Matérias | Política


Itajaí

Políticos aproveitam pra ficar bem na foto no alerta de aguaceiro

Presidente da casa do povo convocou assessores pra atender o telefone na Defesa civil, até a ministra avoa pela região atingida

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


O alerta sobre a chuvarada e os riscos de enchente e alagamentos em Itajaí foram uma oportunidade para as otoridades peixeiras mostrarem serviço. Felizmente, a aguaceira não foi tão grande como se esperava, mas foi o suficiente pra que os políticos, geralmente bem trajados em seus ternos, colocassem um agasalho mais esportivo, postando fotos nas redes sociais e mostrando a preocupação com a população mais pobre, que geralmente é quem mais sofre com os desastres naturais.


Pra tentar dar uma melhorada na imagem do legislativo, o presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), convocou todos os assessores pra darem uma força pro pessoal nas ruas de Itajaí, ficando de ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Pra tentar dar uma melhorada na imagem do legislativo, o presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), convocou todos os assessores pra darem uma força pro pessoal nas ruas de Itajaí, ficando de plantão como voluntários da Defesa Civil. A tchurma ficou ajudando no serviço de atendimento do município em função do alerta meteorológico de chuva forte e risco de enchente na Santa & Bela desde a última sexta-feira.



O presidente da comissão Permanente da Defesa Civil da Câmara, vereador José Alvercino Ferreira, o Zé Ferreira (PP), foi um dos que mais apareceram nas redes sociais e nos meios de comunicação da city, sempre com um agasalho e bonezinho na cabeça. Em foto divulgada no Facebook, o prefeito Jandir Bellini (PP), também de agasalho e boné, aparece com os vereadores progressistas Dedé da Murta e Zé Ferreira, acompanhando o monitoramento da Defesa Civil peixeira.

Zé Ferreira aproveitou a tribuna durante a sessão de ontem à noite pra passar um enorme relatório sobre o acompanhamento dos trabalhos da Defesa Civil e citou o nome de um por um dos assessores parlamentares que tramparam no findi. O progressista ainda deu uma puxada nos colegas, elogiando a forma com que cada um ajudou o povão, dormindo duas horas por noite, uns ajudando com caminhões, trabalho voluntário e coisa e tal. Os elogios foram retribuidos pelos colegas que usaram a tribuna pra encher a bola do Zé.


O prefeito Jandir avalia positivamente o trabalho da Defesa Civil e considera exemplar a atuação dos vereadores peixeiros, diante da situação. Segundo o alcaide, a população que vive em áreas de risco atendeu prontamente aos alertas das otoridades e hoje Itajaí está bem mais preparada pros casos de aguaceiro. “Em 2009 nós reestruturamos a Defesa Civil, organizando ela sem vínculos político-partidários. Considerando-se também as obras de macrodrenagem, tivemos um desempenho positivo na enchente de 2011”, sigaba o alcaide.

Defesa Civil


O coordenador da Defesa Civil peixeira, Everlei Pereira, enxerga a parceria do legislativo como muito importante. Os assessores dos vereadores ficaram trampando como telefonistas. “A ajuda deles foi de grande valia, pois trabalhamos com diversos tipos de voluntários na Defesa Civil, e o telefone é um trabalho bem estressante e cansativo”, considera o coordenador.

Para Luiz Fernando Osawa, mestre em gestão de políticas públicas e doutorando em ciências jurídicas e sociais, essa história toda é uma baita demagogia, uma vez que a própria Defesa Civil orienta que as pessoas que não têm nenhum conhecimento técnico fiquem em casa. “É lamentável ver políticos querendo aparecer dessa maneira e lamentável que a própria Defesa Civil distribua uniformes pra quem não é habilitado, só porque são indicados por um poder ou outro”, carca o dotô.

Para Osawa, o vereador pode até fiscalizar a atuação dos técnicos da Defesa Civil, mas não cabe a ele meter o bedelho, principalmente porque muitas dessas ações viram assistencialismo.

Já o chefão da Deefesa Civil explica que durante as enchentes que a city peixeira enfrentou, os voluntários se dividiam em várias frentes. Além do plantão telefônico, existem os jipeiros, que trampam com os bombeiros, a tchurma que trabalha nos abrigos, todos voluntários que atuam nas ruas.


