Buscando uma vaguinha na universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mais de 13 mil candidatos quebraram a cabeça neste domingo para resolver as questões do Vestibular de Verão 2014. As provas rolaram durante todo o dia, em oito cidades do estado. Os inscritos disputaram mais de mil vagas em 46 cursos de graduação nos 11 pólos espalhados pela Santa & Bela. Mais de 1,2 mil inscritos deixaram de realizar a prova. Os gabaritos preliminares foram disponibilizados já na noite de ontem, no saite da Udesc [Confira ao lado].
As provas foram aplicadas em Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.
O curso mais procurado nesta edição foi o de Fisioterapia, em Floripa. A concorrência foi de 34,7 candidatos por vaga. Em segundo lugar, ficou Design Gráfico, também na Capital Manezinha, somando ...
As provas foram aplicadas em Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.
O curso mais procurado nesta edição foi o de Fisioterapia, em Floripa. A concorrência foi de 34,7 candidatos por vaga. Em segundo lugar, ficou Design Gráfico, também na Capital Manezinha, somando 33,4 por vaga. Engenharia de Petróleo, na Maravilha do Atlântico, ficou em terceiro entre os mais procurados, com 33,1 candidatos por vaga.
Dividido em tuas etapas, o vestibular rolou das 9h às 12h30, com uma prova de 50 questões objetivas de biologia, língua estrangeira, matemática e português. Já à tarde, das 15h às 19h30, os candidatos tiveram que expor suas ideias numa redação sobre atualidades e conhecimentos gerais, além de resolver mais 50 questões de múltipla escolha de física, história, geografia e química. A lista com os 1237 classificados na primeira chamada será divulgada até o dia seis de dezembro. Conforme divulgação da coordenadoria de vestibular da Udesc, dos mais de 13.680 inscritos no vestibular de verão, cerca de 1220 deram pra trás e não foram realizar as provas. Mesmo com o alto número de candidatos que não compareceram, pelos mais diversos motivos, o índice total de abstenção deste ano, foi menor que em 2012. No período da manhã de ontem, foi registrada a ausência de 8,36% dos candidatos, diferente do ano passado, quando faltaram 9,43% dos inscritos, neste mesmo turno. À tarde, o índice também foi menor: em 2012 a abstenção foi de 10,3%, neste ano de 8,91%.
A coordenadora do Vestibular, Rosângela de Souza Machado, vê positivamente a mudança nos índices. Nós percebemos que isso é um sinal de que o pessoal está mais interessado em nossa universidade, sigaba a profe.