JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Quem é o dono do barco premiado?
Enquanto isso, ninguém sabe de quem é o barco “recheado” de cocaína detido em Portugal...
Preocupação
Causa preocupação a “convocação” para uma manifestação por conta da chegada de um naviozão de passageiros na city pexêra, no próximo domingo. Quem fez a convocação foi o menino maluquinho ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Preocupação
Causa preocupação a “convocação” para uma manifestação por conta da chegada de um naviozão de passageiros na city pexêra, no próximo domingo. Quem fez a convocação foi o menino maluquinho, o biruta de porto, Correio Júnior.
Guerra
O Correio vive uma luta insana contra a chegada dos cruzeiros marítimos, sob a alegação de que a atracação tira “espaço” pra carga geral, o que acaba por prejudicar os trabalhadores portuários. Daí que promove uma verdadeira guerra.
Benefícios
A informação que se tem é que a chegada da “turistada” nos naviozões acaba por impactar a economia de Itajaí, com reflexos nos restaurantes, entre outros empreendimentos e comerciantes. Os artesãos, purexemplo, chegam a ter um aumento de 50% nas suas vendas.
Legítima
Toda e qualquer manifestação é legítima, quando não atravanca o trânsito, provoca confusão ou cerceia o direito de ir e vir de nativos e turistas. Espero que todos reflitam e não se deixem levar. Além disso, essa questão não deve prejudicar a cidade.
Governo federal
O Correio precisa conversar com o Porto de Itajaí, com quem manda que é João Paulo Tavares Bastos Gama. O porto agora está sob o comando do governo federal e se o chefão da Intersindical precisa resolver situações dos trabalhadores, não é prejudicando a vida das pessoas e da cidade que vai resolver.
GPS do Papai Noel
A prefa de Balneário Camboriú inova mais uma vez com a criação de um programa que diz exatamente onde está o véio do saco, digo, Papai Noel durante o desfile feito todas as quartas e sábados na cidade, que faz parte do Viva Natal BC 2025. A responsável pela inovação é a secretaria de Governo da prefeita Juliana Pavan (PSD), comandada pela jornalista Katiuscia Vilain.
Golaço
A poderosa Katiuscia trouxe inovação para a secretaria de Governo da prefeitona dos bairros. É a primeira mulher que exerce o cargo importante de número um do governo, que equivale à chefia de gabinete. Manda muito. A jornalista, que teve rápida ascensão no governo da Dubai brasileira, representa a força da mulher no time de Juliana Pavan. Tá dando show.
Respaldo
O secretário interino de educação da Dubai maravilha, o todo-poderoso Leandro Índio, disparou flechadas à queima-roupa, nas redes sociais, contra o muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito Fabrício de Oliveira (PL).
Traiu
Índio lascou que Fabrício se elegeu vereador com apoio do grupo político que mais fez escolas na city da praia alagada, ops, alargada, e que o pop star traiu seu grupo para se tornar prefeito, embora não tenha dado o devido respaldo para os seus 11 secretários de Educação em oito anos.
Dança da guerra
O Índio continuou descrevendo o período educacional em que Fabrício foi o prefeito e derrubou unidades; formalizou o ingresso no Plano Privado PPP da Educação; não fez o pagamento do piso nacional, entregando a cidade com o pior Ideb da região...
Pampa pobre
“Com todo o respeito, hipocrisia pouca é bobagem. É contra essa gente – o líder e seus herdeiros da pampa pobre, que não têm autoridade para falar de educação pública – que devemos nos insurgir. Desmascarar é preciso. Avante!”, disparou Índio, com arco e flecha em mãos, disparando flechadas em direção ao ex-alcaide. Ai, ai, ai qui dor!
“Latas vazias sempre fazem mais barulho do que cheias. O mesmo vale para os cérebros” - Truman Capote
Educação ou turismo?
Na Mariscolândia, a secretaria de Educação deve estar com tudo às mil maravilhas, afinal, pra secretária da pasta pegar férias antes do fim do ano letivo das escolas municipais deve estar uma belezura. Será???
Zoropa
Isso mesmo, a abobrona toda-poderosa Cida Emmerich tá curtindo o inverno das Zoropa, enquanto a tchurma da área da Educação na terra do Beto Carrero segue suando os cornos de tanto trampar. Phode??????
