Além dos quase 200 policiais militares, também virão pra região 66 viaturas novinhas em folha dos modelos Renault Duster (para os pelotões de Patrulhamento Tático, o PPT), Palio Weekend e Renault Logan. Ao contrário dos PMs, que depois vão embora, as baratinhas vão ficar por aqui mesmo com o fim da operação Veraneio.
Continua depois da publicidade
A cidade que mais vai receber reforço é Balneário Camboriú (1). Serão 65 fardados escalados pra Maravilha do Atlântico. Também pudera. Na temporada de verão, a cidade vê sua população saltar dos 120,9 mil habitantes pra nada menos que 1,3 milhão de pessoas, confirmando o título de maior polo turístico do sul do Brasil. Se for fazer uma relação entre fardados e número de moradores fixos e flutantes, será algo assim: um PM da operação Veraneio pra cada 20,3 mil pessoas. Isso, é claro, sem contar o efetivo da polícia que já atua na city.
Além de Balneário Camboriú, as outras cidades sob o comando do 12º batalhão de polícia Militar que receberão reforço da operação Veraneio serão Camboriú (2), Itapema (3), Porto Belo (4) e Bombinhas (5). O tenente-coronel Marcello Martinez Hipólito, chefão dos fardados daquela região, revela que os policais vão focar suas ações principalmente em barreiras, em espeial na região da Barra, Nova Esperança e Estaleirinho.
Itajaí (6) também tá incluída na operação Veraneio. A estimativa é que a cidade receba no verão perto de 400 mil visitantes, diz Valdete Campos, diretora da secretaria de Turismo da prefa peixeira, incluindo aí a turistada dos transatlânticos. Segundo o tenente Luis Antônio Pittol Trevisan, a previsão é que Itajaí ganhe entre 10 e 15 policiais. Cada um deles terá que cuidar de 39,8 mil pessoas é a maior das taxas que relaciona número de policiais com o número de habitantes, na região, caso venham pra cá 15 PMs.
Teoricamente, o trampo mais tranquilo pros fardados será em Balneário Piçarras (7), que junto com Navegantes (8), Penha (9) e Barra Velha (10) tá sob a responsa do 25º batalhão de polícia Militar. Com uma população de 19,3 mil, a ex-Capital da Praia Sem Praia vai receber cerca de 40 mil turistas. Pra cuidar da segurança deles, a cidade vai ganhar o reforço de 10 fardados. Cada um deles terá que cuidar de 5,9 mil pessoas.
O tenente-coronel Marco Antônio Otávio, que comanda o 25º BPM, de Navega, diz que pra aumentar a segurança tanto dos nativos quanto da turistada, já tá em funcionamento uma equipe de fardados que realiza apenas barreiras. Ele acredita que, desta forma, consegue coibir a circulação de armas e até a retirada de foragidos das ruas. O estrelado diz que também vai colocar mais três motos e um quadriciclo pra reforçar a ronda nas areias da praia de Navega.
Continua depois da publicidade