O empresário Fernando Miguel de Souza, 34 anos, dono do Supermercado Souza, que fica em Ilhota, morreu ontem pela manhã baleado por três assaltantes. Depois de matar o comerciante, os bandidos simandaram, mas um deles, ainda não identificado, morreu quando o Renault Duster branco, que tinha sido roubado em outro assalto, capotou na localidade de Laranjeiras, na estrada geral de Minas, ainda na Capital das Calcinhas. Os ladrões abandonaram o carango com o morto dentro, roubaram uma motoca para seguir fuga. Mas um deles, identificado como José Silveira Júnior, 27, foi guentado quando deu entrada no hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, com um tiro na barriga. O terceiro bandido fugiu. Há suspeitas de que ele seja de Itajaí.
O delegado Egídio Maciel Ferrari, de Gaspar, disse que era cerca de 8h30 da matina quando Fernando abria os portões de casa, na rua João Domingos Pereira, em Ilhotinha. Como fazia todo dia, se preparava ...
O delegado Egídio Maciel Ferrari, de Gaspar, disse que era cerca de 8h30 da matina quando Fernando abria os portões de casa, na rua João Domingos Pereira, em Ilhotinha. Como fazia todo dia, se preparava para ir ao supermercado, que fica no mesmo bairro. Fernando não chegou ao trampo, pois quando terminou de abrir os portões, foi rendido por três assaltantes, que estavam na frente da baia, dentro do Duster, desde as 7h da matina.
A polícia ainda não está certa dos fatos, mas acredita que, assim que surpreenderam Fernando, os bandidos teriam ameaçado entrar na casa, pensando que ele tivesse um malote com dindim ou algo valioso. O que os assaltantes certamente não esperavam é que o empresário estivesse armado. O dono do mercado reagiu e mandou bala para cima dos ladrões. Durante a troca de tiros, o empresário foi atingido e morreu perto do portão de casa.
Um dos bandidos foi baleado, mas mesmo assim os três entraram no Duster e fugiram em disparada. Possivelmente pelo excesso de velocidade, o carango perdeu o controle numa das curvas da estrada de Minas, no interior, e acabou capotando e batendo num casebre.
Um dos bandidos ficou preso às ferragens e morreu no local. O corpo foi recolhido pelos peritos do instituto Médico Legal (IML) de Blumenau, onde permanecia sem identificação até o fechamento da edição. No carro, que tinha sido roubado no sábado, em Brusque, foi encontrada uma pistola 380 que a polícia acredita ter sido tomada de Fernando.
Os outros dois criminosos conseguiram sair do carango logo depois do acidente e roubaram uma Bizinha, que estava num sítio próximo. A motoca foi abandonada mais à frente, pouco antes de os bandidos furtarem um Corsa, cor azul, que foi abandonado em Itajaí.
Terceiro bandido envolvido na morte do empresário estava sendo caçado em Itajaí
Ontem à noite uma força-tarefa de policiais da Ilhota, Gaspar e de Itajaí, comandada pelo delegado Egídio, fez uma caçada ao bandido que conseguiu fugir. O malaco era apontado como o terceiro integrante do grupo que matou o empresário Fernando Miguel de Souza. A polícia tinha informações de que o terceiro envolvido no assalto estava mocosado na city peixeira. Ainda não temos a identificação dele, mas estamos em Itajaí realizando diligências, disse o dotô por telefone.
Antes, o delegado tinha dado uma passada no hospital Ruth Cardoso, no Balneário Camboriú. Lá, e tentou conversar com José Silveira Junior, o ladrão baleado que deu entrada no pronto socorro por volta das 10h da matina, depois de ser socorrido pelo Samu. Só que a conversa não foi proveitosa para o dotô, pois o cara se recusou a dar qualquer tipo de informação. Ele foi reconhecido e segue preso, custodiado pela polícia Militar no hospital, afirmou o delegado, que já pediu para a dona justa a prisão preventiva do assaltante, que teria passagens pela polícia.
O delegado Egídio também informou que uma foto de José Silveira foi mandada às vítimas de um assalto que rolou por volta das 22h de sábado numa casa do bairro Limoeiro, entre Itajaí e Brusque. O baleado foi reconhecido como um dos dois ladrões que invadiram uma festa, que reunia 30 pessoas, levando o Duster, de cor branca e placa MJF-3916 (Indaial), de Leandro Luiz Bahia Tambosi, 29. Neste atraque, um terceiro bandido teria esperado do lado de fora da casa.