Será que será?
Esse temente ao Altíssimo não quer acreditar que o prefeito Luizinho Américo (PL) tenha concordado com tudo isso. Viajar em pleno novembro, antes do fechar das aulas? Os números apresentados na casa do povo mostram que a poderosa Cida nem sequer atingiu os 25% de investimento mínimo exigido pela lei, mas a secretária não parece estar preocupada com a pasta que administra.
Rubens Campagnolo
Ao vice-prefeito de Itajaí, papai sabe-tudo, rei das diárias, Rubens Angioletti (PL), já não basta mais ser protegido da deputada mais votada da Santa & Bela Catarina, Ana Campagnolo (PL). Rubens quer ser agora “a” Ana Campagnolo de terno e gravata. E como ele resolveu fazer isso? Fácil: se apossando do discurso (homofóbico, diga-se de passagem) dela.
Sem medo de ser ridículo
Angioletti gravou um vídeo com a história de que pais de um menino de sete anos, com autismo nível 3, foram no gabinete dele reclamar que uma profissional que atendeu a criança mandou que os pais dessem uma boneca pro menino brincar. Isso indignou, segundo o indignado Rubens, os pais e o próprio vice-prefeito, que, pelo jeito, não tem nada melhor pra fazer.
Ele é ele, ela é ela
Com essa sacada “brilhante”, Rubens quer se apossar do discurso de Campagnolo – que inclusive lançou agora um livro em parceria com o deputado Níkolas Ferreira (PL), intitulado “Ele é ele, ela é ela” – de que o que vale é o sexo biológico da criança e que tem gente que se aproveita da infância para “desvirtuar” isso (fazer doutrinação)... Pqp. Quando é que isso vai acabar, gente?
A vanguarda do atraso
Aliás, o que é que esse discurso ideológico traz de bom para o cidadão comum? Hein? Não traz nada, só firula pra gravar videozinho e lacrar nas mídias sociais, lugar que tá cheio de gente raivosa, ressentida, que quer culpar os outros pelo seu próprio fracasso pessoal. É dessa gente que esse pessoal se alimenta e Rubens quer a sua parte nesse latifúndio. Lamentável.
O inimigo imaginário
Rubens não dá em seu vídeo o nome do casal que o procurou, nem o tipo de profissional que atendeu a criança e os pais – que, segundo Angioletti, são evangélicos... Ah, tá, e nem mostra o contexto de nada direito. Só mostra um documento em seu computador em que, entre as recomendações, tá lá escrito: “atividades simples como cuidar de bonecas”.
Perigo iminente
Então, atenção, pais e mães de Itajaí! Existem na cidade – não me perguntem onde e nem em que área – profissionais que têm o intuito de prescrever para seus filhos meninos brincar de bonecas. E deve ter também profissionais que mandam suas meninas brincar de carrinho! Isso é um absurdo! Isso tem que acabar! Rubens está certo: Aqui não! (...) Ah, Rubens! Vai trabalhar, porra!
Assédio
As coisas não andam bem pros lados da Saúde da Dubai. Servidores têm denunciado suposta perseguição e assédio por parte de uma funcionária, que sequer é nomeada, e que, segundo os linguarudos de plantão, manda e desmanda mais que a própria secretária Aline Leal, a Barbie morena.
Mal-estar
Uma servidora que estava de atestado por conta de uma cirurgia teria sido sumariamente demitida, e ainda acusada de trabalhar sob efeito de álcool, o que teria gerado um angu danado, digo, mal-estar.
RH
Ainda por conta desta bronca, o socadinho escriba também acabou recebendo denúncia de que uma sala no posto de saúde do bairro das Nações estaria sendo utilizada pelo departamento de Recursos Humanos do Instituto Imas.
Irregularidade contratual
O que, se é “fato”, seria uma irregularidade contratual, porque o mínimo que se espera de uma empresa que terceiriza os serviços de saúde do município é que tenha ao menos uma sala (escritório) na cidade.
Chineses
A corretora de imóveis Andrea dos Santos é a responsável pela possibilidade de Itajaí vir a ser coirmã da poderosa cidade de Linyi, que fica no leste da China, no sudoeste da província de Shandong. Pra se ter ideia da grandeza, sua população é de 12 milhões de pessoas e tem uma área de 17,2 mil km². Andrea visitou o socadinho escriba.
De Araquari pra Itajaí
A Andrea trabalha com imóveis há muitos anos e tem vendido áreas pra asiáticos há muito tempo. O interessante é que o representante de um poderoso grupo chinês da cidade de Linyi queria adquirir uma área de terra na cidade de Araquari. Contudo, Andrea tanto fez que no dia de assinar o contrato, o chinês resolveu olhar com outros olhos pra city pexêra.
Não queriam
Na verdade, tentaram no governo passado, mas algo deu errado e os chineses não queriam saber de se instalar em Itajaí. A Andrea acabou indo pra China a convite dos chineses, e fez um meio de campo pra que o prefeito Robison Coelho (PL) acabasse indo até a cidade de Linyi, onde conversou com representantes da cidade.
Coirmãs
Um protocolo informal teria sido assinado pra que as cidades sejam no futuro coirmãs. Os chineses falam em investir em “fábricas” no futuro. Mas, na conversa que a Andrea teve com o articulista durante um café, revelou que existe possibilidade de que acabem trazendo pra Itajaí o que é muito comum na China, que são prédios gigantescos onde cada andar é um tipo de produto.
Amor por Itajaí
Andrea, que é irmã do Agoniado, ops, Agnaldo dos Santos, chefão do Sindipi que é pré-candidato a deputado estadual, enfatiza que não teve nenhum tipo de interesse comercial ou político em colaborar com a sua cidade natal. “Eu poderia ter concretizado a venda da área em Araquari, recebido minha porcentagem da venda e pronto. Mas falou mais alto a minha querida Itajaí”, enfatiza.
Três mil anos
Ainda comentando sobre a cidade de Linyi, é interessante citar outros dados da sua grandeza. Linyi possui uma longa e rica herança cultural e histórica de mais de 3 mil anos. O município tem mais de 8 mil montanhas e colinas e cerca de 2 mil rios.
Dinâmica
Linyi é uma cidade dinâmica e vibrante em pleno desenvolvimento. Possui 13 cadeias industriais emblemáticas, incluindo produtos cárneos saudáveis, painéis de madeira de alta qualidade, móveis ecológicos inteligentes e produtos químicos finos.
Milhares de empresas
Conta com 4945 empresas industriais de grande porte e 1,5 milhão de entidades de mercado, ocupando o segundo lugar na província de Shandong. Em 2023, o PIB da cidade alcançou 655,6 bilhões de yuans (aproximadamente 90,6 bilhões de dólares), posicionando Linyi em 21º lugar entre as cidades em nível de prefeitura da China.
Capital da logística
Reconhecida como a “maior concentração de mercados da China” e “Capital da Logística da China”, Linyi abriga 136 mercados atacadistas especializados, abrangendo 27 categorias e mais de 6 milhões de tipos de produtos, que chegam a mais de 190 países e regiões.
91 bilhões de dólares!
Mais de 3 mil rotas rodoviárias conectam Linyi a todo o país, com custos logísticos 30% inferiores à média nacional. Em 2023, o volume de transações do Linyi Mall atingiu 660 bilhões de yuans (aproximadamente 91,2 bilhões de dólares), e o volume logístico ultrapassou 1 trilhão de yuans (cerca de 139,2 bilhões de dólares). Uma potência!
Carta de apresentação
Excelentíssimo senhor prefeito Robison! Senhoras e senhores, bom dia! É uma grande satisfação receber o excelentíssimo senhor prefeito em visita à cidade de Linyi neste outono, ocasião que simboliza a continuidade e o fortalecimento da amizade e cooperação entre nossas cidades. Em nome do Comitê Municipal do Partido Comunista da China de Linyi e do Governo Popular Municipal de Linyi, tenho a honra de estender as mais calorosas boas-vindas à comitiva do senhor prefeito”. Essa é a carta de apresentação dos chineses ao prefeito Robison Coelho (PL), quando ele esteve lá, apesar da menção do “Partido Comunista da China”, o povo do zóio esticado é muito, mas muito mais capitalista do que nós.
