
Via Streaming
Por Kreitlon Pereira - colunavia@gmail.com
A coluna Via Streaming seleciona e apresenta semanalmente filmes ou séries em destaque disponibilizados pelas plataformas de vídeos "on demand" que atuam no Brasil
“Terra Estrangeira”

Muito antes do sucesso de “Ainda Estou Aqui” (2024) e de “Central do Brasil” (1998), o cineasta brasileiro Walter Salles já se destacava como uma figura inovadora no cenário do cinema nacional com a obra “Terra Estrangeira” (1995). Apesar de ser o seu segundo trabalho como diretor – cargo que, nesse caso, foi dividido com a cineasta Daniela Thomas –, Salles já demonstrava a sua sensibilidade na forma de conduzir narrativas com temas socialmente relevantes e protagonizados por personagens complexos. No longa, que está disponível no catálogo da Netflix, Salles explora questões como identidade nacional e suas contradições, a solidão e o estrangeirismo.
O filme se inicia nos anos 1990 em um pequeno apartamento no centro de SP, próximo ao famoso “minhocão”. Nele, vivem Paco (Fernando Alves) e sua mãe Manuela (Laura Cardoso). Enquanto ela sonha em retornar para San Sebastián, cidade espanhola que viveu com os pais na infância, seu filho tem outros planos como um aspirante a ator teatral. O sonho dos dois personagens é bruscamente interrompido com a implementação do Plano Collor, um conjunto de medidas econômicas que tinha como objetivo conter a hiperinflação e que contou com o confisco do dinheiro das cadernetas de poupança dos brasileiros.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!