Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Liba é pré-candidato


Liba é pré-candidato
(foto: divulgação)

É pra valer! O prefeito de Navegantes, Liba Top, ops, Fronza (PSD) revelou ao JC que é pré-candidato a deputado estadual

 

Pegada forte

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Pegada forte

O ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD?) decidiu dar uma pegada forte na gestão RR com relação ao transporte público de Itajaí, em virtude dos repasses (subsídios).

 

A língua é o chicote….

O prefeito Robison Coelho (PL) e o vice-prefeito Rubens Angioletti (PL), que já foram vereadores, sempre deram nos dedos nessa questão do transporte público, sempre foram críticos e prometeram resolver...

Ficaram devendo

Os valores de repasse aumentaram em partes, pois um valor não havia sido pago na gestão anterior, próximo de 3 milhões de reais, qualquer melhoria do serviço (aumento de frota, linhas ou gratuidade) vai envolver aumento desse subsídio.

Maiores

A coluna apurou que em cidades próximas como a galega Blumenau e a capital das bailarinas, Joinville, os valores de repasse são muito maiores que aqui, nesse caso os itajaienses que se prepararem! Oh, dor!

Mamão explica?

Osmar está certo no debate, mas faltou explicar que seu companheiro de partido, o vereador Mamão (PSD), votou favorável. Óia, quem sabe com uma boa conversa do Osmar com o Mamão seja possível entender o projeto… Ou não estariam mais se entendendo também?

 

Carta de alforria. O presidente do MDB da Dubai city, Nilson Probst, assinou carta liberando o vereador Marcelo Achutti pra deixar a sigla (foto: divulgação)
Carta de alforria. O presidente do MDB da Dubai city, Nilson Probst, assinou carta liberando o vereador Marcelo Achutti pra deixar a sigla (foto: divulgação)

 

 

Liba e Ricardo

O JC enfrentou o risco de ficar mareado, pegou o ferrolho e atravessou o Itajaí-açu indo parar em Navega-City, onde fez uma visita de cortesia ao prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) e ao seu vice, o bem-aventurado Ricardo Ventura (PP). O alcaide revelou em primeira mão ao socadinho escriba que é pré-candidato a deputado estadual. No papo, Liba falou sobre eventos na city dengo-dengo. 

Eventões

Navega city tá correndo pelas beiradas e concorrendo com grandes cidades da região como Itajaí e Balneário Camboriú em realização de eventos. Coisa do prefeito entisicado Liba Top, ops, Liba Fronza que tá articulando eventos de âmbito nacional na cidade do outro lado da vala. O alcaide tava todo pimpão ao falar sobre os eventos em Navega city.

Excelência

O negócio de Navega é qualidade e não quantidade, promovendo eventos de excelência. Tanto que depois de sediar uma etapa do Circuito Catarinense de Surfe, a cidade foi confirmada para sediar quatro etapas do Circuito Brasileiro da modalidade. Não é pouca coisa não! Tanto que quem fez o anúncio do Brasileiro foi o surfistão Teco Padaratz.

 

Fala que eu te escuto! O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), participou do Desembucha JC. Assista no youtube.com/@DesembuchaJC (foto: divulgação)
Fala que eu te escuto! O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), participou do Desembucha JC. Assista no youtube.com/@DesembuchaJC (foto: divulgação)

 

 

Vela

Antes disso, em agosto, Liba Fronza e o vice Ricardo Bem-aventurado fazem o 3º Festival Náutico de Navegantes. O eventão faz parte das comemorações de aniversário da cidade e este ano vai contar com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Vela, que foi convidado pessoalmente por Ricardo para dar um confere no festival dengo-dengo.

Esporte

As ações são fruto da intenção do prefeito e do vice de fortalecer grandes eventos esportivos na cidade, como foi com o vôlei de praia, além de incentivar a prática esportiva - desde recreativa até o rendimento. “Acredito que o esporte transforma a comunidade, com desenvolvimento social, inclusão e fortalecendo a autoestima da população”, fala Liba.

 

“Mesmo que eu ande no Vale dos Filhos da Puta, não me tornarei um deles!” - Pai Atanásio

 

Mais um marco

Sem falar na visibilidade que esses grandes eventos trazem, atraindo investidores de várias áreas posteriormente. São eventos sempre bem organizados, sustentáveis, sem bagunça, sem confusão e com forte participação da comunidade. Mais um golaço da gestão Liba & Ricardo que vai ficar na história de Navega.

Pode bater asas

O vice-prefeito da Dubai maravilha e dublê de vampiro italiano nas horas vagas, Nilson Probst (MDB), deu o alvará, digo, assinou a carta para que o vereador rei do berreiro Marcelo Achutti, o Quero-Quero possa fazer a sua desfiliação do manda-brasa municipal, sem prejuízo ao mandato e totalmente em comum acordo entre ambos.

