Itajaí
Que comecem os Jogos!
Festão de abertura, com direito a povão segurando a tocha, dá início aos Jogos Abertos de Santa Catarina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Por Adriano Assis
adriano@diarinho.com.br
Os alemóns prometeram um show pra dar início à 53ª edição dos jogos Abertos da Santa & Bela (JASC) e cumpriram a promessa. Um festão com a participação de delegações de todas as 81 cidades ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
adriano@diarinho.com.br
Os alemóns prometeram um show pra dar início à 53ª edição dos jogos Abertos da Santa & Bela (JASC) e cumpriram a promessa. Um festão com a participação de delegações de todas as 81 cidades participantes durou pouco mais de uma hora e meia no gramado do complexo esportivo do Sesi. Cerca de três mil pessoas acompanharam a festa.
Organizadores, voluntários e atletas chegaram cedo no Sesi para a cerimônia de abertura. Quase 1600 esportistas, crianças e adolescentes pintaram no gramado. A cerimônia começou com um vídeo no telão, onde vários nomes importantes da história do esporte alemón falavam sobre os Jogos.
Do lado de fora, perto da entrada, representantes das 81 delegações formavam fila. A city peixeira foi representada pela equipe de futsal feminino, campeão da primeira divisão do ano passado, em Caçador, e que disputa a Divisão Especial desse ano.
Com a plaquinha, as 12 atletas entraram em campo. Chegaram no estádio acompanhadas do coordenador Ademar Steil e do técnico Rogério Inácio. Estamos preparados pra enfrentar as equipes da elite, garantiu Inácio. Entre as adversárias figura Chapecó, cinco vezes campeã.
Se no ano passado a equipe era formada praticamente por peixeiras, este ano é um pouco diferente. Ano passado, só tinha duas atletas de fora, e elas nem foram contratadas, foram convocadas por termos sido campeões da Regional, como manda o regulamento, relembra Ademar Steil. Mas é impossível disputar a elite só com gente da região, se defende. Mas a peixeirada não foi chutada não, e o elenco está 50% pra cada.
A última delegação a entrar em campo foi a da casa. O time de Blumenau foi recebido com muitas palmas e festa pela torcida. Depois que todas as delegações entrarem, voluntários fizeram uma coreografia ao som da música tema dos JASC 2013: A vida é um jogo aberto.
Orgulho
Como não poderia deixar de ser, Blumenau, que tem fama de ser bairrista, mostrou o orgulho que tem de sua cultura. Uma música sobre a cidade rolou, enquanto desfilaram grupos folclóricos, símbolos, rainha, princesas e mascotes da Oktoberfest, bandas de chopp, clubes de caça e tiro e outras marcas da cidade. Seguindo a linha, foi o remador alemón Roque Ricardo Zimmermann que fez o juramento dos atletas.
O cerimonial ainda teve discurso de otoridades como o presidente do CCO, Sérgio Galdino, presidente da Fesporte, Vadinho, o secretário do SOL, Valdir Walendowsky, o prefeito Napoleão Bernardes e o governador Raimundo Colombo. Ele foi o responsável por fazer a declaração oficial: estão abertos os JASC 2013.
O grande momento
A surpresa veio na hora de acender a pira olímpica. Duas tochas apareceram, uma de cada lado da arquibancada, e foram levadas lentamente em direção ao centro da arquibancada. Alguns espectadores foram convidados a dar uns passos com a tocha, inclusive, mamães com filho pequeno no colo. Depois de o povão ajudar a carregar as chamas, elas viraram uma só, que foi entregue ao ala/pivô Ricardo Probst, o Ricardinho, que voltou para o basquete alemón.
Ele desceu até a arquibancada, se aproximou da pira e aí foi feito o anúncio: a jovem ginasta Ana Carolina de Lima, de apenas 12 anos, é quem acenderia a pira. Ricardinho deu uma força, levantando a baixinha, que acendeu a chama que só vai ser apagada no dia 30, quando será definido o campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Seis modalidades abrem as disputas
A cerimônia de abertura dos jogos Abertos da Santa & Bela já ficou pra trás, e hoje já começam as primeiras disputas da 53ª edição. Seis modalidades já têm partidas, e atletas da região vão estar na briga pelas primeiras vitórias.
Campeã da primeira divisão do ano passado, as peixeiras do futsal fazem sua estreia na divisão especial (a elite), às 17h30, contra o Criciúma, na quadra seis do Sesi. A modalidade é disputada por seis equipes, em pontos corridos. No grupo A do handebol masculino, a city peixeira estreia contra Joçaba, às 16h15, na quadra cinco do Sesi. O jogo seguinte é entre Xanxerê e a Maravilha do Atlântico. Neste ano, a Univali joga por Balneário Camboriú, depois de quatro anos defendendo Itapema.
A primeira equipe da região a jogar no tênis masculino é Balneário, que às 9h pega Floripa. Itajaí só joga às 15h, contra o vencedor de Lages e São Miguel do Oeste. O tênis dos homens rola em formato eliminatório, onde quem perder dois jogos cai fora. As partidas vão rolar na quadra do Bela Vista Country Clube, em Gaspar. Os peixeiros são comandados por Ivan Kley, da equipe ADK, que treina no Itamirim Clube de Campo. A equipe vem em busca do bicampeonato. Ano passado, levantou o caneco de forma invicta.
Também em Gaspar vai rolar a primeira rodada do xadrez que tem atletas de Itajaí, Itapema e Navega, todos só no masculino.
Primeiro troféu vem na sexta
Tendo como palco o ginásio de esportes da AC Cremer, as disputas da ginástica rítmica têm início às 9h, com as apresentações classificatórias dos conjuntos maça, bola e fita. À tarde ocorrem as apresentações individuais de arco e bola, e na sexta-feira sai o primeiro troféu de campeão dos Jogos Abertos com as finais, pela manhã, do conjunto maça, bola e fita. E tem mais à tarde, com as finais individuais maças e fitas. A modalidade se encerra no sábado com as finais individuais por aparelho (arco, bola, maça e fita). Itajaí, com o reforço de Jéssica Maia (natural de Timbó), está na briga com as favoritas Blumenau e Florianópolis, além de Criciúma, Joinville e Indaial.
Não vale ponto
Também têm início hoje as disputas do tênis feminino, que rolam no mesmo local dos homens. Cinco equipes se enfrentam em chave única: Itajaí, Joinville, Blumenau, São Miguel do Oeste e Criciúma. Como a modalidade só tem cinco cidades na disputa, ela não vai valer ponto pra classificação geral. As douradinhas, pratas e bronzes conquistadas, também não entram no quadro de medalhas. As peixeiras estreiam contra Criciúma às 9h e, depois, pegam São Miguel do Oeste às 15h. A Capital Manezinha, que foi campeã no ano passado, em Caçador, desistiu da disputa neste ano.