JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pavan vai demitir lá da China
(foto: divulgação)
Os linguarudos de plantão alardeiam que o ex-tudo, prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), vai ceifar dois secretários antes do fim do ano
Efeito aluguel?
A fumaça preta anunciando o possível retorno da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), para a piramidal pexêra, segundo línguas afiadas, estaria relacionada a um aluguel ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Efeito aluguel?
A fumaça preta anunciando o possível retorno da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), para a piramidal pexêra, segundo línguas afiadas, estaria relacionada a um aluguel milionário, sem licitação, promovido pela secretaria de Saúde pexêra. Quando a gente acha que não vai ver filme repetido, hein?
Combativa
A galega, quando era oposição, foi muito combativa contra os aluguéis milionários dos governos passados e estaria fula da vida com o que leu no jornal oficial esta semana. Mesmo sem que o aluguel esteja relacionado a sua pasta no governo, Anna estaria cansada de abrir mão de tantas convicções e bandeiras do passado. Metida ela é, mas errada não parece estar, nesse causo, pelo menos.
Duas milhas
Com a justificativa de criar um núcleo de atendimento aos idosos, a secretaria de Saúde locou uma baiuca na rua Joca Brandão para os próximos cinco anos de uma vez. O total do contrato chega a R$ 2,1 milhões de reais, o que representa 35 contos todo santo mês pingando no pix do dono do imóvel. Oh, abençoado!
Louvável
Pra lá de louvável a ideia de ter um centro de referência para os idosos, mas será que não dava pra construir um prédio próprio, procurar outro local ou até licitar a demanda e oportunizar uma redução nos preços? Dei uma bizolhada nos papéis da dispensa de licitação e não vi nada diferente das desculpas e informações genéricas que eram usadas no passado e que a Dom Quichata implicava à beça.
Sem estudos
E outra: duvido que tenham estudado se um imóvel na Joca Brandão seria o melhor local para o atendimento dos idosos. Será que a população da melhor idade e que mais precisa dessa atenção da saúde pública não está mais afastada do centro? Não que os vôzinhos do centro da city não precisem, mas acho que os idosos dos bairros e da periferia tendem a ter menos condições de ter um plano de saúde.
Enquanto isso, Jorginho Mello (PL), João Rodrigues (PSD) e Décio Lima (PT)... (Charge do Dalmir )
Natal BC
Estiquei os zovidos pra escutar, dia desses, uma entrevista do secretário de turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, numa rádio da city da praia alagada, digo, alargada e me impressionou a empolgação e o senso de ineditismo dele ao falar da decoração e dos desfiles de Natal que estão previstos para a cidade, já a partir da semana que vem. Grande novidade...
Amnésia coletiva
Evandro falava todo pimpão, como se nunca tivesse havido antes programação de Natal na Dubai brasileira. Falava como se esse governo tivesse tido uma grande iluminação, uma sacada inédita. A prigunta é a seguinte: onde esses caras estavam nos anos anteriores à prefeitona dos bairros Ju Pavan (PSD) ter sentado os glúteos nas estofadas e macias poltronas dos altos da Dinamarca? Em Marte?
Desde de sempre
O fato é que programação especial de Natal como parte do atrativo turístico da Maravilha do Atlântico sempre existiu, desde o tempo do Papai Noel gigante do homem-pássaro Edson Piriquito (Republicanos), que pegou fogo, lembram? A novidade é que nunca se gastou tanto. Nos outros governos era coisa de um milhão, dois, neste vão ser torrados R$ 16 milhões em decoração de Natal... Pqp.
“Ser livre é suportar o ódio dos domesticados. Porque quem aprendeu a pensar já não cabe na coleira” - Pai Atanásio
Shakira
Pra gastar tanto, deve estar incluída na programação de Natal de BC alguma atração internacional, que o Neiva comentou, mas não confirmou. Falam da Shakira. Nem eu vou perder. Falta confirmar a data. A prefa faz mistério dessa programação. Teve até cartaz da Shakira lá na avenida das Gaivotas, mas ele foi retirado pelo serviço secreto da prefa.
O coro submisso
Mas não é só a empolgação do ineditismo que não é inédito de Neiva que me espanta. A empolgação se dá também com os repórteres que o entrevistam. Da mesma forma que Neiva desconhece tudo o que houve antes de Juliana em BC, os entrevistadores também se esqueceram de todo o passado recente da cidade e embarcaram na onda do “nunca dantes na história de BC”...
Impressionante, pero no mucho
Nesse “esquecimento coletivo”, nessa “amnésia coletiva” da imprensa alinhada de BC, então, crítica zero. Neiva se gaba que o show do Jota Quest que teve nas areias praianas, foi transmitido ao vivo para todo o estado numa TV aberta. Pela primeira vez!
Fica mudo
O empolado Neiva só não fala que essa TV dava emprego pra secretária de Comunicação da prefa até ainda há pouco. E que não teve licitação ou transparência alguma nessa transmissão às expensas da viúva. Ah, detalhes...
Mas tudo bem
Não quero ser estraga prazeres do espanto alheio. Vou até ajudar, quem sabe não sobra também empreguinho pra algum parente meu – como ocorre com os “chegados”, até os que posam de paladinos da Justiça.
