Itajaí

Marejópolis: para aprender e se divertir

E a festa da aventura já começou...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Continua depois da publicidade

A semana que passou foi de muitas novidades na Vila da Aventura pelos Mares do Mundo, com a chegada dos primeiros barcos participantes da regata transatlântica Jacques Vabre.

Muitas pessoas estão visitando e conhecendo as atrações que acontecem no Centreventos de Itajaí e a equipe de redatores do Aprendiz de Marinheiro, composta por alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Itajaí, visitou a vila para conferir de pertinho o que o público está achando das atrações e da aventura.

A galera pequena está curtindo de montão. A exposição de brinquedos organizada pelo SESC, as brincadeiras no pula-pula, pintura no rosto, o planetário e o cinema 3 D fazem a alegria da garotada. Sem falar na minicidade, chamada de Marejópolis, que atrai adultos e crianças.

Durante a semana, escolas da rede pública e privada de Itajaí e região estão visitando a vila com monitores que orientam as brincadeiras, explicam as atrações e coordenam as visitas para que os estudantes possam participar de muitas atividades. A ideia é que as turmas conheçam o evento e sejam multiplicadoras das informações que recebem. Com certeza, a visita é uma verdadeira aula-passeio!

A equipe de redatores também visitou a feira de artesanato e serviços que acontece no segundo piso do Centreventos. Lá puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos por ONGs e associações que se dedicam a cuidar do meio ambiente e incentivar o esporte e a cultura. Um espaço de muita informação e aprendizagem e que vale a pena visitar.

Nas entrevistas, a turma conheceu famílias vindas de outras cidades como Balneário Camboriú, Penha, Piçarras, Pomerode e Blumenau. Todos vieram prestigiar essa grande festa dos mares, sinal de que nossa cidade está sendo mais conhecida pelos seus atrativos, belezas naturais e pela grande aventura que a Jacques Vabre proporciona.

Nesta semana, a festa se torna completa com a chegada de novos barcos e a realização da minirregata que sai de Itajaí e vai até Piçarras. Aproveite para curtir e se alegrar com sua família e amigos.

Continua depois da publicidade

Uma feira de arte, dedicação e serviços

Camila Medeiros, 17 anos

Continua depois da publicidade

Para quem já foi até a Vila da Regata durante esta semana, deve ter ficado de olho nos barcões que já chegaram. Barcos que impressionam pelo tamanho, e pela condição de aventura que eles vivenciaram durante a travessia oceânica.

Mas a Vila da Regata não é só barcos e velejadores, há também um espaço reservado para que associações e entidades exponham seus trabalhos e mostrem ao público os serviços que prestam à comunidade.

Ao entrar no Centreeventos, você vai se deparar com uma grande feira de negócios no piso inferior. São lojas, imobiliárias, empresas do ramo têxtil e de decoração que expõem seus produtos com o objetivos de expandir negócios e tornar sua empresa ainda mais conhecida.

Continua depois da publicidade

Mas não pense que a feira se resume ao piso inferior do centro de convenções. Ao subir as escadas você vai se deparar com um mundo diferente de serviços e produtos organizado por instituições e entidades que não visam lucro e sim buscam realizar um trabalho voltado para a comunidade.

Trabalhos sociais voltados para a comunidade

Para deixar o espaço ainda mais bonito, escolas da cidade encaminharam esculturas feitas de material reaproveitado, demonstrando a preocupação de estudantes e professores com a preservação ambiental. “Esta proposta tinha como objetivo mostrar os diferentes ambientes marinhos dos cinco oceanos do globo,” explica Camila Medeiros, estudante e membro do Laboratório de Educação Ambiental do Salesiano.

Além das exposições organizadas por alunos, há também estandes com informações de associações culturais, ambientais e esportivas como o Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Tamandaré, a Associação Náutica de Itajaí, o Instituto Caracol e Univali.

Além disso, uma feira de artesanatos típicos da região como pano de pratos, cerâmica, bijuterias e artigos decorativos fazem parte da exposição. Os produtos são comercializados a preços acessíveis e todo o lucro é dividido entre os expositores e investido em novos produtos. Não deixe de conhecer o importante trabalho desenvolvido pelas entidades e os serviços para a vida social e econômica da cidade.

