Itajaí

Políticos aproveitam pra ficar bem na foto no alerta de aguaceiro

Presidente da casa do povo convocou assessores pra atender o telefone na Defesa civil, até a ministra avoa pela região atingida

O alerta sobre a chuvarada e os riscos de enchente e alagamentos em Itajaí foram uma oportunidade para as otoridades peixeiras mostrarem serviço. Felizmente, a aguaceira não foi tão grande como se esperava, mas foi o suficiente pra que os políticos, geralmente bem trajados em seus ternos, colocassem um agasalho mais esportivo, postando fotos nas redes sociais e mostrando a preocupação com a população mais pobre, que geralmente é quem mais sofre com os desastres naturais.

Pra tentar dar uma melhorada na imagem do legislativo, o presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), convocou todos os assessores pra darem uma força pro pessoal nas ruas de Itajaí, ficando de ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Pra tentar dar uma melhorada na imagem do legislativo, o presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), convocou todos os assessores pra darem uma força pro pessoal nas ruas de Itajaí, ficando de plantão como voluntários da Defesa Civil. A tchurma ficou ajudando no serviço de atendimento do município em função do alerta meteorológico de chuva forte e risco de enchente na Santa & Bela desde a última sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O presidente da comissão Permanente da Defesa Civil da Câmara, vereador José Alvercino Ferreira, o Zé Ferreira (PP), foi um dos que mais apareceram nas redes sociais e nos meios de comunicação da city, sempre com um agasalho e bonezinho na cabeça. Em foto divulgada no Facebook, o prefeito Jandir Bellini (PP), também de agasalho e boné, aparece com os vereadores progressistas Dedé da Murta e Zé Ferreira, acompanhando o monitoramento da Defesa Civil peixeira.

Zé Ferreira aproveitou a tribuna durante a sessão de ontem à noite pra passar um enorme relatório sobre o acompanhamento dos trabalhos da Defesa Civil e citou o nome de um por um dos assessores parlamentares que tramparam no findi. O progressista ainda deu uma puxada nos colegas, elogiando a forma com que cada um ajudou o povão, dormindo duas horas por noite, uns ajudando com caminhões, trabalho voluntário e coisa e tal. Os elogios foram retribuidos pelos colegas que usaram a tribuna pra encher a bola do Zé.

O prefeito Jandir avalia positivamente o trabalho da Defesa Civil e considera exemplar a atuação dos vereadores peixeiros, diante da situação. Segundo o alcaide, a população que vive em áreas de risco atendeu prontamente aos alertas das otoridades e hoje Itajaí está bem mais preparada pros casos de aguaceiro. “Em 2009 nós reestruturamos a Defesa Civil, organizando ela sem vínculos político-partidários. Considerando-se também as obras de macrodrenagem, tivemos um desempenho positivo na enchente de 2011”, sigaba o alcaide.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil peixeira, Everlei Pereira, enxerga a parceria do legislativo como muito importante. Os assessores dos vereadores ficaram trampando como telefonistas. “A ajuda deles foi de grande valia, pois trabalhamos com diversos tipos de voluntários na Defesa Civil, e o telefone é um trabalho bem estressante e cansativo”, considera o coordenador.

Para Luiz Fernando Osawa, mestre em gestão de políticas públicas e doutorando em ciências jurídicas e sociais, essa história toda é uma baita demagogia, uma vez que a própria Defesa Civil orienta que as pessoas que não têm nenhum conhecimento técnico fiquem em casa. “É lamentável ver políticos querendo aparecer dessa maneira e lamentável que a própria Defesa Civil distribua uniformes pra quem não é habilitado, só porque são indicados por um poder ou outro”, carca o dotô.

Para Osawa, o vereador pode até fiscalizar a atuação dos técnicos da Defesa Civil, mas não cabe a ele meter o bedelho, principalmente porque muitas dessas ações viram assistencialismo.

Já o chefão da Deefesa Civil explica que durante as enchentes que a city peixeira enfrentou, os voluntários se dividiam em várias frentes. Além do plantão telefônico, existem os jipeiros, que trampam com os bombeiros, a tchurma que trabalha nos abrigos, todos voluntários que atuam nas ruas.

Continua depois da publicidade

O que os vereadores mais sabem é pedir

O que de mais efetivo os legisladores podem fazer pra diminuir o perrengue da chuvarada é apresentar propostas e anteprojetos. Desde o início do ano, a câmara peixeira apresentou 12 pedidos [entre requerimentos, indicações e projetos de lei] com foco na prevenção de enchentes e alagamentos na city.

Continua depois da publicidade

Em 2013 os vereadores apresentaram anteprojeto de lei pedindo a criação de uma brigada de prevenção às enchentes e também a colocação de um tipo de cestas plásticas nas bocas de lobo com o objetivo de diminuir o acúmulo de lixo e o consequente entupimento dos mesmos. Ambos os projetos de autoria do pedetista Osvaldo Mafra.

A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) tascou três indicações relacionadas ao tema. A loira ainda teve um requerimento rejeitado pelo plenário, onde ela questionava as otoridades do executivo municipal sobre a periodicidade da limpeza dos bueiros, sobre o desassoreamento de rios e canais da city, fiscalização da ocupação urbana, entre outros.

Calinho Mecânico (PP) também tascou um requerimento, endereçado à Fatma, solicitando um estudo de viabilidade técnica sobre o desassoreamento e revitalização do rio Itajaí-mirim.

Continua depois da publicidade

Por pressão da bancada governista, o vereador Julcemar Ferreira (DEM), acabou retirando um requerimento de sua autoria que também pedia esclarecimentos sobre o tal desassoreamento do rio. Osvaldo Gern (PP) protocolou um anteprojeto chamado “Cidade Limpa”, que se relaciona com o tema. Dedé da Murta (PP), Neuza Geraldi (PMDB) e Tonho da Grade (PP) também apresentaram cada um a sua indicação, dando seus pitacos.

Ministros avoam na região atingida

A ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobrevoou a região do Alto Vale do Itajaí na tarde de segunda-feira, acompanhada do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, do governador Raimundo Colombo, além de alguns parlamentares. Após o sobrevoo, a comitiva esteve em Rio do Sul, onde conversou com os prefeitos da região.

De acordo com a assessoria de Ideli, a comitiva federal retornou a Brasília porque os abobrões tinham agenda de compromissos dos ministros e, por isso, não foi possível avoar na região do Médio Vale.

Dilma Rousseff (PT), através do programa de Prevenção de Desastres Naturais, anunciou que vai investir na Santa & Bela 368 milhões de reales e deve vir ao estado nas próximas semanas pra oficializar o repasse em obronas de infraestrutura que prometem minimizar os danos causados pela aguaceira.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚨🚗 ATROPELAMENTO EM PENHA | Câmera de segurança registrou o momento em que cinco pessoas foram atingidas ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.