A ausência de feriadões no mês de outubro vai respingar no bolso de quem vive do turismo em Balneário Camboriú. A projeção do sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) é que o movimento de turistas para Oktoberfest, em Blumenau, seja até 8% menor este ano, em comparação com o mesmo período de 2012. A estimativa é baseada na ocupação média dos hotéis da Maravilha do Atlântico, prevista para o período.
Continua depois da publicidade
De acordo com Dirce Fistarol, vice-presidente do Sindisol, a previsão é que, em média, hotéis e pousadas tenham uma lotação entre 50% e 53% durante o mês de outubro. Em 2012, por exemplo, quando ...
De acordo com Dirce Fistarol, vice-presidente do Sindisol, a previsão é que, em média, hotéis e pousadas tenham uma lotação entre 50% e 53% durante o mês de outubro. Em 2012, por exemplo, quando o feriado do dia 12 - Nossa Senhora Aparecida - caiu numa sexta-feira, a ocupação foi de 58% durante o período. Vai diminuir bastante a quantidade de dias em que o turista fica por aqui. Neste ano, eles vêm para cá e ficam, no máximo, três dias. A maioria, apenas dois, explica Dirce.
Continua depois da publicidade
A previsão para 2013, segundo Dirce, não leva em conta ainda fatores importantes como a condição meteorológica da região, que pode inibir ainda mais a vinda dos turistas, a maioria deles paulistas e paranaenses. Se chove, esse número cai bastante, admite a sindicalista.
Finde já registra 90% de ocupação
Continua depois da publicidade
Apesar da projeção pessimista, a vice-presidente do Sindisol explica que o movimento de turistas para Oktoberfest, a mais tradicional e badalada entre as festas de outubro do Estado, já é percebido em Balneário Camboriú. O primeiro final de semana da atração alemã, que vai de 3 a 20 de outubro, rendeu um aumento de 30%, em média, na ocupação hoteleira da city. Os turistas já começaram a vir, mas a tendência é que essa ocupação aumente a partir da segunda quinzena, revela Dirce.
Um dos mais procurados da city por turistas, o hotel Geranium, na avenida Brasil, registrou um acréscimo de cerca de 40% no número de reservas durante o primeiro final de semana da festa. A ocupação chegou a ficar entre 80% e 90%, mas esse número cai bastante a partir de segunda-feira, explica Sara Restle Radunz, gerente comercial do hotelão, que tem 88 quartos.
O percentual médio de ocupação hoteleira na cidade, independente da coincidência dos feriadões, tende a crescer até janeiro, quando chega a atingir 100% em muitos estabelecimentos, explica Dirce Fistarol. De acordo com a dirigente do Sindisol, Balneário Camboriú tem à disposição 120 hotéis grandes e pequenos, além de pousadas; juntos, possuem mais de 19 mil leitos.
Para temporada de 2013, a previsão é de que os turistas venham, em sua maioria, de países como Chile e Argentina. Nós estamos preparados para receber um grande volume de turistas, principalmente chilenos. Eles começam a vir a partir de novembro e ficam até janeiro, revela.
Mudanças na Marejada beneficiaram rede hoteleira
A alteração no cronograma da Marejada, que este ano será organizada a partir de 16 de novembro, também trouxe reflexos à rede hoteleira da região. Em Balneário Camboriú, de acordo com Dirce, isso significou acréscimo no número de reservas nos hotéis da cidade. Foi muito positivo não fazer a festa junto com a Oktoberfest. Com a mudança no calendário, nós já temos muitas pesquisas, gente querendo saber da festa. Certamente teremos incremento, admite Dirce, que aposta ainda na regata francesa Jacques Vabre - cuja passagem por Itajaí está prevista para segunda quinzena de novembro - como outro chamariz para os turistas.
Continua depois da publicidade
A nova Marejada sofreu alterações não apenas de datas, mas também na infraestrutura e no novo conceito gastronômico. O evento traz um festival baseado na temática Do Atlântico ao Mediterrâneo e a programação inteira ligada ao mar.