Os preparativos para festoca Aventura pelos Mares do Mundo estão de vento em popa. O pessoal da organização já começou a montar a estrutura que vai compor o cenário da festa. Cerca de 120 contêineres que vão ser usados para criar uma city cenográfica já estão no pátio do Centreventos de Itajaí, onde o auê vai rolar de 16 de novembro a 1º de dezembro.
A tradicional festa portuguesa e do pescado não vai rolar este ano. A Marejada cede espaço à Aventura pelos Mares do Mundo, que vai reunir cinco eventos em um só, além de mostrar muitas novidades ...
A tradicional festa portuguesa e do pescado não vai rolar este ano. A Marejada cede espaço à Aventura pelos Mares do Mundo, que vai reunir cinco eventos em um só, além de mostrar muitas novidades. Uma delas é a construção de uma cidade cenográfica de lego, com o uso de 120 contêineres. Segundo a organização, a ideia é montar uma espécie de cidade com pavilhões que remetam à cultura brasileira, francesa, portuguesa, espanhola e italiana, todas homenageadas na festa.
Estamos partindo de um conceito diferente de festa com a construção de um cenário no qual os visitantes poderão ter a sensação de estar passeando nas ruas da França e da Itália, explica João Luiz Demantova, secretário da comissão organizadora do evento.
Um planetário também está sendo construído na entrada da festa. Será mais um ponto turístico para a cidade, afirma. Estruturas para os shows e outras atrações também já começam a serem montadas.
De acordo com os organizadores, a repaginada na festa é uma tentativa de reanimar o público com relação ao evento e fortalecer a cultura local. A Marejada estava perdendo aos pouquinhos o seu espaço no contexto nacional, e então procuramos fazer essas agregações à festa para voltarmos a chamar a atenção do público e da mídia, explica.
Cinco em um
Uma das cinco atrações do evento é a regata francesa Transat Jacques Vabre, que parte da city francesa de Le Havre no dia 3 de novembro e deve chegar a Itajaí entre os dias 16 e 17 de novembro. Outras duas são o festival Gastronômico e o festival de Música de Itajaí. Já a feira de negócios World Business Show deve explorar as potencialidades econômicas do estado e aproximar empresas. Por último, o evento vai contar com a família Schürmann, que se prepara para terceira viagem de volta ao mundo.
A partida da expedição Oriente deveria fechar a festa no dia 1º de dezembro, mas um atraso na construção do veleiro obrigou os velejadores a adiar os planos. Para substituir a partida da família na expedição Oriente, a organização do evento contratou o desfile natalino Parada dos Sonhos.