Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Paulinho Bornhausen no senado


Paulinho Bornhausen no senado
(fotos: divulgação)

Eleição suplementar? Governador Jorginho Mello (PL) fala no nome de Paulinho Bornhausen (PSD) em eleição suplementar, se o senador Jorge Seif (PL) for cassado

 

Lula

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Lula

O presidente Lula (PT) não poderia ter escolhido um cenário melhor para sua visita ao Porto de Itajaí que, após anos parado, recebe o maior navio de transporte de carros do mundo e desembarcam na city pexêra mais de sete mil carangas elétricas vindas da terra do povo do zóinho puxado, a China, parceiro comercial que reforçou laços com o Brasil.

 

Vaidades de lado

Tudo pronto para receber o mandatário-mor da nação em Itajaí, só falta o governador Jorginho Mello (PL) deixar as vaidades políticas de lado e prestigiar o evento. O prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), também deveria se fazer presente. É institucional. Independentemente de ideologias partidárias, Itajaí e Santa Catarina, são maiores do que nós todos.

Deputado estadual

O vereador da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Victor Piccoli (PDT), deve encarar um novo desafio no ano que vem. Na semana passada, durante a visita do deputado estadual Rodrigo Minotto, que também é presidente estadual da sigla, recebeu o convite para disputar uma cadeira na Leléia.

Preparado

Vereador seguidor dos preceitos brizolistas, Victor Picoli diz que está preparado para o desafio e que não adianta só reclamar da classe política, mas se colocar à disposição para mudar e fazer diferente.

Bola da vez

Sobre a nova gestão municipal de Camboriú, que tem o ex-tudo coronel Leonel Pavan (PSD) no comando, Victor, que é vice-presidente da câmara, diz que os seus pares, os vereadores, têm colaborado aprovando as propostas enviadas pelo poder executivo.

 

Vice-presidente da Câmara de Camboriú, Victor Piccoli (PDT), fez uma visita de cortesia ao JC
Vice-presidente da Câmara de Camboriú, Victor Piccoli (PDT), fez uma visita de cortesia ao JC

 

 

Cedo

Contudo, diz que ainda é muito cedo para avaliar, mas as expectativas são as melhores. “Pavan é um homem de visão, revolucionou a cidade vizinha e vai dar um passo importante no desenvolvimento que a cidade precisa”, diz ele.

Empregos

Na visão do vereador Victor, é preciso ação do poder público pra atrair novas empresas, investir no turismo rural e na construção civil, desta forma gerando mais empregos para quem mora na cidade-mãe, Camboriú.

Cidade-dormitório

“Hoje somos uma cidade-dormitório, muitos moradores saem todos os dias para trabalhar nos municípios vizinhos. Precisamos gerar empregos aqui”. Victor citou o exemplo de Navegantes que era dependente de Itajaí, mas após a abertura do porto do lado de lá da vala tornou-se uma grande potência.

 

“Insistir em algo que nunca dá certo é como calçar um sapato que não serve mais. Machuca, causa bolhas, às vezes até sangra. Aí percebi que o melhor é ficar descalço e deixar os pés livres, não pra dar lição em ninguém, mas porque eu aprendi a minha” - Pai Atanásio, reflexivo

 

Hilda

A vereadora cultural Hilda Deola (PDT) diz que leu a coluna do pançudinho escriba dando risada, porque o povo ligado ao governo RR não tem como lhe atacar e lasca que ela teria sido deselegante com prefeito Robison Coelho (PL) durante a 4ª Virada Afro-Cultural no último sábado.

Comentou

Hildinha disse que faz parte do cerimonial falar antes do prefeito, que apenas comentou sobre projeto de sua autoria, e que apesar de campos opostos ela não criticou o prefeito, afinal o alcaide “falou em isentar o Sebastião Lucas, coisa que o prefeito Volnei Morastoni (MDB) não fez”, comentou. 

Sem argumentos

“Eles tentam me atacar sem argumentos e razão, já que não sou corrupta”, lasca a pedetista. “Afinal, nem uma casa própria eu tenho, moro de aluguel”, revela a vereadora seguidora dos preceitos brizolistas, Hilda Deola.

Renan e Victor

Semana sim, semana não, o vereador da Dubai city, Jair Renan Bolsonaro, o zero quatro (PL), visita a piramidal casa do povo onde se reúne com o vereador Victor Nascimento (PL) e permanecem trancados no gabinete do boneco Falcon. Provavelmente, trocando figurinhas de bons projetos em prol de BC e Itajaí. Só que não.

 

O presidente Lula (PT) estará no Porto de Itajaí nesta quinta-feira
O presidente Lula (PT) estará no Porto de Itajaí nesta quinta-feira

 

 

Nem de graça 

Em Camboriú, o PL já estaria fechando acordos para compor o governo de Leonel Pavan (PSD). Segundo as línguas frouxas, a bancada já estaria votando tudo juntinho e misturado com a base de governo. Dos cinco vereadores do PL, não vai (e nem o Pavan quer) o vereador Ewerson Umbelino!! O coronel, como o próprio Ewerson o chama, já teria usado a expressão “nem de graça”.

