Os indiciamentos do diretor-geral da Abin, do seu chefe de gabinete e do seu adjunto desgastam a Agência Brasileira de Inteligência, mas seus servidores concursados prometem reverter essa tendência e lembram que a tríade indiciada no caso da “Abin Paralela” é composta, exclusivamente, de policiais federais da era Alexandre Ramagem, no governo Bolsonaro. Além disso, os servidores da Abin lamentam a publicização dos nomes dos colegas indiciados pela PF, que supõe o fim das respectivas carreiras, mesmo que ao final do processo sejam eventualmente inocentados. Para a Abin, a PF tem como objetivo central destruir a agência e herdar suas atividades. A situação é tão tensa entre as entidades que ontem, no fim da tarde, apareceu uma faixa perto da sede da Abin com palavras de ordem para sanear a agência.
Vai sair caro
A nota do Itamaraty do último domingo, atacando Israel e Estados Unidos – que destruíram instalações nucleares iranianas – custará caro ao Brasil. Já no G7, o presidente Lula da Silva ...
Vai sair caro
A nota do Itamaraty do último domingo, atacando Israel e Estados Unidos – que destruíram instalações nucleares iranianas – custará caro ao Brasil. Já no G7, o presidente Lula da Silva saiu em defesa do líder russo Vladmir Putin – considerado uma ameaça à estabilidade da Europa pela OTAN – e do Irã, que financia o terrorismo do Hamas, Hezbollah e Houthis.
Pula fogueira!
Nada anda no Congresso nesta semana, durante o famoso recesso branco com metade dos senadores e deputados – em especial do norte, nordeste e Minas Gerais – nos seus redutos para as festas de São João. Muitas cidades decretam até feriado. E a turma de Brasília vai conferir de perto como foi gasta a emenda parlamentar que custeia a farra.
Apoio a Israel
Na contramão do que defende o governo brasileiro, o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, protocolou Moção de Apoio e Solidariedade a Israel e ao seu direito de existir. A proposta será votada na próxima reunião deliberativa da Comissão.
Ecos da guerra?
A Comissão de Relações Exteriores do Senado marcou, mas já cancelou as sabatinas programadas para amanhã dos futuros embaixadores do Brasil na Espanha, Hungria, Suíça e República Tcheca, como citou a Coluna semana passada. Também foi cancelada a reunião que votaria seis acordos internacionais.
Louvor à PRF
O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) protocolou Moção de Louvor à Polícia Rodoviária Federal pelo combate ao tráfico de drogas, com destaque para a apreensão de 5,5 T de maconha no Paraná, a maior do ano. O estado é rota certa de entrada de drogas via Paraguai há décadas.
ESPLANADEIRA
#B2B Match$ anuncia dia 30 em SP a HR Leaders Summit, com 250 CHROs e gestores de RH. #Com 43 mil vagas em estacionamentos em MG, Estapar amplia operação no estado. #Flora Alves lança “Revolução da Aprendizagem”, 24/6, na Travessa Iguatemi (SP). #Mauro Wainstock estará no PodCap, o podcast Capemisa. #Lalin Witch leva a exposição “Onde eles não têm vez” ao Espaço Cultural Correios, em Niterói-RJ, de 5/7 a 16/8. #CIEE projeta cerca de 17,5 mil vagas de estágio no país.