JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bandidagem tenta arrombar a choupana do JC
Fotos: Divulgação
Insegurança na porta de casa! A bandidagem alvissareira que por aqui campeia tentou arrombar a choupana do JC
Candidatura sem riscos
Repercutiu a coluna do finde onde foi revelado que o vice-prefeito da city pexêra, o papai sabe-tudo e presidente do PL de Itajaí, Rubens Angioletti, se reuniu com outros presidentes de partidos agarrados, digo, da base do governo, pra dizer que deseja, em 2026, participar de uma candidatura “sem riscos”.
Perguntou
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Candidatura sem riscos
Repercutiu a coluna do finde onde foi revelado que o vice-prefeito da city pexêra, o papai sabe-tudo e presidente do PL de Itajaí, Rubens Angioletti, se reuniu com outros presidentes de partidos agarrados, digo, da base do governo, pra dizer que deseja, em 2026, participar de uma candidatura “sem riscos”.
Perguntou
Segundo informações das paredes do chiquetoso prédio Absolute, quem fez uma pergunta pra lá de cabulosa que entornou o caldo e fez com que a reunião pegasse fogo, literalmente, foi o secretário de Obras e presidente do partido Progressistas, Tarcizio Zanelato.
Por que mudou de ideia?
O taliano Zanelato teria questionado Angioletti sobre quem ele escutou ou teria sido o “articulador” que o fez mudar de ideia e cair na disputa a deputado federal e não estadual, o que teria sido acordado lá atrás.
Abduzido
O Rubens teria sido taxativo ao revelar que o seu grande “guru orientador” que o fez matutar, digo, decidir não ir na disputa de uma cadeira na Leléia e sim na Câmara Federal, partiu do todo-poderoso (te cuida Fabinho Rezes que querem pegar a tua vaga de “poderoso”) Marquinhos Meurer, o abduzido.
Menos riscos
Foi o que bastou pra azedar os ânimos, pois acreditavam que era uma articulação mais ampla. Afinal, todos os presentes alertaram que a candidatura de “menos risco” é justamente a de deputado estadual.
Mostrando as garras
A secretária da Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, a Flávia Sehn Ação, anda mostrando as garras e tem sido deselegante com outros bagrões do primeiro escalão do governo Robison & Rubens. O buchicho de mais de um secretário aportou nos sensíveis zovidos do socadinho escriba.
Choradeira
A Flávia vive fazendo um show de lamúrias, de que tem dificuldades porque não tem equipe, orçamento baixo, cargos de confiança de nível baixo, de outros partidos, mas no entanto, só fica desfilando de caminhonete impiçada pra cima e pra baixo.
Políticos que contribuíram e outros que vieram pra “aparecer” estiveram na entrega do trevo da BR 101 e Antônio Heil
Só eles?
Outra coisa que servidores de outras secretarias estão curiosos pra saber é onde veio o dindim para comprar presentes e distribuir para os funcionários da secretaria de Agricultura. Esse povo tá cobrando na base do “por que eles têm e nós não? Será que o Rubens ou a Flávia puxaram dinheiro do próprio bolso?
Atraiu meio mundo
A obra do trevo que faz a ligação da avenida Abraão João Francisco (Contorno Sul) com a BR 101 e Antônio Heil teve mais uma alça entregue. Segundo os sacrossantos estaduais é a última entrega de porte e agora segue em obras de menor envergadura, rumando pra finalização.
uma casquinha
O evento atraiu políticos de toda ordem, muitos que contribuíram pra que a obra saísse e hoje seja uma realidade, e outros querendo “tirar uma casquinha” da inauguração, com o intuito de auferir dividendos visando 2026.
Contribuíram
Lógico que muitos trabalharam pra que acontecesse e já escrevinhei aqui e vou reforçar. O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL). O vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL), pra fazer justiça.
Univali
Mais um golaço de placa da nossa universidade pexêra, a Univali. Desde 2018, a Univali já apoiava nosso Cílio com sua infraestrutura existente e bolsas. Tem matéria no DIARINHO impresso do finde (que você encontra em mais de trocentos pontos de venda) e no DIARINHO.net
Marcílio Dias
Agora, com a instituição saneada e os muros derrubados sob a gestão do reitor Sabiá, ops, prof. Cechinel, a parceria se intensificou com o clube levando o logotipo da Univali no uniforme. Parabéns a todos.