Crise no PL

Dentro do partido a crise é tão constrangedora que dia desses os quatro vereadores do Partido Liberal, Dudu, Pâmela, Fabiano e Policial Wolff, chegaram a votar contra um requerimento do companheiro vereador do PL, o Ewerson! Aliás, os linguarudos ainda falam que, sozinho e sem apoio nenhum, Umbelino já estaria a caminho do MDB.

Mandabrasa da pedrada

O partido está com tudo e não está prosa no governo do Pavan. Um dos cargos mais cobiçados e de maior confiança do prefeito dentro da prefa é da esposa do até esses dias presidente da sigla, Silvano Garcia!!

Toca o terror

Aliás, a patroa do Silvano movimenta toda a grana da prefa e toca o terror no departamento!! Diz que a mulher já fez correr mais de cinco concursados pro cargo de contador que chegam e pedem pra sair por conta da pressão.

Poder sem fim?

O cargo já é motivo até de especulação sobre o porquê de tanto poder do MDB dentro da atual administração!! Há quem diga que, além da presidência do legislativo, Pavan teria dado quatro cargos de alta confiança ao partido.

Oh, dor!

E os linguarudos de plantão lascam que os cargos não estão sendo suficientes pra acalmar os ataques ao governo do coronel, ops, ex-tudo, digo Pavan, dos vereadores Mito, Josué, Renatinho e Alexandre do MDB na casa do povo. Ai, ai, ai, qui dor!!

Autoestima

Cidade bonita, bem cuidada, com investimentos em obras de qualidade. Isso interfere diretamente na autoestima da população, e por esse motivo é que os navegantinos nunca tiveram tanto orgulho em dizer que são de Navega city.

Avançando

Os dengo-dengosos estão faceiros com a montoeira de obras que o prefeito Liba top, ops, Fronza (PSD) tá fazendo pela city. É pavimentação nova, drenagem com tecnologia inovadora em PEAD, coisa que a comunidade nunca nem tinha ouvido falar. Tem máquina trabalhando por tudo. A mais recente rua aberta é a prefeito José Juvenal Mafra, uma das principais do centro.

Drenagem

A avenidona vai ganhar drenagem pluvial mais potente pra dar conta de escoar rapidamente toda a água nos dias de chuvarada, depois pavimentação e camada asfáltica. Tão rolando obras completas de drenagem e pavimentação também em ruas importantes dos bairros.

Hospital

Liba até soltou um vídeo falando das obras adiantadas no hospital Nossa Senhora dos Navegantes. A unidade vai passar a contar com segundo piso, um aumento de mais de 1,5 mil metros quadrados na estrutura já existente. E as melhorias estão rolando com o hospital em pleno funcionamento, sem deixar de atender a comunidade.

Longo prazo

Mais que obras pontuais, os investimentos programados por Liba são duradouros, para fazer Navegantes ter um crescimento sempre equilibrado. Não podemos esquecer que o prefeito tem fortalecido o protagonismo dengo-dengo em todo o estado e até fora dele, atraindo investidores e recursos.

Desenvolvimento

Esse lobby positivo do atual prefeito Liba Top, ops, Fronza, tende a causar mais desenvolvimento, mas também aumento populacional, e o planejamento é essencial para manter a qualidade de vida do navegantino.

Jorginho e Kassab

O governador da Santa & Bela Catarina, Jorginho Mello (PL), teria embarcado no jato do estado e foi até a terra da garoa, São Paulo, bater um rango reservado com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Bornhausen

Segundo os linguarudos de plantão, o encontro cara a cara teria sido sobre a possibilidade de uma eleição suplementar para o Senado, caso o senador Jorge Seif, o zero meia (PL), seja apeado do cargo, digo, cassado. E que o mandatário-mor do estado teria proposto um nome de “consenso” entre as duas siglas, o do secretário estadual Paulinho Bornhausen.

Ingrediente

Há quem vaticine que o encontro entre o little Jorginho Mello e Gilberto Kassab teria um ingrediente a mais no jantar entre as lideranças. A costura de uma aliança visando a sua reeleição em 2026, com o oferecimento da vaga do Senado ao atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que se lançou pré-candidato a governador.

Cair no colo

Pai Atanásio, que tem visto o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD?), lutar feito um Golias para conseguir ser o candidato do partido na eleição para o governo da Santa e Bela, afirma que a sigla tem feito de tudo para cair no colo do Jorginho com Topázio (prefeito de Floripa) de vice.

Tem que arrumar a casa

Com receio dessa situação que vem sendo arquitetada em nível estadual, João Rodrigues tem buscado fazer acordos nacionais, tentando também uma maior aproximação com o chefão da tribo, digo, do partido, Gilberto Kassab.