O que os vereadores mais sabem é pedir

O que de mais efetivo os legisladores podem fazer pra diminuir o perrengue da chuvarada é apresentar propostas e anteprojetos. Desde o início do ano, a câmara peixeira apresentou 12 pedidos [entre requerimentos, indicações e projetos de lei] com foco na prevenção de enchentes e alagamentos na city.

Em 2013 os vereadores apresentaram anteprojeto de lei pedindo a criação de uma brigada de prevenção às enchentes e também a colocação de um tipo de cestas plásticas nas bocas de lobo com o objetivo de diminuir o acúmulo de lixo e o consequente entupimento dos mesmos. Ambos os projetos de autoria do pedetista Osvaldo Mafra.

A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) tascou três indicações relacionadas ao tema. A loira ainda teve um requerimento rejeitado pelo plenário, onde ela questionava as otoridades do executivo municipal sobre a periodicidade da limpeza dos bueiros, sobre o desassoreamento de rios e canais da city, fiscalização da ocupação urbana, entre outros.

Calinho Mecânico (PP) também tascou um requerimento, endereçado à Fatma, solicitando um estudo de viabilidade técnica sobre o desassoreamento e revitalização do rio Itajaí-mirim.


Por pressão da bancada governista, o vereador Julcemar Ferreira (DEM), acabou retirando um requerimento de sua autoria que também pedia esclarecimentos sobre o tal desassoreamento do rio. Osvaldo Gern (PP) protocolou um anteprojeto chamado “Cidade Limpa”, que se relaciona com o tema. Dedé da Murta (PP), Neuza Geraldi (PMDB) e Tonho da Grade (PP) também apresentaram cada um a sua indicação, dando seus pitacos.

Ministros avoam na região atingida

A ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobrevoou a região do Alto Vale do Itajaí na tarde de segunda-feira, acompanhada do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, do governador Raimundo Colombo, além de alguns parlamentares. Após o sobrevoo, a comitiva esteve em Rio do Sul, onde conversou com os prefeitos da região.

De acordo com a assessoria de Ideli, a comitiva federal retornou a Brasília porque os abobrões tinham agenda de compromissos dos ministros e, por isso, não foi possível avoar na região do Médio Vale.

Dilma Rousseff (PT), através do programa de Prevenção de Desastres Naturais, anunciou que vai investir na Santa & Bela 368 milhões de reales e deve vir ao estado nas próximas semanas pra oficializar o repasse em obronas de infraestrutura que prometem minimizar os danos causados pela aguaceira.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.230.154.90

Últimas notícias

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Protetora animal denuncia que gatos que vivem em terreno baldio teriam morrido durante obras da prefeitura

Centro de Itajaí

Das 87 árvores do canteiro central da Marcos Konder, só 23 poderão ser transplantadas com certeza  

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Nivus tem bônus de R$ 12 mil e saldo parcelado em 24 vezes sem juros

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

Série B

Brusque visita o Santos na Vila Belmiro com presença da torcida

Futebol

Fim de uma era: Goleiro Cássio deixa o Corinthians e vai para o Cruzeiro

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a divisão da conta do hospital Ruth Cardoso?

SANTA CATARINA

Morador de SC que compartilhava pornografia infantil é preso pela PF

NA CRECHE

Mãe agride funcionárias de creche de Penha; veja o vídeo

PENHA 

Bandidos invadem torre de internet para furtar; veja o vídeo 



Colunistas

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

JotaCê

Amin responde Chiodini

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Coluna Esplanada

Palácio x Lira

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Show de Bola

Vitória da base

Direito na mão

Mulher entre 54 a 61 anos: como antecipar a aposentadoria?

Via Streaming

“Justiça”

Coluna Exitus na Política

Vontade e solidariedade

Na Rede

Traficante preso na  sala alugada da JS Pescados, tragédia  no RS e destruição do jardim de “dona Aurita” foram os  assuntos mais bombados da semana

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO






Especiais

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado

Retratos da destruição

“Não temos mais lágrimas pra chorar”: A cidade gaúcha destruída pela 3ª vez por enchentes

MEIO AMBIENTE

Maioria de deputados gaúchos apoia projetos que podem agravar crise climática



Blogs

Blog da Jackie

Hermès processada

Blog do JC

Pacto da direita de Itajaí?

A bordo do esporte

World Sailing e CBVela promovem plantio de árvores em São Paulo (SP)

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação