Melhor do que ficar falando de números, é mostrá-los. Por isso, dá uma olhada nos gráficos nesta e na página ao lado, para ver o que os sabichões da Univali descobriram sobre os hábitos de leitura de jornais do povão em Navega, Balneário Camboriú e Itajaí. Um deles chama a atenção tanto quanto o que mostra o índice de aproximadamente 70% da preferência. É o gráfico que aponta justamente o crescimento de leitores nos últimos três anos.
Para o cientista social e político Sérgio Saturnino, do IPS, detectar o crescimento no número de leitores o deixou bastante surpreso. Em 2010, quando realizamos a mesma pesquisa, já havia achado ...
Para o cientista social e político Sérgio Saturnino, do IPS, detectar o crescimento no número de leitores o deixou bastante surpreso. Em 2010, quando realizamos a mesma pesquisa, já havia achado surpreendente o índice de 63,10% de leitores, pois já se confirmava uma hegemonia do jornal entre a preferência dos leitores, lembra. Em Itajaí, por exemplo, no ano de 2010, o DIARINHO era o mais lido, apontado por 67% das pessoas pesquisadas. Hoje, pela pesquisa do IPS, esse número saltou pra 79,73%. São quase 13 pontos percentuais de crescimento, observa Sérgio.
A surpresa do cientista tem um motivo simples. Em situações como esta, quando se está no alto, quais as grandes dificuldades? A primeira é aumentar o índice, porque isso é muito difícil. A segunda delas é, pelo menos, se manter no topo, o que também é difícil. O mais provável é cair, porque as probabilidades estatísticas para isso aumentam, explica. No caso do DIARINHO, foi ao contrário: manteve-se no topo e ainda aumentou o número de leitores que preferem o jornal.
Líder também na internet
Mesmo não sendo o objetivo principal da pesquisa, os sabichões do IPS investigaram quais jornais os leitores procuram, através da internet, em nossa região. O que conseguiram de resultado também botou o jornal disparado na frente, com praticamente 70% de audiência em relação a todos os concorrentes. E olha que o DIARINHO, na internet, tem o acesso limitado a assinantes. Mesmo tendo que pagar para ser informado, o leitor prefere o DIARINHO a jornais que ofereçam o conteúdo de graça.