Itajaí
Mais de 1000 alunos participam de contraturnos escolares em Itajaí
Veja como botar o filho num dos Cedins de Itajai
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Imagine uma escola onde os alunos não precisam passar o tempo todo sentados numa carteira, em que podem escolher que tipo de esporte ou arte querem praticar e a aprendizagem se dá experimentando e brincando. Ah! E a matrícula não é obrigatória e mesmo assim é tanta gente querendo estudar por lá que tem até fila de espera.
Sonho? Utopia? Que nada, em Itajaí mais de mil alunos da rede municipal de ensino vêm experimentando esse tipo de escola alternativa em sete centros de Educação em Tempo Integral (Cedin). É o chamado contraturno escolar, que oferece atividades pedagógicas através de jogos e brincadeiras, oficinas de reciclagem, de robótica, teatro, leitura e passeios pela comunidade.
Continua depois da publicidade
Nos Cedins não há aula normal, como numa escola regular. Nas unidades, os professores ensinam a alunada de um jeito diferente. Eles já passam quatro horas numa sala de aula, por isso, aqui tentamos fazer diferente, para que eles aprendam se divertindo, diz a educadora Eliane Albanaes, diretora do Cedin Lucy Canziani, do bairro São João.
Quando os alunos chegam, a primeira coisa que fazem são os deveres de casa. Os professores ajudam nas tarefas e no acompanhamento do desenvolvimento escolar. Depois há a recreação com jogos pedagógicos e, em seguida, cada turma desenvolve um projeto, que vai de leitura e teatro até oficina de robótica. Os alunos são divididos em turmas por faixa de idade. Todos também almoçam nas unidades.
Continua depois da publicidade
As atividades no contraturno funcionam assim: quem estuda pela manhã se matricula no Cedin mais próximo e passa as tardes no centro, e vice-versa. Atualmente são atendidas 1012 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. DB n
Como matricular o filhote
Para participar das aulas nos Cedins, precisa estar matriculado numa escola pública municipal. Os pais vão até o centro escolhido, de preferência o mais próximo da escola, com a fotocópia da certidão de nascimento da criança ou carteira de identidade, carteira de vacina, cartão do SUS e atestado de frequência do aluno. Também é preciso levar fotocópia do comprovante de residência, RG e CPF dos pais e uma foto 3 X 4 da criança.
Veja onde tem vagas e o que cada Cedin oferece
Continua depois da publicidade
Fazenda
Cedin Verde Vale
Endereço: rua Osvaldo Bertemes.
Telefone: 3348-6350.
Atividades: O Cedin oferece aulas de pintura, judô e atividades no viveiro municipal, no parque da Atalaia e na Beira-rio. Os alunos já criaram até um galinheiro dentro do centro durante os projetos de anos anteriores. O centro trabalha a alto-estima e a convivência dos alunos.
Continua depois da publicidade
Vagas: Hoje o centro tem 90 alunos. Não há vagas e a fila de espera tem 20 crianças.
Imaruí
Cedin Ângela Dalçóquio de Souza.
Endereço: rua Nelson Augusto Silva Schiefler, n° 175.
Continua depois da publicidade
Telefone: 3348-5491.
Atividades: Os alunos trabalham com reciclagem do lixo e temas ligados a sustentabilidade. Eles produzem pequenos artesanatos com caixas de papelão e garrafas. A criançada também participa de aulas de surf, além de passeios pela comunidade. Rolam ainda atividades físicas ao ar livre, jogos de mesa, leitura e filmes.
Vagas: Atualmente o Cedin atende 100 alunos. A lista de espera possui 15 pessoas inscritas.
Cordeiros
Cedin Jacy Dias Ramos
Endereço: rua Laudelina Dionísio .
Telefone: 3248-0293.
Atividades: Oferece oficina de dança, jogos, projeto de robótica, letramento, matemática, aulas de judô, entre outras.
Vagas: Possui 200 alunos matriculados e mais 177 na fila de espera. O maior número na fila é de alunos com idade de seis anos. A procura é grande porque é o único Cedin que fornece transporte.
Cidade Nova
Cedin Emílio Gazaniga Junior
Endereço: rua José Domingos Mafra, n° 99.
Telefone: 3248-3479.
Atividades: A unidade tem uma parceria com a Famai para o projeto de reciclagem. Os alunos aprendem matemática, ciências e português através de atividades práticas de forma lúdica, como a construção de carrinhos, teatro e leitura. Eles também fazem passeio em museus e pontos turísticos da cidade.
Vagas: Atende 190 alunos. Ainda há cerca de 50 vagas para o período matutino para todas as faixas etárias. À tarde tem 10 vagas para alunos acima de 10 anos.
São Judas
Cedin Lucy Canziani
Endereço: rua Pedro Joaquim Vieira, n° 337.
Telefone: 3349-7571.
Atividades: O centro tem projeto de educação financeira, economia solidária e trabalha atualmente sobre as olimpíadas. Uma vez por mês os alunos utilizam o campo de futebol da ASPM para as atividades ao ar livre. No dia 12 de julho, a criançada vai acompanhar a passagem da tocha olímpica por Itajaí. Na hora do almoço, a criançada se serve em um buffet, que faz parte do projeto de autonomia das crianças.
Vagas: Atualmente há 150 alunos matriculados. Ainda há quatro vagas para alunos de sete e oito anos no período da manhã. O centro não tem alunos em fila de espera.
São Vicente
Cedin Dilzelena Marcia Teixeira.
Endereço: rua Alfredo Kleis, n° 116.
Telefone: 3248-5905.
Atividades: Oferece oficinas de comunicação (os alunos produzem um jornal), de linguagem, boi de mamão e informática, além das atividades de recreação.
Vagas: O centro tem 157 alunos. A lista de espera possui 60 crianças.
Cedin Napoleão de Souza
Endereço: rua Singapura, n° 12.
Telefone: 3246-6698.
Atividades: Os alunos têm aulas de saúde bucal, alimentação saudável, reciclagem, robótica, leitura, contação de histórias e teatro.
Vagas: Atualmente são 125 alunos matriculados. Mas tem mais 30 vagas para alunos entre 10 e 14 anos no período da manhã. À tarde a fila de espera tem 10 crianças cadastradas.