Diversão e conscientização

Ianca Hass Reinert, 16 anos e Sabrina Kressin, 16 anos

Um cidadão de verdade se constrói desde pequeno. Ao educar uma criança hoje, é preciso estar atento para ensinar-lhe regras de convivência desde cedo. Esta é uma maneira de transformar o futuro da sociedade.

Um belo exemplo é a Marejópolis, na Vila da regata, uma pequena cidade que ensina as leis de trânsito para as crianças, transformando um ‘’mundo sério’’ em uma brincadeira educativa e divertida.

Ao chegar na Marejópolis, as crianças passam por uma aula sobre as leis de trânsito, em seguida tiram sua carteira de motorista, e depois começam a diversão, passeando de bicicleta pela minicidade e aplicando o conhecimento que obtiveram durante a aula. Ciana Borchardt, mãe de Lucas Tische, de 11 anos, e que tirou sua carteira de motorista, achou muito legal a iniciativa. “Estou achando um barato, fiquei curiosa. A garotada fixa e pega no pé da família. Ajuda as crianças a serem bons cidadãos desde pequenos”.

Mas antes de dirigir sua bicicleta no meio da minicidade, a garotada passa por umas aulinhas sobre leis de trânsito, placas e sinalização. Depois fazem sua carteira de motorista e aí sim estarão “habilitados” para brincar ao volante. São feitas cerca de 500 carteiras de motorista por dia.

Brinquedos de todo o mundo

Outra atração é a feira do Sesc, muito visitada por crianças e adultos. Segundo a coordenadora Amanda Michnoski, o projeto tem como objetivo resgatar as brincadeiras perdidas com o tempo e fazer a interação com os pais e os filhos. Na grande variedade , temos ‘’os jogos de todo mundo’’ que são vários tabuleiros com brincadeiras, separados por faixas etárias. A feira do Sesc já recebeu em média seis mil crianças em uma semana de evento.

Já para Leticia Guterres Portalt, mãe e professora, os jogos alternativos são muito importantes, pois além de ajudarem na lógica e equilíbrio das crianças, ensinam a respeitar as regras e a parceria, já que não se pode jogar sozinho.

O evento conta também com o cinema 3D, uma das atrações mais procuradas pelo público infantil. Além da diversão, fala-se sobre sustentabilidade, fundamental para os dias em que vivemos, que é também uma proposta da regata Transat Jacques Vabre.

Histórias e mais histórias

Sabrina Kressin, com colaboração da jornalista e escritora Dani Garcia

A equipe de reportagem do Aprendiz de Marinheiro, durante visita de trabalho na Vila da Aventura, pôde participar de um momento muito especial voltado para a literatura.

Organizado pelo Instituto Caracol de Navegantes, o espaço Aventura das Palavras, no segundo piso do Centreventos, recebe, diariamente, escritores de toda a região para um papo e boas histórias.

Na noite do dia 20 de novembro, participamos do encontro dos escritores de Penha e Piçarras, com o contista Jaime Schmitt da Luz, a professora e historiadora Rosa Tesser e a jornalista e escritora infantil Dani Garcia.

Foi um papo descontraído com a apresentação de seus livros sob a mediação do coordenador Cristiano Moreira. Participaram ainda vários escritores e a comunidade que visita o espaço. Todos os dias, até o dia 1º de dezembro, o espaço terá contação de histórias, apresentação de escritores da região e feira do livro.

Jornalista do DIARINHO conta sua experiência na França

A jornalista do DIARINHO, Karine Mendonça, está toda feliz pela oportunidade que teve em viajar para a França e cobrir a regata Jacques Vabre lá do outro lado do Oceano Atlântico.

Karine é estudante de jornalismo e venceu um concurso de reportagem organizado pela regata francesa. Como prêmio, ela ficou quase um mês junto com os velejadores e jornalistas do mundo todo trabalhando na cobertura do evento. A sua colega de curso e de trabalho, Raquel Cruz, também enviou uma reportagem que ficou em segundo lugar, e pôde ir para a França como prêmio.

