JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Aulas de dança em Piçarras
(foto: divulgação)
A assessora do gabinete do prefeito Tiago Baltt (MDB), Michelle Silva, parece que tá na mira do MP. Me sopraram que é professora de dança e oferece aulas particulares no espaço da Fundação Cultural de Piçarras
Poder supremo
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Poder supremo
Repercutiram em toda a classe política da city pexêra os relatos da coluna sobre a fome de poder da dupla de sócios, o secretário de Comunicação Calebre, ops, Calebe Moreno e o chefe de gabinete do prefeito Robison Coelho (PL), o Deco Sandri, apelidado no paço de Mister D. O poder supremo da nobreza da família Sandri iria muito além do que a coluna estampou.
Eu quero
Uma tchurma atenta aos movimentos do chefe de gabinete garante que o Sandri rico (nunca vi um Sandri pobre) botou na cabeça que queria um time de futsal forte na city pexêra. Só porque o poderoso batia uma bolinha no passado. Até aí, não vejo nada de errado, até porque o esporte todo mundo sabe que é bom e fazer a cidade forte na modalidade é bom.
Pega ou larga
O problema é que o dono da prefa teria chamado grandes fornecedores do município para patrocinarem o Marcílio Dias e, em troca, a diretoria do marinheiro deveria investir uma bufunfa grande no futsal, mesmo com o time capenga no campeonato estadual. Ou pega ou larga, teria dito o Mister D pros bagrões do Cilião. Eitcha.
Deputado federal Gilson Marques (NOVO), espirrou emendas pra citys do litoral norte (foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Pés pelas mãos
E nisso, alô Ministério Público, vai ficando a cola do prefeito na reta. Onde já se viu a prefa exigir de fornecedores que patrocinem o Marcílio Dias e ainda impor condições para que o clube receba os patrocínios. Uma loucura insana que, se for bem investigada, vai fazer o Gaeco bater na porta da prefa e do Marcílio, e levar metade do povo preso. Eu não acredito nessa cabacice.
Público com privado
O problema é que Deco mistura, sem pudor nenhum, o público com o privado e isso quase sempre dá uma merda gigantesca. E o alcaide Robison Coelho, sem poder falar um pio, finge que tá tudo certo, tudo muito bem.
Refém
Eu fico só pensando o que Calebe e Deco têm nas mãos pra fazer Robison fazer tudo que eles mandam, sem nem chiar. Daqui a pouco até o vice Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) bota o dele na reta sem imaginar.
Deputados integrantes da Bancada do Vale do Itajaí estiveram reunidos na Leléia para avaliar e definir prioridades regionais de 2025 (foto: divulgação)
Só ela pode?
A assessora do gabinete do prefeito Tiago Baltt (MDB), Michelle Silva, parece que tá na mira do Ministério Público. Me sopraram que a moça é professora de dança e oferece aulas particulares no espaço da Fundação Cultural de Balneário Piçarras.
Amiga da primeira
Dizem as más línguas piçarranas que Michelle é parça da primeira-dama, Andressa Pera, e por isso estaria usando o espaço público para aulas particulares. Parece, inclusive, que a loira do gabinete recebe dinheiro dos pais dos alunos em forma de mensalidade.
Pode isso?
Parece que o caldo da professora Michelle engrossou, porque nem todo mundo pode usar o espaço da fundação para aulas particulares. Se ela pode, mais gente poderia, né? Mas como me disse o fofoqueiro-mor da ex-capital do jet-ski: quando se é amiga da primeira-dama e assessora do prefeito, tá tudo liberado.
Povo não colabora!
O secretário de Obras, o taliano Tarcísio Zanelatto, já é conhecido pelo seu jeito incansável de trabalhar, mas até ele anda assustado com a quantidade absurda de entulhos retirados das ruas. Só nos bairros Cidade Nova e Cordeiros já foram quase 400 caminhões de lixo recolhidos!
E o pior?
Tem ponto onde o programa “Itajaí mais limpa já passou” e que, pouco tempo depois, tá lá outra vez: uma montanha de entulho. Assim não dá! O poder público faz a sua parte, mas a população precisa colaborar. O recado do italiano é claro: educação e respeito são essenciais para manter a cidade limpa!
“Uma sociedade de carneiros acaba gerando um governo de lobos” - Victor Hugo
E o almoço dos idosos?
Linguarudos palacianos de Itajaí lascam que é balela que cortaram o almoço dos idosos. E afirmam que o prefeito Robison Coelho já bateu na mesa e garantiu que nunca houve e nem haverá corte no serviço. Mas, tinha discrepâncias, alguém no passado se aproveitava do rango dos velhinhos?