Bispar com o véio Noel
Vou tentar uma entrevista com o véio do saco, digo, Papai Noel, e combinar com ele de dizer que nunca dantes, na história de BC, ele foi convidado a participar do Natal. Vai ser um Deus nos acuda! Como não pensaram nisso antes?
Rejuvenesceu
Quem tem visto o ex-prefeito Volnei Morastoni (MDB) anda notando que depois que o barbudinho deixou o paço da Vila Operária anda mais disposto e ativo. Volnei finalizou 2024 com sérios problemas de saúde, não compareceu nem na passagem de faixa, mas agora, quase um ano após terminar seu último mandato, já aparenta ter uma qualidade de vida bem melhor.
Pé de boi
Fico feliz em saber. Falem o que quiserem, mas Volnei foi um pé de boi para o trabalho nos mais de 40 anos de vida pública e mandatos eletivos. Talvez se doar tanto ao serviço público pode ter deixado sequelas na sua saúde e a pergunta que sempre fica é se valeu a pena. Que sirva de exemplo pra nova geração! Saúde, Volnei!
Bela do Selmo
A ex-vereadora Chris Stuart (Republicanos), a bela do Selmo, levou uma carcada no Tribunalão de Justiça da Santa & Bela Catarina, em uma ação de improbidade da época em que era secretária de Assistência Social, no governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Autor da lei que reconhece as pessoas com fibromialgia como PcD, o deputado Maurício Peixer (PL) participou de seminário regional promovido na piramidal pela Leléia (foto: divulgação)
Devolver
Os dotôres do Tribunalão de Justiça, na decisão da ação, mandaram a bela do Selmo, Chris Stuart, devolver a grana de um contrato de terceirizados feito sem licitação, além de aplicar outras penalidades.
Recorrer
Tem tudo pra bela do Selmo recorrer da decisão, pois em primeiro grau a sentença foi favorável à sua defesa. A tchurma que adora lacrar e julgar instantaneamente tripudiou em cima da ex-vereadora, mas a verdade é que um processo desses tem tese pra tudo quanto é lado e, no fim, talvez seja bom aguardar a Justiça se decidir de forma definitiva.
Samurai
O ex-tudo, digo, coronel, ops, prefeito Leonel Pavan (PSD) está em viagem oficial pra China e dizem que comprou uma espada de Samurai e de lá mesmo o homem cortou a cabeça do diretor de trânsito da cidade, Daniel Chagas. Fofoqueiros dizem que ele fazia alguns serviços particulares com a caranga da prefa da cidade-mãe e as denúncias deixaram Pavan puto dos cornos.
Irritou
Assume o cargo o vovô Jair Grinz, que já era o diretor na gestão do ex-prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB). Aliás, essa nomeação não teria agradado muitos bagrões de confiança do Pavan que reclamam que na sua gestão tem mais figuras do governo do MDB do que do PSD e aliados. Eitcha!
Samurai 2
O buchicho de troca de bagrões na sede da prefa é grande. Linguarudos dizem (arreda, raça de infelizes!) que Pavan deverá voltar com a espada mais afiada ainda. Dois secretários do alto escalão deverão ter suas cabeças cortadas até o fim do ano. Por escrevinhar sobre isso, diz que um desses não entregou nada que prometeu e nunca estaria na cidade. Pavan já teria mandado o recado. Uiii!!!
Fibromialgia
A Leléia da Santa & Bela Catarina tem se destacado no cenário nacional com uma legislação inédita que equipara as pessoas com fibromialgia ao status de pessoa com deficiência (PcD), garantindo direitos de atendimento e benefícios.
O secretário de Turismo de BC, o empolado Evandro Neiva, se empolgou e parece que a city nunca teve Papai Noel.. (foto: divulgação)
Políticas públicas
Para discutir políticas públicas sobre o tema, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Maurício Peixer (PL) e em parceria com a Escola do Legislativo, promoveu um ciclo de quatro encontros regionais.
Seminário regional
O último deles foi quarta-feira, na piramidal casa do povo pexêra, com o Seminário Regional sobre Fibromialgia que reuniu gestores públicos, profissionais da saúde, pacientes e familiares para trocar experiências e propor ações que melhorem a qualidade de vida de quem convive com a doença.
Visibilidade
Autor da lei que reconhece a pessoa com fibromialgia como PcD, o deputado Maurício Peixer destacou a importância dos encontros regionais para fortalecer políticas públicas voltadas aos pacientes. “São ações como essa que dão visibilidade a essas pessoas. Este ano, o Parlamento promoveu quatro encontros sobre o tema”, ressaltou o parlamentar.
Doença invisível
Peixer lembrou que, por muito tempo, a fibromialgia foi considerada uma “doença invisível”. “Quem tem essa doença é invisível aos olhos da sociedade. Agora essas pessoas são vistas, porque o assunto ganhou dimensão estadual e nacional. A própria lei federal se baseou na nossa legislação estadual”, afirmou.
Desafios
Apesar dos avanços, o deputado reconhece que ainda há desafios. “Precisamos evoluir no tratamento. A fibromialgia não tem cura. A dor não passa. Mas podemos ampliar as formas de cuidado”, disse, citando o trabalho do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cepics), de Itajaí, como exemplo de referência.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.