Karine venceu o concurso com a reportagem intitulada “Remanescentes da tribo Içá-Mirim zelam pela sobrevivência da própria história”, onde registra a presença de indígenas aqui da região em terras francesas e conta como vivem atualmente.

“ Minha função lá na França era atualizar as redes sociais da regata em língua portuguesa. Participava das reuniões de pauta, que eram sempre em francês, e tinha que correr atrás para traduzir e repassar a informação,” conta a jornalista, que agora conta as histórias da regata aqui do Brasil.

Experiência e aprendizado

Conversando com a Karine, ficamos curiosos para saber como é morar e estudar fora do país e se essa é uma experiência válida. “É uma experiência que vale muito a pena, além de conhecer outros lugares, a gente aprende a cultura e volta com vontade de viajar de novo. Quem puder deve passar por essa experiência”, conta a jornalista.

Visitantes avaliam a festa dos mares

Um atrativo para todas as idades. Assim é possível definir essa nova versão da Marejada, que traz muitas atrações para Itajaí. Além da regata Jacques Vabre, feiras e exposições, o público ainda pode conferir a gastronomia e lazer para a garotada, jovens e adultos.

Mas o que será que os visitantes estão achando deste evento? A turma do Aprendiz de Marinheiro foi perguntar para as pessoas que passam pela Vila da Aventura sobre o que viram e o que ainda pode melhorar.

Para o visitante Flávio Augusto da Cruz, o evento está bem organizado e deve ser tão marcante quanto foi a Volvo Ocean Race. “Só acho que a cidade precisa de mais divulgação turística, tenho minhas dúvidas se a regata foi bem divulgada, muita gente que conheço não estava sabendo,” conta Flávio. Ele observa ainda que o preço dos alimentos está um pouco caro.

Pais e mães contentes com as atrações

O público infantil parece que é o mais contente e satisfeito. Brinquedos, pinturas no rosto, cinema, planetário e minicidade fazem a festa para a garotada cheia de energia.

A jornalista Giselle Gelinsky, mãe do Paulo Ricardo, de um ano, e Emanuelle, de quatro, está muito satisfeita com as atrações para seus filhotes. “Estou achando bem bacana a quantidade de brinquedos e atividades que as crianças têm para aproveitar. Vejo os monitores atenciosos e cuidadosos, tudo está bem limpo e organizado, e parece que está melhorando a cada ano”.

A pequena Carolina Schneider Bodelón, de oito anos, está achando tudo muito legal. “ Eu já vi os barcos grandes e achei muito bonito, agora vou no planetário para saber sobre as coisas do planeta”. Sua irmã, Júlia Gabriela Schneider Bodelón, de apenas cinco anos, adorou brincar na minicidade e até tirou carteira de motorista. “Minha avó, que tem 74 anos, também tirou sua primeira carteira de motorista hoje” conta a pequena, sorrindo para a vovó.

Lugar de encontro, cultura e arte

Jaime Schimitt da Luz, escritor da prainha de São Miguel, veio ao evento pela primeira vez para participar de um encontro de escritores. Ele achou interessante a ideia de unir várias cidades da região em temas importantes como cultura e meio ambiente. “ Eu estou achando bem organizado, não participei das outras vezes, mas acho que está bonito,” opina Jaime da Prainha, como é conhecido.

A jornalista e escritora Dani Garcia, que mora em Piçarras, concorda que a ideia de unir outras cidades é bem interessante. “Piçarras, este ano, está comemorando 50 anos e haverá uma minirregata que sairá daqui e vai até a nossa cidade, incentivando as pessoas a virem até Itajaí para prestigiar o evento”, conta.

A Aventura pelos Mares do Mundo segue até o dia 1º de dezembro. Até lá, muitos barcos ainda estão para chegar, além de shows, gastronomia e diversão.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.187


TV DIARINHO


⚠️🤯 CANTEIRO PROBLEMÁTICO | Motoristas estão batendo quase todo dia em um novo canteiro da avenida do ...



Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Blogs

O verão por conta própria

VersoLuz

O verão por conta própria

✅ O que está roubando sua energia hoje

Espaço Saúde

✅ O que está roubando sua energia hoje

O retorno dos heróis

Blog do JC

O retorno dos heróis



Diz aí

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

AO VIVO

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.