A city peixeira foi a campeã geral da etapa regional leste-norte dos 53º jogos Abertos da Santa & Bela (JASC), que terminou no domingo, em Canoinhas. Itajaí conquistou quatro troféus de campeã (basquete feminino, bocha masculina e feminina e handebol feminino) e somou 81 pontos no quadro final. O vice-campeonato ficou com Joinville, e o terceiro lugar com a Maravilha do Atlântico, ambas empatadas em 44 pontos.
No domingo, último dia de provas em Canoinhas, as definições começaram cedo com o basquete. No feminino deu Itajaí, que confirmou o título na vitória sobre Porto União, logo no primeiro jogo do ...
No domingo, último dia de provas em Canoinhas, as definições começaram cedo com o basquete. No feminino deu Itajaí, que confirmou o título na vitória sobre Porto União, logo no primeiro jogo do dia, por 64 a 41. O vice ficou com Jaraguá do Sul, que também vai a Blumenau disputar os JASC no mês que vem. No masculino, troféu para Brusque, que fez 80 a 43 em Timbó (os timboenses, vice-campeões, também garantiram vaga).
As disputas prosseguiram nas canchas de bocha e lá, novamente, deu ouro pra peixeirada, que fez 3 a 0 na decisão contra Timbó, também classificada. A cidade já tinha faturado a bocha feminina durante a semana, com vaga também pra Pomerode. No Bolão 23 masculino, a final neste domingo garantiu o troféu pras bailarinas, que cravaram 1 428 pontos. Jaraguá do Sul, com 1 416, também se classificou.
No futebol masculino o título foi pra Brusque, com a vitória nos pênaltis por 5 a 4 a turma do balneário mais desejado do sul do mundo, após empate sem gols no tempo normal. As duas equipes disputarão a modalidade nos 53º JASC.
Na aguardada decisão do futsal masculino, Mafra bateu Itajaí por 3 a 2, numa partida eletrizante, e ficou com o troféu. Mas a turma peixeira, representada pelo Tipso, comemorou muito a vaga que veio na semifinal com vitória sobre Canoinhas por 4 a 2, na prorrogação. Faziam 11 anos que o futsal masculino de Itajaí não ia para o JASC. Na decisão do terceiro lugar, o time da casa, Canoinhas, massacrou Pomerode por 9 a 3 e agora vive a expectativa de ficar com a vaga extra da modalidade, que será disputada em critérios técnicos entre os terceiros colocados de todas as regionais. No futsal feminino, onde Itajaí já tá classificada, Itaiópolis fez 3 a 1 em Joinville, em confronto de equipes já classificadas, e ficou com o troféu.
Clássico é clássico
Por fim, a decisão do handebol masculino foi uma das mais emocionantes. Rivais de longa data, as vizinhas Itajaí e Balneário Camboriú empataram em 16 a 16, resultado que deu o troféu a Balneário. As duas equipes já tinham disputado o título no feminino, onde a peixeirada ficou com o caneco.
Itajaí, a essa altura, jcomemorava o título-geral da etapa, algo que estava nos planos dos dirigentes da cidade. No início da semana, o presidente da FME, Fabrício Marinho, disse que a expectativa era buscar o título e classificar 90% das modalidades: objetivo alcançado.
Quem se classificou
Basquete masculino: Brusque e Balneário Camboriú
Basquete feminino: Itajaí e Jaraguá do Sul
Bocha masculino: Itajaí e Timbó
Bocha feminino: Itajaí e Pomerode
Bolão 23 masculino: Joinville e Jaraguá do Sul
Bolão 23 feminino: Timbó e Canoinhas
Futebol masculino: Brusque e Balneário Camboriú
Futsal masculino: Mafra e Itajaí
Futsal feminino: Itaiópolis e Joinville
Handebol masculino: Balneário Camboriú e Itajaí
Handebol feminino: Itajaí e Balneário Camboriú
Vôlei masculino: Joinville e Itajaí
Vôlei feminino: Nova Trento e Timbó