 

 

O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) apresentou na Leléia projeto de lei para proibir a contratação, por órgãos estaduais, de pessoas condenadas por crimes sexuais (foto: Rodrigo Correa)
O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) apresentou na Leléia projeto de lei para proibir a contratação, por órgãos estaduais, de pessoas condenadas por crimes sexuais (foto: Rodrigo Correa)

 

 

O mais votado

O Achutti foi o vereador mais votado do MDB em 2024, e não se abraçou no apoio que o manda-brasa praiano devotou à espevitada prefeita Juliana Pavan (PSD) nas eleições do ano passado. O Quero-Quero abraçou a candidatura do Peeter Lee, o Fabrício da Shoppe (PL).

No corre

Enquanto a maioria das excelências excelentíssimas coça a sacaria no recesso parlamentar deste mês de julho na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, o vereador Anderson Santos (PL), o lampadinha da Dubai brasileira, está no corre.

Na capital

Anderson esteve esta semana na capital manezinha, na secretaria estadual da Segurança Pública, onde se reuniu com o secretário-adjunto, coronel Sinval Santos da Silveira Júnior, e na secretaria de Assistência Social, em reunião com a secretária Adeliana Dal Pont.

 

O deputado estadual Maurício Peixer (PL), que é líder do governo na Leléia, esteve na city pexêra pra uma reunião com o vice-prefeito, o papai-sabe tudo Rubens Angioletti (PL) e o vereador serelepe Cris Klaus (PRD) (foto: divulgação)
O deputado estadual Maurício Peixer (PL), que é líder do governo na Leléia, esteve na city pexêra pra uma reunião com o vice-prefeito, o papai-sabe tudo Rubens Angioletti (PL) e o vereador serelepe Cris Klaus (PRD) (foto: divulgação)

 

 

O assunto

O corre de Anderson foi para buscar informações sobre como irá funcionar o cadastro único estadual de moradores de rua, lançado pelo governo do estado. Segundo o vereador, o projeto do governador Jorginho Mello é muito bom e a adesão dos municípios é fundamental.

A hora é agora

Anderson argumenta que não dá pra ficar de braços cruzados esperando a temporada chegar e, com ela, centenas de moradores de rua. Para ele, o cadastro único possibilitará dados reais para agir com inteligência, apoiar quem realmente precisa e tirar das ruas quem insiste em se aproveitar da situação… Então tá!

Novo Muttley?

O vereador Mauzinho, ops, Mazinho Miranda (PRD) está no epicentro de um forrobodó envolvendo a aquisição, pagamento e entrega de 300 medalhas que foram adquiridas na gestão do ex-prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (ainda no PL). Na época, o Mauzinho era superintendente da Fundação Municipal de Esportes da Maravilha do Atlântico.

Loucuragem

Ocorre que a compra das medalhas foi empenhada, gerada autorização de fornecimento e a nota fiscal foi paga em 2024, como se as medalhas já tivessem sido entregues na FME. Porém… o material nunca chegou ao poder público até 31 de dezembro de 2024.

Tentaram entregar…

As provas que estão sob investigação do MP e da controladoria-geral do município mostram que a empresa responsável pela produção das medalhas entrou em contato com um ex-diretor da FME na gestão de Mauzinho, ops, Mazinho, que atua como professor credenciado em 2025. Nas conversas, o ex-assessor do vereador supostamente se apresenta ainda como manda-chuva, e pede que agora as medalhas sejam oficialmente entregues…

Problemas à vista

Porém, o professor solicita à empresa que as medalhas sejam entregues no gabinete do vereador no palácio de vidro da avenida das Flores. Porém, a empresa errou a entrega, e levou de novo ao endereço correto, na sede da FME.

Estranho

Quem recebeu as medalhas achou estranho, pois não há licitação vigente ou ata de preço disponível para a compra de medalhas. Foi quando a nova equipe da FME acabou tendo acesso às conversas de zapzap entre a empresa e o ex-diretor, o que desencadeou a investigação iniciada na CGM.

Nem um pio

Desde que a notícia da investigação saiu na imprensa esta semana, o vereador tomou Doril. Simplesmente sumiu, não responde telefone, mensagens e não se posicionou sobre o caso. A coluna fica à disposição para que o parlamentar possa apresentar sua versão dos fatos e esclarecer o ocorrido.

Fibromialgia

O deputado estadual Maurício Peixer (PL), que é líder do governo na Leléia, esteve na city pexêra pra uma reunião com o vice-prefeito, o papai-sabe tudo Rubens Angioletti (PL) e o vereador serelepe Cris Klaus (PRD).

