a professora Kiva Soares Paiva, que já morou na França e manja várias as expressões do dia-a-dia. Os alunos vão aprender como fazer saudações, dar pequenas informações e dialogar com os visitantes que virão para a regata, afirma a superintende da Feapi.
Continua depois da publicidade
Ao final do curso, os alunos que tiverem pelo menos 80% de frequência receberão um certificado de conclusão. Quando os barquinhos de uma das maiores regatas transatlânticas aportar em Itajaí, os moradores vão estar com ao francês na ponta da língua. A prova náutica parte da França no dia 3 de novembro. Mais de 45 embarcações devem percorrer as 5395 milhas até a chegada na city peixeira, que deve rolar perto do dia 20 de novembro.