Itajaí

Troca de presentes de Natal pode mudar de loja pra loja

Substituição de mercadorias só é prevista em lei quando o bagulho tá estragado. Nos outros casos, é o comércio que decide como fazer

Tamanho grande, pequeno ou simplesmente a estampa que não agrada. Tão tradicional quanto as compras de Natal é a troca de mercadorias depois do dia 25. A única obrigação das lojas é encaminhar produtos estragados para a assistência técnica. No entanto, pra facilitar a vida dos clientes, o comércio costuma negociar a troca de produtos etiquetados e com nota fiscal. Por isso, é preciso ficar ligado na política de cada estabelecimento.

Continua depois da publicidade

O Papai Noel passou mais cedo na casa de Patrícia da Silveira, 33 anos. Ela ganhou uma batedeira da avó, mas o aparelho não funcionou. Na segunda-feira, tentou trocar o equipamento em Itajaí, mas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O Papai Noel passou mais cedo na casa de Patrícia da Silveira, 33 anos. Ela ganhou uma batedeira da avó, mas o aparelho não funcionou. Na segunda-feira, tentou trocar o equipamento em Itajaí, mas não tinha a nota fiscal. Pra não passar pelo aperto de Patrícia, é importante sempre perguntar como funciona a política de troca da loja, se precisa apresentar nota fiscal, etiqueta ou comprovante de pagamento.

Continua depois da publicidade

Como não há lei que defina essas questões, cada estabelecimento tem liberdade pra adotar os próprios critérios. A única coisa prevista no código de Defesa do Consumidor é que o povão tem 30 dias para reclamar de problemas em produtos não duráveis e 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do perrengue.

No caso dos eletroeletrônicos, em Itajaí as lojas costumam trocar produtos estragados sem ter que enviar pra assistência técnica, desde que o cliente compareça na loja dentro de quatro dias após a compra e com a nota da mercadoria. Depois disso não tem jeito, tem que esperar o item voltar do conserto. Caso a loja não queira nem enviar o produto pra assistência técnica, é preciso levar o perrengue pra procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon).

Continua depois da publicidade

A pessoa que ganhou um forninho, por exemplo, mas quer trocar por um liquidificador vai ter que negociar com a loja. A indicação é não retirar o produto da embalagem e manter todos os assessórios de proteção, como plásticos e isopor.

Já a troca de roupas e sapatos é mais simplificada. Se o produto não serviu ou se a pessoa não gostou, basta manter a etiqueta. Quando os clientes apresentam o cupom fiscal, os lojistas ficam mais contentes. Mas é bom não demorar muito pra levar o presentinho de volta. Na city peixeira, as lojas costumam oferecer o prazo de, no máximo, 30 dias pra troca de mercadorias do Natal.

A moradora de Itajaí, Daniele de Fátima Souza, 29, aproveitou a segunda-feira pra comprar os últimos presentinhos. Em cada loja que passava, perguntava como funciona a troca de mercadorias. No entanto, revela que não costuma trocar os presentes que recebe. “Eu só troco mesmo quando não serve, porque é uma trabalheira pras vendedoras. Eu não gosto de trocar por besteira”, opina.

Segundo o procurador da Procon de Itajaí, Rafael Martins, pra não se estressar na troca de presentes, o ideal é tentar resolver a situação na conversa com o lojista. Como as lojas não têm obrigação em trocar quando não há defeito, o consumidor não deve criar caso. O órgão deve ser procurado quando não for respeitado o direito de ter o produto em perfeitas condições.

“Todos os anos, é a mesma história. No caso de produtos eletrônicos, pra não ter que se preocupar com a troca, o importante mesmo é o consumidor testar os itens na compra. Com outros presentes, é preciso negociar diretamente com as lojas”, reforça.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.217.5

TV DIARINHO


⚠️🏖️ RESGATE NO GRAVATÁ! Força-tarefa com cinco secretarias retirou nesta quinta o barco encalhado desde ...



Podcast

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Publicado 11/07/2025 19:16



Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Intocável

Blog do JC

Intocável



Diz aí

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.