Todos que vieram pra cá, chegaram com essa motivação extra. Vieram pra ver as lutas, mas também pra ajudar o Kauê, acredita Marcelo Brigadeiro, coorganizador do Sparta e líder da equipe Company/RFT. Depois da brigaceira no posto, Brigadeiro expulsou Kauê e Maiquel Falcão da equipe. Um dos maiores empresários do MMA, com atletas do UFC e no Bellator, Brigadeiro colocou três lutadores como destaques do dia: Carlos Thayde (Company/RFT), Tscharles Taiariol (Chute Boxe) e Fabrício Saci (Company/RFT). Franklin Jensen, que foi o árbitro de todas as lutas, também lembrou o alto custo do tratamento do jovem e ainda cutucou. Por um problema que nem foi ele que causou, comentou.
As lutas
Os relógios marcavam 16h35, já no horário de verão, quando Jensen deu o sinal para começar a primeira luta do dia entre Fabrício Saci (Pelotas), da Company/RFT, e Edson Acre (Joinville), da FFT. Já no começo, Edson acertou uma boa direita em Saci, que resolveu levar a luta para o chão. Quase tomou uma chave de perna, mas escapou num giro que levantou a torcida. No segundo round, ele voltou a levar a luta para o chão, mas Edson conseguiu manter-se em pé, na grade. Quando a cabeça estava um pouco baixa e a guarda falhou, Saci mandou joelhadas para derrubar o adversário, enchendo o chão do octógono de sangue. Depois finalizou.
Franklin Arrocha (Aracaju), da Tigre Branco, finalizou João Tavinho (Palhoça), da ASM de la Riva, e Gelson Ceará (Joinville), FFT, também finalizou Edmar Oliveira (Biguaçu), da Hasse Team, antes da luta entre as minas.
Thaiany Christini (Palhoça), da ASM de la Riva, saía dos socos potentes de Janaína Morandim (Erechim), Company/RFT, por isso foi girando no octógono e mantendo a adversária no centro. Quando conseguiu brecha, levou a luta para o chão, mas não conseguiu finalizar. Janaína se recuperou e passou a martelar a Thaiany. Com a luta em pé, a mina da Grande Floripa voltou a girar no octógono, já demonstrando algum cansaço, e Janaína mais uma vez acertou a mão. No intervalo para o segundo round, desistência de Thaiany.
Na sequência, quem deu show foi o peixeiro Henrique Russi (acedemia Pride Way). Ele começou a luta já indo para cima de Humberto Campos (Timbó), da Naja Team. Deu vários golpes antes de a luta ir para o chão. Lá, ele encaixou o mata-leão para finalizar o adversário. Rafael Japinha (Company/RFT) venceu o manezinho Alexssandro Silva com um triângulo, antes das duas lutas principais, as mais rápidas do dia.
Tscharles Taiariol, da Chute Boxe, tinha muita torcida a favor para encarar o alemón Fagner Monstro. Começou a luta, os dois correram ao centro, mas foi Tscharles quem acertou os golpes. Um cruzado de direito pegou no queixo e mandou Fagner para o chão, que ainda tomou alguns golpes antes de Franklin interromper a luta aos dez segundos.
Para fechar, o atleta da Company/RFT Carlos Tahyde começou a 100/h a luta contra João Gois (FFT Joinville). Com várias joelhadas, jogou o adversário no chão e com um mata-leão venceu o duelo. Vim para fazer uma luta em pé, mas danço conforme a música, afirmou o vencedor. Treino todos os dias pra estar sempre preparado e em ótima forma, disse para justificar o início veloz.
Presença de campeão
Também lutador da equipe Company/RFT, Rafael Morcego estava em casa para assistir ao Sparta MMA 10. Natural de Lages, o lutador foi criado no bairro Taboleiro, em Cambu.
No início do mês, Morcego derrotou Anthony Leone e se tornou o primeiro catarina a ser campeão de um GP do Bellator. Agora, ele espera ser marcada a disputa do cinturão contra o também brasuca Dudu Dantas, o que deve rolar entre janeiro e fevereiro de 2014.
Foram duas lutas e duas vitórias para chegar no título. Peguei dois caras bons pra caramba e venci. Pra mim foi muito bom, diz o atleta de Camboriú, orgulhoso pelo respeito que tem adquirido ao longo de sua carreira no MMA.
RESULTADOS
74kg Fabrício Saci finaliza Edson Acre com mata-leão a 4min31 do 2º round
62kg Franklin Arrocha finaliza João Tavinho com armlock a 1min30 do 2° round
66kg Gelson Ceará finaliza Edmar Oliveira com mata-leão a dois minutos do 2° round
55kg Janaína Morandim vence Thaiany Christini por desistência ao final do 1º round
83kg Henrique Russi finaliza Humberto Campos com mata-leão aos 2min02 do 1º round
74kg Rafael Japinha finaliza Alexssandro Silva com triângulo a 1min37 do 1° round
92kg - Tscharles Taiariol nocauteia Fagner Monstro aos 10 segundos do 1° round
72kg Carlos Thayde finaliza João Gois com mata-leão aos 37 segundos do 1º round