Univali em recesso
E falando em nossa Univali, as atividades foram encerradas na última sexta-feira com uma baita festa e belas homenagens ao reitor Sabiá. A secretaria acadêmica retorna dia 5 de janeiro e as demais atividades no dia 26. Bom descanso a todos.
Festa de encerramento
Esse socadinho ficou sabendo que a festa de encerramento na Univali arrancou lágrimas até de quem passava na rua. Com um público recorde e animado, mais de mil colaboradores vibraram com uma apresentação especial do Beto Carrero e outras atrações, finalizando com um merecido happy hour.
Homenagens
O reitor Sabiá foi merecidamente homenageado pelos presentes, com manifestações da associação dos colaboradores, do colégio de aplicação e da própria Univali, tudo com muita emoção e gratidão pelo trabalho realizado, pois foi sua última participação como reitor, assumindo no ano que vem o atual vice-reitor, prof. Rogério Corrêa. Parabéns ao Sabiá e a toda a Univali.
IPTU
A vereadora seguidora dos preceitos brizolistas Hilda Deola, a Hildinha (PDT), denunciou o projeto que desabou na piramidal casa do povo na última quarta-feira, proporcionando isenção de IPTU para grupos específicos, mas colocando na cola do povão a conta, com um aumento pra todos os contribuintes.
Não tinha votos
Segundo Hilda, a proposta chegou de supetão e com carimbo de urgência pra ser votada na última sessão do ano, que foi quinta-feira da semana passada. Mas, durante reunião pra discutir a proposta, descobriu-se que o governo não tinha votos suficientes pra ser aprovado.
Transparência
A vereadora pontua ainda que tem embutida no projeto uma concessão ao prefeito de, no futuro, aumentar o IPTU por decreto, sem que seja necessário passar pelo crivo das excelências excelentíssimas e por uma discussão mais ampla com a população. É preciso transparência.
Tramitando
Percebendo a falta de votos, porque os vereadores da base não quiseram carimbar o “dedão” numa proposta considerada extremamente impopular, foi retirada a urgência, mas o projeto, alertou Hildinha, continua tramitando e os edis, apesar de estarem no recesso, podem ser convocados pra uma sessão extraordinária pra votar a proposta.
Bem de todos
Óia, não sou contra aumentos (inacreditável, né?!) quando são necessários pra máquina continuar funcionando. Cada um paga uma parcela pra isso. Não vou pregar demagogia. O que é preciso é se discutir com mais amplitude e sua execução para o “bem de todos”, por isso elegemos prefeito e vereadores. Contudo, a toque de caixa é complicado, né não?
Em defesa
O nobre vereador penhense Diego Matiello (MDB), o senhor das diárias, usou suas redes sociais para sair em defesa do ex-prefeito e sobrinho Aquiles da Costa (MDB) – que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunalão de Contas da Santa & Calorenta Catarina (TCE).
Táx tolo?
O vereador disse que a decisão do TCE, que passou pelo mais alto crivo técnico do órgão fiscalizatório, é meramente “preliminar” – um discurso peculiar da turma do Kiki, que desvirtua a verdade com palavras bonitas e ilusórias.
Parque Linear
O parlamentar usou ainda uma foto do falido parque linear, aquele mesmo que Kiki, quando prefeito, saiu derrubando tudo sem permissão. De quebra, usou milhões – que não se sabe onde – para executar as obras. Não prestou contas do que fez e viu outros milhões voltarem aos cofres públicos.
Sem preparo e planejamento
A obra ainda é alvo de investigação também lá no TCE catarinense. O que será que a equipe vai deliberar? Será outro relatoriozinho preliminar? Bem, a defesa do senhor das diárias deixa claro o modus de operar da turma do Kiki: sem diálogo, sem preparo e sem planejamento.
Sem dinheiro na boca dos cobradores
Diga-se de passagem, sobre as contas de 2024, o documento “preliminar” do TCE só confirmou aquilo que todos já sabiam. Um cofre sem dinheiro e o nome da prefa na boca dos cobradores com um rombo de R$ 13,3 milhões.
Balanço da Leléia
O ano legislativo encerrou oficialmente na semana passada na Assembleia Legislativa, com uma entrevista coletiva, tipo balanço, do presidente da casa, deputado Júlio Garcia (PSD), em que considerou o período muito produtivo e de relações harmônicas entre os partidos e os deputados que compõem as bancadas.
