JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jandir fala, com exclusividade, com JC
(foto: divulgação)
Na quarta-feira, às 19h, estreia ao vivo o “Desembucha JC” no YouTube e no Instagram @jcdiarinho, com o ex-prefeito Jandir Bellini (PP)
Máfia dos atestados
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Máfia dos atestados
O prefeito Robison Coelho (PL) vai pra cima da chamada máfia dos atestados na Saúde de Itajaí. Sabe-se que grande parte é composta de excelentes profissionais, mas sempre tem o joio no meio do trigo. No último feriadão, houve conluio de maus profissionais pra faltarem ao trampo, por conta dessa farra de atestados. Um absurdo!
Sacanas
Infelizmente, com o perrengue na Saúde, com o aumento de doenças respiratórias, entre outras, ainda tem quem faça uso de atestado médico fraudulento pra não ir trabalhar. Seriam inúmeros casos de gente que pegou atestado pra trabalhar em outros locais, e outros que usam do estratagema pra trampar em empresas próprias.
Exonerados
Segundo os perdigueiros da coluna que se espalham pelo paço da Vila Operária, o prefeito Robison Coelho vai fazer uso da caneta e deve exonerar os (maus) profissionais da Saúde que, comprovadamente, usaram de atestados pra não cumprir com suas obrigações, prejudicando pacientes e lesando os cofres públicos. E que sirva de exemplo. Tá certo!
Desembucha JC
Na quarta-feira, às 19h, estreia ao vivo o podcast “Desembucha JC”, com a presença do ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini (PP). A transmissão será no YouTube.com/desembuchajc e no Instagram @jcdiarinho. Bora lá!
Prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL) vai pra cima da máfia dos atestados e usa a força da caneta pra expurgar maus profissionais (foto: divulgação)
Posse
O Sueverton Aquino, o Maninho (MDB), assume nesta terça-feira a cadeira estofadinha na piramidal casa do povo, pelos próximos 30 dias, com a vaga do vereador Bruno da Saúde (MDB) que se licenciou do cargo.
Posse 2
O ex-vereador e ex-barbudinho Júnior Thiago Morastoni (Podemos) assume, também nesta terça-feira, a cadeira estofadinha na Leléia durante a licença da deputada estadual bonitona e presidente estadual do Podemos, Paulinha da Silva.
CPE Ruth Cardoso
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti (MDB), o Quero-Quero, gritou tão alto que o governo acabou ouvindo. Depois de convocar a diretora do HMRC – sem sucesso porque o governo “blindou” Andressa que acabou exonerada –, Achutti protocolou na casa do povo um requerimento pedindo a abertura de uma CPE, Comissão Parlamentar Especial para averiguar a situação do Ruth Cardoso.
Nova liderança
A semana política na Assembleia Legislativa começa com nova liderança parlamentar do governo. O entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), que vinha exercendo o posto desde fevereiro último, confirmou, em conversa com o governador Jorginho Mello (PL) neste fim de semana, que está deixando o cargo em favor do colega deputado liberal Mauricio Peixer.
Vereador da capital manezinha, Josimar Pereira, o Mamá (UB), anda se destacando (foto: divulgação)
Quinto Constitucional
Com a saída da liderança na Leléia, antecipa um pouco o rodízio em função dos preparativos de Naatz para a disputa interna de uma vaga ao Tribunalão de Justiça (TJ-SC) via o chamado Quinto Constitucional da OAB.
Trabalho duro
Substituições à parte, o fato é que, segundo consta nos bastidores parlamentares, o novo líder terá trabalho duro, a exemplo de todos os anteriores, na conversação com seus pares e com o próprio governo, já que tanto a bancada do PL como o próprio executivo estadual têm a fama de falta de unidade de posicionamento político-administrativo.
Ponte
O motivo vai de muitas personalidades diferentes entre os nove integrantes da maior bancada da Leléia, até as vaidades internas de cada um, incluindo aí o relacionamento com o ex-deputado e atual chefe da Casa Civil, Kennedy Nunes, encarregado de fazer a ponte do governo com o parlamento catarinense nos debates e votações de interesse de ambos.
Troca de farpas
Prova de que o relacionamento interno não é fácil entre a turma liberal foi a discussão em plenário, na semana passada, entre o deputado Jessé Lopes (PL) e seu colega Alex Brasil (PL), em torno do projeto de lei que proíbe as praias de naturismo-nudismo em todo o estado.
“É inútil tentar fazer um homem abandonar pelo raciocínio coisa que não adquiriu pela razão” - Sócrates
Derrotado
O projeto de autoria de Jessé acabou sendo derrotado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc, com voto contrário do relator Alex Brasil, que é contra a proibição e pela regulamentação da prática de nudismo. As trocas de farpas ficaram evidentes.
Na bronca
O deputado Sargento Lima (PL) protocolou, nesta segunda-feira, na Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, representação criminal contra o governador daquele estado, Jerônimo Rodrigues (PT).
