Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

"A vida presta"


"A vida presta"
Fotos: Divulgação

Visitaram o JC as professoras Cléo Comunello e Ana Cláudia Junges, integrantes do bloco “A vida presta” que homenageia a atriz Fernanda Torres

Porto

Há quem diga que a coluna pegou pesado, ontem, na questão do porto que volta (pela terceira vez consecutiva, é um recorde!) aqui na pauta. Mas apesar dos pesares, é importante sempre dizer ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Porto

Há quem diga que a coluna pegou pesado, ontem, na questão do porto que volta (pela terceira vez consecutiva, é um recorde!) aqui na pauta. Mas apesar dos pesares, é importante sempre dizer que essa coisa toda não pode cair nas costas do prefeito Robison Coelho (PL), que teve uma herança para lá de maldita nesse quesito, afirmam puxas palacianos.

Zero

A própria questão das áreas não operacionais, que o socadinho escriba adiantou que tem sido tratada pelo prefeito de forma séria, é uma herança que poderia ter sido deixada de forma mais organizada – o governo passado simplesmente fez cara de paisagem para isso.

Explico

É que as fontes ouvidas pela coluna garantem que com essa montoeira de desapropriações e áreas a serem entregues para o porto pelo município, e sabendo o antigo governo que o contrato iria se findar em 31 de dezembro do ano que passou, a situação poderia já estar normalizada.

Ou seja

O governo passado tinha obrigação de ter gerenciado isso, de maneira a dar a nova administração (fosse ela federal ou municipal) às áreas operacionais, inclusive as que vão ser entregues, mas, em troca, transferido a propriedade tanto da antiga Sul Atlântico (imóvel anexo ao centreventos), como também o Parque do Atalaia, ao município.

Se...

...fosse assim, hoje o atual prefeito não teria essa verdadeira bucha na mão, de ter que iniciar toda uma negociação com a Autoridade Portuária de Santos (APS), e já estaria tudo nos conformes. Não só a coluna, mas toda a cidade deve parabenizar o prefeito Robison por isso, porque ele está tentando corrigir um problema que não foi ele quem criou.

APS

E, por falar em Santos, a eminente nomeação do polido João Paulo Tavares Bastos Gama que, dizem, passa por problemas pessoais sérios, está sendo bem gerida também pelo atual prefeito. Ter o João Paulo lá, afinal, é coisa boa, porque ele sabe de Itajaí, mas a prigunta que fica é: que autonomia ele terá?

Décio

É preciso que o pai dessa criança, o presidente do Sebrae, o petista e itajaiense Décio Lima, venha a público explicar como está essa bagaça. Em outras palavras, se o João Paulo será só um fantoche do centrão, leia-se Kassab e Temer, ou terá mesmo autonomia para decidir alguma coisa.

Federal

Quando foi sinalizada a administração federal, tinha ficado dito que seria criada uma empresa pública, específica para Itajaí, mas o que aconteceu foi que Santos administra, e Santos é concorrente de Itajaí. Assim não dá! Assim não phode!

Setenta cargos

Por outro lado, quem teve acesso ao convênio sabe que uma das prerrogativas é que o prefeito proceda a nomeação do polido João Paulo, como foi solicitado por ofício entregue em mãos na semana passada. O convênio mantém cerca de 70 cargos na esfera do porto de Itajaí.

Pé na buzanfa

O convênio preconiza que se não nomear o novo chefão do terminal, com esse imbróglio jurídico, a APS não tem obrigação de honrar o pagório de cerca de 70 funcionários que trabalham no porto e, com isso, corre-se o risco de que esse povo ganhe um pé na buzanfa. Já imaginou o perrengue? 

Relação

Vamos acompanhar com calma todo esse imbróglio, certos de que o atual governo vai nos levar a um bom caminho, mas não adianta apenas cobrar a dupla RR, porque agora quem diz sobre o porto é o governo federal, é o Décio Lima, já que assim ele se colocou. Dele, espera-se também algum posicionamento, porque se tiver um perdedor, esse perdedor será a cidade de Itajaí e toda a região do entorno.

Blog do JC

Além da coluna JotaCê que o leitor bate os bagos dos zóios um dia sim e outro também, por mais de duas décadas, você pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, no DIARINHO.net e nos seguir também no Instagram: @jcdiarinho. E se quiser dar um plá ou mandar mensagem, o zapfone é (47) 98842-9084

Prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), se solidarizou com as famílias que perderam tudo nos incêndios no Cidade Nova e São Roque
Prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), se solidarizou com as famílias que perderam tudo nos incêndios no Cidade Nova e São Roque

 

Solidariedade

O prefeito da city pexêra, Robison Coelho (PL), merece os parabéns. O alcaide, sensibilizado frente aos incêndios que destruíram sete casas no bairro Cidade Nova e duas no São Roque, conclamou que todos podem fazer a diferença, e instituiu um ponto de coleta de donativos para estas pessoas que perderam tudo nos sinistros.