Deixou de lado

Só falta agora o João entender que o histórico político do PSD não é de protagonismo e geralmente fica de coadjuvante, semelhante ao que aconteceu na eleição passada, quando o partido preteriu as pretensões do ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, de disputar uma vaga ao Senado.

Cabo de guerra

Mais do que se aliar a Kassab, João Rodrigues precisa da tão sonhada unidade dos pessedistas na Santa & Bela. Porque se uma tchurma estica a corda pra um lado e outra puxa pra outro, das duas uma: ou a corda arrebenta e todos caem ou pende pra... Ou tô errado?

Dor de cabeça

A vereadora Ciça Mulher (PDT), que adora reunir o povo em audiências públicas, pelo jeito vai deixar de realizar esses eventos, tamanha foi a dor de cabeça no último. Num encontro sobre maternidade na casa do povo da Dubai Maravilha, o pai do menino Ragnar, morto no parto no HMRC, pediu a palavra.

Abandonado

O pai do menino que faleceu no hospital Ruth Cardoso fez um relato de tudo o que a família tem passado sem o apoio de ninguém da administração pública, nem para amparar psicologicamente a mãe, que tentou suicídio. A vereadora argumentou que a família era de Camboriú e as coisas só pioraram. A Ciça, às vezes, quando fica calada é uma poeta...

Poeira

O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB?), postou vídeo questionando o que estava sendo feito na avenida Brasil, esquina com a 2800, onde uma construtora deixou um rastro de poeira de cimento e areia sobre a via e carangas estacionadas. 

Resposta

O post do vereador, que tem sido acompanhado par e passo nos altos da Dinamarca, foi respondido pela prefa que argumentou que nada de irregular foi encontrado na obra e que a nuvem de cimento foi causada por fortes rajadas de vento.

Ponto pra ambos

E que determinou a limpeza completa da via, o que foi prontamente atendido, segundo a prefa postou no Insta da excelência excelentíssima berrona. Ponto pra ambos! Ao vereador que denunciou e à prefa que atuou e respondeu.

Se a moda pega

O vereador Carlos Roberto Dias, o Gato (UB), confessou que colocou laxante na água do também vereador Benedito Raimundo Ribeiro (PL) durante uma sessão da casa do povo de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais.

Para de encher o saco

Gato postou um vídeo em suas redes sociais onde confessa a maldade: “Aí um dia eu falei assim, o negócio é o seguinte, eu queria tirar esse rapaz agora, parar de me encher o saco. Peguei e pinguei um pouco de laxante na água dele, pra ver se dava essa dor de barriga nele, para que ele saísse um pouquinho da reunião para parar de pegar no meu pé”, disse o vereador em um trecho do vídeo.

Vou levar a minha água

“Graças a Deus foi descoberto. Passei mal das duas horas da manhã até às nove da noite. Estava desconfiado que era laxante, minha família está apavorada e nem quer que eu vá mais à câmara. Agora é levar a minha própria água, todo mundo sabe que sou perseguido”, falou o vereador Dito.

Brincadeira?

O Gato pediu desculpas, dizendo que foi uma brincadeira. O caso suscitou a abertura de uma sindicância na Câmara de Vereadores de Santa Rita do Sapucaí e pode virar caso de polícia. A exposição da vida ou saúde de outra pessoa a perigo direto e iminente, previsto no artigo 132 do Código Penal Brasileiro, pode gerar pena de até um ano de cadeia, se o caso não for grave. Qui coisa, meu povo!

Espia lá!

Além da coluna Jotacê publicada um dia sim e outro também, há mais de duas décadas no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o leitor pode bater também o bago dos zóio no Blog do JC: diarinho.net/blogdojc. E, se quiser dar um plá com o socadinho escriba, o zapfone é (47) 98842-9084 e nos siga no Instagram: @jcdiarinho.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha de Carlos Bolsonaro concorrer ao senado por Santa Catarina?

Ele teria o meu voto!

Já não basta o 04, agora o “clã Bolsonaro” também quer empurrar o 02 pra SC

Não sei ainda

Ridículo! Ele mal sabe onde fica Santa Catarina



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Colunistas

Zema vem aí

JotaCê

Zema vem aí

É uma novela!

Coluna Esplanada

É uma novela!

Monitoramento aéreo registra baleias-francas na costa de SC

Charge do Dia

Monitoramento aéreo registra baleias-francas na costa de SC

O tamanho do drama que mora nas ruas de Santa Catarina

Coluna Acontece SC

O tamanho do drama que mora nas ruas de Santa Catarina

Quando a dor crônica revela um direito escondido: a aposentadoria antecipada

Direito na mão

Quando a dor crônica revela um direito escondido: a aposentadoria antecipada




Blogs

Diplomacia atenta

Blog do JC

Diplomacia atenta

🧠 CBD e Alzheimer: esperança no cuidado de quem mais precisa

Espaço Saúde

🧠 CBD e Alzheimer: esperança no cuidado de quem mais precisa

As duas juntas...

Blog da Jackie

As duas juntas...






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.