Entre as 192 universidades avaliadas pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2013, a Univali aparece como a 60ª melhor instituição do país. Entre as universidades da Santa & Bela, a peixeirinha fica na 4ª colocação. Já a Ufsc ocupa a 7ª posição geral e tem 14 cursos entre os 10 melhores do Brasil.
A Univali subiu no ranking nacional. Em 2012, ela ocupava a 69ª colocação. Como alguns critérios da pesquisa mudaram, a universidade de Itajaí avançou nove posições e obteve a nota 54,31. De acordo ...
A Univali subiu no ranking nacional. Em 2012, ela ocupava a 69ª colocação. Como alguns critérios da pesquisa mudaram, a universidade de Itajaí avançou nove posições e obteve a nota 54,31. De acordo com o reitor da instituição, Mário César dos Santos, os critérios da pesquisa são muito particulares. No entanto, considerando os indicadores, acredita que o desempenho da Univali é aceitável.
O RUF estabelece 100 como sendo a nota máxima, mas a média final leva em consideração cinco áreas de avaliação, sendo o quesito pesquisa o mais relevante. As universidades podem somar até 40 pontos só nesse item. Entre os indicadores estão as publicações de trabalhos científicos, citações desses trabalhos em outras pesquisas e publicações em revistas científicas nacionais. Nesse item, a Univali ficou com a 83ª colocação.
Depois vem o item ensino, que agrega até 32 pontos. A instituição peixeira ficou com o 74º lugar. Aqui é levado em consideração o número de professores com doutorado, professores com dedicação integral, a nota no exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e uma pesquisa do Datafolha com professores que avaliam os cursos de graduação pro ministério da Educação (MEC).
A inserção no mercado de trabalho é um item que soma 18 pontos e essa é a melhor colocação da Univali. Ela ocupa a 43ª posição. Pra chegar nesse resultado, o RUF considerou uma pesquisa do Datafolha que ouviu 1681 responsáveis pela área de recursos humanos em empresas brazucas.
Valendo seis pontos, a internacionalização foi o item com o pior desempenho da Univali. Aqui são consideradas as citações de trabalhos da instituição em publicações internacionais, publicações em coautoria internacional e o número de docentes estrangeiros. Dentro desses critérios, a Univali ocupa a 95ª posição. Segundo o reitor Mário César, se o item considerasse os intercâmbios e os cursos com dupla titulação, a universidade daria um salto na tabela. Poucas universidades têm um programa de mestrados e doutorados com dupla titulação como o nosso, argumenta.
Por fim, fica o item inovação, que avalia os pedidos de patentes de 2002 a 2011. Aqui a Univali alcançou a 60ª posição. O reitor analisa que, apesar do ranking adotar critérios pontuais, usados exclusivamente pela Folha, acaba trazendo ao mercado as informações das principais universidades do país. Se nós pensarmos que foram elencadas as 192 principais universidades e nós estamos na posição 60, muito à frente de universidades grandes, famosas e com recursos, isso nos dá uma condição muito privilegiada, defende.
Entre as instituições da Santa & Bela, a Univali é a quarta. Na frente estão Ufsc, Udesc e Furb. A universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor do país.