Toda ajuda é bem-vinda

O prefeito abriu as portas do paço da Vila Operária e, no átrio da prefa, instalou um ponto de coleta das 13h às 19h para doações de roupas masculinas, produtos de higiene, limpeza e alimentos. Pra doações de móveis e eletrodomésticos só ligar no telefone do CRAS Promorar (47) 99785-1540. Sejamos solidários!

A deputada estadual Ana Campagnolo (PL) chamou a secretária de Comunicação da prefa de BC, Dagmara Spautz, de hipócrita e jaguara
A deputada estadual Ana Campagnolo (PL) chamou a secretária de Comunicação da prefa de BC, Dagmara Spautz, de hipócrita e jaguara

 

Vingativa

A deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL) não perdoou e fez um vídeo dando nos dedos da ex-colunista política Dagmara Spautz, que trocou o colunismo pelo cargo de secretária de Comunicação da Dubai city. Lá atrás, Dagmara havia criticado Campagnolo por ser campeã em diárias ganhas por conta de inúmeras viagens... Hummmmm...

De pedra à vidraça

Spautz criticou Campagnolo por receber um salário mínimo por dia só de diárias. No vídeo, Campagnolo trouxe recorte de matéria que mostra a diária recebida por Dagmara para viajar a Brasília com a prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), na semana passada, e que foi de quase um salário mínimo por dia...

Exagero?

Na tal viagem a Brasília, Juliana levou a tiracolo, além de Dagmara, mais duas diretoras da prefa da Dubai brasileira, o que resultou num total de diárias de quase 20 mil reais em três dias. O irônico é que a gastança foi feita dias após a prefeitona Juliana ter decretado medidas de contenção de despesas para os servidores municipais. Dois pesos e duas medidas? 

Jaguara

Mas, voltando à vingativa deputada Campagnolo, ela pegou pesado com Dagmara chamando-a de hipócrita e jaguara, afirmando ter sido perseguida pela jornalista por ser antifeminista... Será? Ai qui dor!!!

Júlio Garcia municipal

Nas rodas políticas e principalmente da piramidal casa do povo pexêro, as bocas de tramela afirmam que o entisicado presidente da piramidal, Fernando Pegorini (PL), é considerado o Júlio Garcia municipal, em alusão ao presidente da casa do povo estadual.

Habilidade e articulação

A demonstração de habilidade na articulação e respeito pelos pares já vêm sendo demonstrados desde a eleição da mesa diretora, onde o entisicado Pegorini emplacou uma votação por unanimidade histórica. O entisicado conseguiu também articular oposição e situação em todas as comissões com votação unânime. Conseguiu até fazer esquerda e direita conversarem.

Risotolândia

O grupo Risotolândia, em nota encaminha à coluna JotaCê, afirma que tomou conhecimento no dia 21 de fevereiro de 2025 da decisão da 1ª Vara da Fazenda de Blumenau, negando o pedido de retomada da prestação de serviços de merenda escolar da rede municipal de ensino. “A solicitação feita pela Risotolândia teve como base os problemas com a alimentação escolar enfrentados em várias unidades após a contratação emergencial de uma nova empresa”, afirma a Risotolândia.

Noticiado pela imprensa

A nota diz ainda que: “Aproveitamos para esclarecer que a discussão judicial se limita aos termos, modo e forma da rescisão contratual, sem que haja qualquer outro questionamento quanto à execução do contrato. O aumento de faturamento noticiado pela imprensa decorre única, objetiva e exclusivamente do aumento do número de alunos e escolas (aumentos quantitativos) e da conversão de escolas de turno único em turno integral, o que implica na alteração da qualidade da alimentação servida, passando de lanches para almoços, por exemplo (aumentos qualitativos).” Leia a nota completa no Blog do JC, no DIARINHO.net

Portas abertas

A atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Itajaí, sempre se vendeu como uma instituição plural e democrática, um espaço onde todos os advogados, independentemente de suas posições, têm voz.

Máscara caiu

A eleição da Comissão da Jovem Advocacia expõe uma realidade bem diferente. O processo eleitoral parecia seguir normal, com advogados escolhendo seus representantes. No entanto, quando chegou o momento de nomear os demais cargos da diretoria, a nova vice-presidente sugeriu uma advogada para integrar a gestão. Foi então que a máscara caiu.

Vetou

O presidente eleito simplesmente vetou (presidente é quem detém o poder de escolha) a indicação, com a justificativa de que não aceitaria opositores na diretoria. Como assim? Desde quando a OAB, um espaço que deveria garantir a representatividade de toda a classe, passou a ser um clube exclusivo apenas para aliados da gestão?