Autor da lei

Deputado Peixer é o autor da Lei Estadual que equipara pessoa com fibromialgia à pessoa com deficiência na Santa & frienta Catarina. Além de atuar em várias outras esferas que acolhem quem sofre dessa doença incapacitante que gera dor por todo corpo.

Seminário estadual

Em maio, ocorreu o seminário catarinense de fibromialgia na Assembleia Legislativa - proposto pelo deputado líder da bancada do governador little Jorginho Mello (PL). O serelepe, digo, vereador Cris foi um dos palestrantes e o vice Rubens participou da abertura, pois ambos são conhecidos fora de Itajaí na defesa da pessoa com fibromialgia.

Seminário regional

Na reunião, o Peixer fez convite para Itajaí sediar o seminário regional da fibromialgia, que também irá passar por mais citys catarinas. O evento irá ocorrer ainda em 2025 e foi aceita a parceira para essa edição que vai dar mais voz para as pessoas com fibromialgia na nossa região. O deputado também se comprometeu com emendas para o Cepics que acolhe também pessoas com fibromialgia.

Gororoba do JC

Em setembro, a Gororoba do JC chega à sua 17ª edição com a participação de milhares de pessoas ao longo deste período. E este ano não vai ser diferente. Oportunidade de participar com a sua marca, produto ou serviço. Bora lá! Informações no zapfone (47) 98842-9084.

Crimes sexuais

Com o objetivo de garantir a integridade na gestão pública e aumentar a segurança na oferta dos serviços à população catarinense, o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) apresentou na Leléia projeto de lei para proibir a contratação, por órgãos estaduais, de pessoas condenadas por crimes sexuais, inclusive em meio digital, contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Mecanismos de controle

A proposta busca ampliar o rol de vedações legais já existentes e reforçar os mecanismos de controle para impedir que condenados pela prática de crimes possam desempenhar funções no setor público estadual. Para isso, a matéria também propõe o fortalecimento do processo de verificação que antecede as nomeações.

Autodeclaração

Atualmente, os ingressantes não são submetidos a um procedimento rigoroso de averiguação a respeito dos antecedentes criminais, devendo apenas assinalar, por autodeclaração, que não se enquadram nas restrições previstas em lei. O deputado explica que um dos objetivos é exigir a apresentação da certidão negativa criminal como requisito para efetivar a contratação.

Inadmissível

“É inadmissível que pessoas com histórico de crimes sexuais, sobretudo contra públicos vulneráveis, possam ocupar cargos públicos. Recentemente, tivemos o caso absurdo do professor de uma creche de Florianópolis que acabou preso por armazenar milhares de imagens de pornografia infantil. Temos que fechar o cerco a situações como essa. O Estado deve ser exemplo de retidão e responsabilidade, zelando por um ambiente seguro e ético para todos”, defende Napoleão.

Garantirá

De acordo com o Napo, caso seja aprovada, a medida valerá para todos os órgãos da administração estadual, incluindo autarquias e fundações, e garantirá que os cargos públicos sejam ocupados por cidadãos de boa-fé, comprometidos com a integridade, o respeito e os princípios fundamentais da gestão pública.

Casos de repercussão

Além da prisão em flagrante do professor de uma creche municipal de Florianópolis no início do mês, outros dois casos envolvendo supostos crimes sexuais em unidades públicas de ensino repercutiram em Santa Catarina neste ano.

Blumenau e Itajaí

Um destes casos resultou na detenção de um professor de fanfarra que atuava na Escola Básica Municipal Vidal Ramos, na galega Blumenau. Ele foi acusado de cometer uma série de abusos contra adolescentes de 13 e 14 anos. O outro ocasionou a abertura de investigação e afastamento de um docente da Escola Básica João Paulo II, em Itajaí, após denúncia de estupro nas dependências do educandário.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Quem é o responsável pela taxação de 50%?

Família Bolsonaro se diz tão patriota que arma contra o próprio país

Lula já tá fazendo hora extra

Se nos taxar, vai ser taxado também!

Trump não tem nada que se meter nos assuntos da justiça nacional



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

ATAQUE

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

GUERRA EM GAZA

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

TRAMOIAS

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga

VIOLÊNCIA SEXUAL

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga



Colunistas

Denísio no porto

JotaCê

Denísio no porto

Personalidade criminosa

Casos e ocasos

Personalidade criminosa

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Mundo Corporativo

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Estilo mãe e filho

Jackie Rosa

Estilo mãe e filho

Risco de temporal em SC

Charge do Dia

Risco de temporal em SC




Blogs

 Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado em 25 de julho

A bordo do esporte

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado em 25 de julho

Você já ouviu falar em hiperviscosidade sanguínea?

Espaço Saúde

Você já ouviu falar em hiperviscosidade sanguínea?

Morador de rua

Blog do JC

Morador de rua






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.