Pra vala
A reação de Lima se deve à declaração pública do governador Jerônimo, que defendeu que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus eleitores deveriam ser postos numa “retroescavadeira” e levados “pra vala”. Em 2 de maio, durante a inauguração de um colégio na cidade de América Dourada (a 420 quilômetros de Salvador), o governador baiano fez as declarações.
Enchedeira
“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo pra vala”.
Crime
A representação criminal contra o governador baiano está baseada no Código Penal. Sargento Lima entende que houve incitação ao crime, pois a expressão “levar pra vala” remete a execuções sumárias e ocultação de cadáveres, prática associada a crimes de homicídio.
Deputado estadual Sargento Lima (PL) bota representação criminal no lombo do governador baiano, Jeronimo Rodrigues (PT), por fala infeliz (foto: Vicente Schmitt)
Igualdade de todos
O deputado ressalta ainda que a declaração do governador Jerônimo Rodrigues “reduz cidadãos a objetos descartáveis por divergências ideológicas”. Sargento Lima finaliza destacando que o ataque é agravado pelo contexto de autoridade estatal, que “deveria zelar pela igual proteção de todos”.
Posto da PRF
O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) esteve com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Santa & Bela Catarina, Manoel Fernandes, em um passo importante para resolver uma demanda que se arrasta há anos: a mudança de local do posto da PRF em Itapema.
Solução
A estrutura atual, localizada no km 142 sentido sul/norte da BR 101, fica perto do túnel do Morro do Boi e é um dos pontos mais críticos de engarrafamento da região, devido ao intenso fluxo de veículos. O deputado Goetten já levou a situação até o diretor-geral da PRF em Brasólia, buscando uma solução para o problema.
Alternativa
Agora, a própria PRF-SC, através do superintendente Manoel e diretores Jacobsen e Homero, apresentaram uma alternativa viável: a transferência do posto para alguns quilômetros adiante, no sentido contrário da rodovia, na altura dos km 143/144, ou seja, no sentido norte/sul.
Sem impactar
A nova localização garantiria a continuidade do trabalho de fiscalização sem impactar negativamente o tráfego, ao mesmo tempo em que facilitaria o deslocamento dos motoristas e reduziria os congestionamentos.
Adequar
Após a reunião, o deputado entrou em contato com o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), que demonstrou interesse em fazer parte da parceria para viabilizar a transferência. Os próximos passos a serem apresentados para alocar a nova sede da PRF com a infraestrutura necessária serão dados pelo prefeito Xepa em conjunto com o deputado Goetten, para que a PRF esteja de acordo.
Afeta milhares de motoristas
“O posto da PRF em Itapema atende não apenas o município, mas também cidades estratégicas como Balneário Camboriú e Itajaí. Com diálogo e conversa conseguimos avançar na solução de um problema que afeta milhares de motoristas todos os dias”, afirmou Goetten.
Quem é quem
O atual retrato político da capital manezinha esbanja um misto de corrupção e desigualdade estampado nos principais noticiários nacionais. O aluguel mais caro da Santa & Esfolada Catarina, somado ao almoço mais alto entre todas as capitais fazem os trabalhadores pagarem a conta salgada.
Agenda elitista
Os linguarudos de plantão caceteiam que a verdade é uma só: o novo governo do prefeito Topázio Neto (PSD) possui uma agenda elitista, afastado propositalmente das pautas populares e com medidas antissociais. O programa adotado pela atual gestão imprime uma marca.
Ignora as demandas
As bocas de caçapa caceteiam que a marca do governo Topázio é regada a café com empresários, ignorando as demandas de quem é a maioria na Florianópolis da vida real: os morros, as comunidades, a juventude, os microempreendedores, os comerciantes e profissionais liberais.
Opinião pública
A polícia da capital nunca esteve tão violenta, enquanto a sensação de insegurança no grande centro só aumenta. Passados seis meses da reeleição em primeiro turno, a atual gestão parece não se importar com o que a city sempre teve de melhor e mais organizado: a força da opinião pública e os movimentos populares.
Escolhidos não agradam
Nomes como Fabio Botelho (Podemos), Bruno Souza (PL) e até sua vice, Maryanbe Mattos (PL) são vistos como figuras que não agradam “nem políticos, nem o povo” e já figuram como “escolhidos a sucessores”.
Articulação atrapalhada
Sem um “grande líder e articulador” na casa do povo manezinha, e com uma articulação política atrapalhada após a saída do verdadeiro nome que o reelegeu (Mamute), o primeiro semestre de 2025 para a prefa de Floripa tem sabor e clima de fim. Seria o início de uma debandada anunciando uma declarada insatisfação política?
Destacando
Neste cenário, quem anda se destacando é o vereador Josimar Pereira, o Mamá (UB). Em seu segundo mandato, o líder popular nascido e criado no bairro Tapera teve seu ponto mais forte e contundente apresentado na semana que passou.
Não se intimidou
A polêmica e emblemática votação da reforma da previdência evidenciou o que pensa e o lado que o governo defende. Os puxas do vereador Mamá lascam que ele agiu com princípios e valores, consultando a base, não se intimidando por ameaças e mantendo seu mandato conectado com o povo.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.