Renunciou

Em seguida, a vice-presidente, recusando-se a compactuar com essa postura, renunciou ali mesmo. “Não serei fantoche”, disse, ao sair da sala. Um ato de coragem que evidencia uma questão mais profunda: a OAB prega inclusão, mas age com exclusão.

Distanciamento

Esse episódio revela um jogo político que enfraquece a instituição, e distancia os advogados que acreditam numa gestão realmente aberta e representativa. Se a OAB quer ser, de fato, uma entidade democrática, precisa garantir que todas as vozes sejam ouvidas.

Merece muito mais

E não apenas as que interessam a quem está no poder. O discurso de “portas abertas” da subseção pexêra da Ordem dos Advogados do Brasil não pode ser apenas uma estratégia eleitoral. A jovem advocacia merece mais do que isso.

Prefeito André Vechi (PL), de Brusque, vai multar em R$ 5 mil pichadores e recompensar os denunciantes com mil reais
Prefeito André Vechi (PL), de Brusque, vai multar em R$ 5 mil pichadores e recompensar os denunciantes com mil reais

 

Multar pichadores

O prefeito da capital da pronta-entrega, do tecido e do marreco assado, André Vechi (PL), o sapatinho branco, encaminhou às excelências excelentíssimas projeto que pune com multa pichações em Brusque. O infrator será punido com multa de cinco mil reais e em caso de reincidência, o valor dobra.

Quem ama, cuida

E o projeto a ser analisado pelos vereadores prevê que 20% do valor da multa, no caso da primeira carcada, ou seja, mil reais, sejam destinados a quem denunciar o pichador e possibilitar a sua identificação. O projeto está inserido no programa: “Brusque: quem ama, cuida”, que deve ser lançado em breve pelo sapatinho branco, digo, prefeito Vechi. 

A vida presta

As professoras Cléo Comunello e Ana Cláudia Junges, e integrantes do bloco “A vida presta” que homenageia a atriz Fernanda Torres, arrasaram no pré-carnaval da última sexta-feira, 22 de fevereiro. O bloco composto majoritariamente por mulheres feministas, vem sendo organizado desde janeiro e já tem quase 100 integrantes.

Fernanda Torres

O “esquenta” foi no espaço São Miguel Pub, ao lado da igrejinha velha, no centrão pexêro, e seguiu em cortejo até o Mercado Público, com direito a participação da própria Fernanda Torres, interpretada pela drag peixeira Célia Maravilha.

Ovacionada

No mercado, a turma foi ovacionada pelos presentes que vibraram e demonstraram estar na torcida para que o Brasil leve uma estatueta do Oscar com o filme “Ainda estou aqui”, indicado como melhor filme e melhor filme internacional, além da indicação de Fernanda como melhor atriz. 

Esquenta

O filme conta um pouco da trajetória da ativista Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva – assassinado pela ditadura militar brasileira. O bloco “A vida presta” vai participar de todos os dias do carnaval, e deve fazer o esquenta na Hercílio Luz e seguir para o mercado junto aos demais foliões da city.

Frase do dia: 
"Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada" 
Engenheiros do Hawaii

Democracia

A intenção da mulherada é, além de torcer pelo Oscar, que será transmitido no dia 2 de março, ampliar o debate sobre a importância da cultura e da luta pela democracia no Brasil.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🕘 MINUTO DIARINHO 🕒 👩🏼‍🚒🤲🏽As 23 pessoas que perderam tudo no incêndio na rua Otto Hoier, no bairro ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial

JUSTIÇA

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial

Vídeos mostram indígena isolado que apareceu em comunidade ribeirinha no Amazonas

BRASIL

Vídeos mostram indígena isolado que apareceu em comunidade ribeirinha no Amazonas

2,5 milhões de crianças estudam em locais 3°C mais quentes que as cidades

Calor na escola:\

2,5 milhões de crianças estudam em locais 3°C mais quentes que as cidades

As mudanças climáticas estão matando palavras e línguas

HISTÓRIA

As mudanças climáticas estão matando palavras e línguas



Colunistas

Aposentadoria duplamente antecipada: profissionais da saúde e engenheiros podem garantir o benefício antes do esperado

Direito na mão

Aposentadoria duplamente antecipada: profissionais da saúde e engenheiros podem garantir o benefício antes do esperado

A cara do Marcílio

Show de Bola

A cara do Marcílio

Furto de fios em escolas

Charge do Dia

Furto de fios em escolas

Povo paga o cartão

Coluna Esplanada

Povo paga o cartão

Aumento de moradores de rua será debatido na Alesc

Coluna Acontece SC

Aumento de moradores de rua será debatido na Alesc




Blogs

Republicanos pexêro

Blog do JC

Republicanos pexêro

Resultados do primeiro Bike Series de 2025

A bordo do esporte

Resultados do primeiro Bike Series de 2025

Você já se deparou com esses sintomas?

Espaço Saúde

Você já se deparou com esses sintomas?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.