Qualquer pessoa pode pintar por lá pra conhecer os mais de 30 projetos da alunada, como um bicicletário empombado ou um banheiro ecológico que faz o reaproveitamento da água. O Senai de Balneário Camboriú fica na rua Angelina, 555, bairro dos Municípios.
Continua depois da publicidade
Elaine Fabiana Oliani, analista de marketing do Senai regional, diz que, além das exposições dos projetos e do trelelê com os alunos, o povão ainda pode participar de palestras. A palestra inicial é sobre o que é o Senai, o mercado de trabalho na região e as oportunidades que existem na indústria, informa. E há ainda uma visita monitorada por todas as instalações do Senai, completa.
Os portões do Senai estarão abertos das 9h ao meio-dia e das 13h às 21h. O pessoal de escolas e colégios tem que marcar com antecedência as visitas. As escolas que ainda não agendaram podem fazer contato conosco para ajeitarmos os horários, avisa Elaine. O telefone do Senai da Maravilha do Atlântico é o 3363-7735.
Continua depois da publicidade
Já quem prefere ir sozinho ou junto com alguns amigos, basta pintar por lá que vai ser bem atendido, garante a analista de marketing da escola. Gente para servir de cicerone não vai faltar. Umas 50 pessoas estão mobilizadas para o evento, ressalta Elaine.
O robô, a raquete e o Guga
A presença de Guga Kuerten na abertura do Mundo Senai em São José tem um motivo bastante curioso: alunos do curso superior de eletrônica desenvolveram um braço robótico, que repete os movimentos humanos e segura até mesmo uma raquete de tênis.
Ao todo, 127 trabalhadores e alunos foram inscritos na pré- amostra do Mundo Senai de São José. Por lá, há simulador de voo, uma big tower e até soluções industriais para centros de distribuição.
Evento ajuda a escolher profissão
Continua depois da publicidade
O Mundo Senai acontece simultaneamente em todo o país. No ano passado, cerca de 365 mil pessoas visitaram as unidades da escola de formação profissional para a indústria. Neste ano, serão 403 unidades participando do evento. É uma oportunidade para os jovens conhecerem as opções de carreira e a importância da educação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, discursa Gustavo Leal, diretor de operações do Senai Nacional.
Elaine Oliani, do marketing do Senai regional, reforça que a atividade ajuda mesmo a rapaziada a compreender o mercado de trabalho no setor da indústria e a enxergar as oportunidades de carreira. Mas, além disso, o Mundo Senai também é uma forma de divulgar a campanha de matrícula da escola para 2014.
Aqui, na Santa & Bela, a abertura oficial rola amanhã, a partir das 14h, na escola São José. O tenista manezinho Guga Kuerten e o empresário Glauco José Côrte, chefão-mor da federação das Indústrias de Santa Catarina, estarão por lá.
Aqui na região, só a unidade de Balneário é que vai ter atividade, já que a escola do Senai de Itajaí está em reformas. Na de Brusque também vai ter muvuca.
Maioria dos cursos em Balneário é digrátis
Continua depois da publicidade
A unidade do serviço Nacional da Indústria (Senai) de Balneário Camboriú tem cerca de 600 alunos. Na grade curricular normal, são cinco cursos. Todos voltados à indústria e, principalmente, à construção civil, comenta Elaine Oliani, analista de marketing do Senai Regional. Quatro deles são digrátis: desenhista arquitetônico, programador de computador, confeccionador de moda e desenhista de produto de moda. São voltados à rapaziada entre 14 e 23 anos.
Tem, ainda, o curso de técnico em edificações, que é pago e rola à noite. O custo é de R$ 371 mensais. Precisa estar, no mínimo, fazendo o segundo ano do ensino médio. Uma turma do mesmo curso tem aulas durante o dia, digrátis, mas aí é para o povão do cadastro único, que faz a escola pelo programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ainda pelo Pronatec e com parceria da prefa da Maravilha do Atlântico, os profes do Senai dão outros quatro cursos profissionalizantes.