Mais de 400 milhões
O todo-poderoso presidente da Leléia, Júlio Garcia, destacou também que a Alesc devolveu aos cofres do governo do estado R$ 403 milhões, resultado da economia de recursos do parlamento estadual. O dinheiro foi repassado ao executivo ao longo do ano.
Cutucou
O presidente também não se furtou a responder algumas perguntas mais diretas sobre a questão política e gestão atual do governo do estado. Em termos de infraestrutura e saneamento, acabou dando uma “cutucada” no governador little Jorginho Mello (PL).
Falta planejamento
A cutucada veio quando Julio comentou que “os dois temas são muito importantes. Acho que o governo não caminhou na velocidade desejada. Falta planejamento de curto, médio e longo prazo, de modo especial para a infraestrutura”.
Sem possibilidade
Na seara política, Garcia descartou qualquer possibilidade de composição com o PL de Jorginho Mello como vice na chapa do liberal, a respeito de convites e comentários de bastidores neste sentido, nos últimos meses.
Definido
Tido como uma das últimas velhas “raposas” políticas do cenário catarinense, Júlio Garcia também deixou claro que seu projeto eleitoral para o ano que vem está definido, confirmando que é pré-candidato a deputado federal.
Cutucadas do Naatz
Quem também deu umas cutucadas públicas na estrutura do governo estadual foi o entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL) que, aliás, recebeu nesta semana o título de Cidadão Honorário de Balneário Piçarras pelos serviços prestados ao município.
O nobre vereador penhense, Diego Matiello (MDB), o senhor das diárias, usou suas redes sociais para sair em defesa do ex-prefeito e sobrinho, Aquiles da Costa (MDB), que teve suas contas rejeitadas pelo TCE. Usou a foto do falido parque linear, aquele mesmo que Kiki, quando prefeito, saiu derrubando tudo sem permissão
Observações
Apesar de reafirmar sua lealdade e continuidade na defesa do governo Jorginho Mello no parlamento, Naatz fez observações quando da aprovação do projeto de lei do executivo que mudou a nomenclatura da secretaria de Articulação Internacional de Santa Catarina, que agora se chama secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI).
Metas
Ivan disse, em síntese, que essa parte meramente burocrática, além de outras diversas sugestões teóricas de projetos e viagens internacionais, precisa ser substituída por mais prática e entrega das metas previstas.
Promobis
O parlamentar citou ainda o caso do megaprojeto de construção do túnel entre Itajaí e Navegantes, que faz parte do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí, o Promobis.
Paulinho
Embora a recente aprovação do encaminhamento dos empréstimos internacionais para o consórcio municipal regional junto ao Banco Mundial, via Senado Federal, ainda há um longo caminho a ser percorrido e que precisa ser agilizado e fiscalizado de perto. O atual secretário de Estado da Articulação Internacional é Paulinho Bornhausen (PSD).
O presidente da Leléia, Julio Garcia (PSD), anunciou todo pimpão a devolução de mais de R$ 403 milhões aos cofres do governo do estado
Tentaram
Na madrugada de sábado pra domingo, algum sacripanta tentou arrombar a choupana do JC. O desalmado arrancou uma das portas de vidro e forçou a fechadura da pantográfica danificando-a, mas não logrou êxito por conta de um cadeado que não conseguiu arrebentar. Santo cadeado!
Insegurança
Não vou ser hipócrita, por conta de ter sido vítima de uma tentativa de arrombamento, pra criticar a insegurança da city pexêra porque já faço isso há muito tempo. Todos os dias chegam informações do número de furtos, arrombamentos de toda ordem que pululam na city pexêra, fazendo com que o cidadão tente se proteger com câmeras, muros, portões etc.
Frase do dia:
“O conhecimento serve para encantar as pessoas, não para humilhá-las”
Mário Sergio Cortella
Cara de tacho
O cidadão que paga a conta, trabalhando e contribuindo com seus impostos pra que tenha um mínimo de segurança (e atentai, porque esse é um dos itens que mais aparecem nas pesquisas e a coluna já comentou sobre esse fato), fica com cara de tacho, tendo que arcar com os prejuízos provocados pela bandidagem alvissareira que por aqui campeia.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.