Moralização do benefício
O que vai acontecer é uma moralização do benefício, para garantir que quem realmente precisa seja atendido, garante a raça de puxas da prefa. E que fora isso, é conversa fiada de quem quer plantar discórdia. No mais, o trabalho segue firme para melhorar os centros de convivência e garantir atendimento digno aos idosos de Itajaí, garantem puxas governistas. Vamos acompanhar.
Combate à corrupção
O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), anunciou nesta semana a nomeação do tenente-coronel Éder Jaciel de Souza Oliveira para liderar a recém-criada pasta de Articulação e Combate à Corrupção. Figura conhecida na região, com décadas de experiência na Polícia Militar de Santa Catarina, o coronel Éder traz uma bagagem significativa em segurança pública.
Compromisso
Em sua primeira semana no cargo, ele já coordenou o grupo de trabalho responsável por aprimorar a segurança nas escolas municipais, demonstrando seu compromisso imediato com a comunidade escolar.
Reforçou
Além disso, a prefa reforçou sua equipe com a nomeação do tenente-coronel Alfredo Knoblauch como corregedor da Guarda Municipal. Com mais de 30 anos de serviço na Polícia Militar, o coronel Knoblauch possui vasta experiência no combate ao crime organizado, tendo comandado batalhões em Itajaí e atuado no Gaeco.
Segurança e bem-estar
Essas nomeações refletem o compromisso contínuo da gestão de Alexandre Xepa em garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos de Itapema, fortalecendo as ações de combate à corrupção e promovendo uma administração transparente e eficiente.
Gilson Marques
Em dezembro de 2024, foram feitos os pagamentos das emendas parlamentares individuais e de bancada do deputado federal Gilson Marques (Novo) pra citys do litoral. A cidade de Navegantes (secretaria de Saúde) R$ 250 mil (via fundo municipal de Saúde), e Balneário Camboriú (Apae) R$ 150 mil (via fundo municipal de Saúde), foram as contempladas.
Prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), nomeia o tenente-coronel Éder Jaciel de Souza Oliveira para liderar a recém-criada pasta de Articulação e Combate à Corrupção, e o tenente-coronel Alfredo Knoblauch como corregedor da Guarda Municipal (foto: divulgação)
Dinheiro dos impostos
“É o dinheiro dos impostos dos catarinenses voltando para onde realmente é necessário para a população e não onde é melhor para o político. Continuo firme fazendo meu trabalho e buscando o que é melhor para o nosso Brasil”, disse Gilson.
Desafios da liderança
Confirmado na semana passada como o novo líder do governo na Alesc, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) já esteve conversando com as demais lideranças partidárias da casa e explicou que está assumindo este compromisso com a seriedade e a dedicação que a função exige.
Diálogo e a união
Deixou claro que está ciente dos desafios que tem pela frente, mas também motivado pela certeza de que, pelo diálogo e a união em torno dos projetos de interesse da sociedade catarinense em primeiro lugar, poderá se alcançar resultados significativos.
Segurança
Entre os primeiros desafios de Ivan Naatz na liderança estarão os projetos de lei do governo que envolvem aumento de 21,5% para as carreiras que compõem as forças da Segurança Pública, e sobre o qual ainda não há um consenso das lideranças destes servidores.
Saneamento
Outro desafio é a proposta de regionalização do saneamento que pretende criar grupos de municípios visando concessões para obter investimentos e alcançar metas de cobertura de água e esgoto previstos no Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020.
Regionalização
O projeto de regionalização do saneamento chegou a iniciar tramitação no ano passado, mas foi adiado para 2025 em função de ter encontrado algumas resistências entre as entidades representativas dos municípios.
Ferir
O argumento de alguns prefeitos é que o sistema poderia ferir a autonomia dos municípios de decidir individualmente sobre a gestão dos serviços de saneamento — uma atribuição municipal de acordo com a Constituição.
Debate e alternativas
Naatz antecipou que é desejo do governador aprovar o quanto antes este projeto, porque o índice de tratamento e coleta de esgotos ainda é sofrível nas principais regiões catarinenses. “O importante é ampliar o debate democrático, como a Alesc sempre tem feito na busca de alternativas de consenso e vamos trabalhar neste sentido”, comentou o entisicado.
Bancada do Vale unida
Logo na primeira semana de atividades no retorno das atividades legislativas na Alesc, os deputados integrantes da Bancada do Vale do Itajaí se reuniram para avaliar as ações e as demandas prioritárias da região para este ano de 2025.
Novo integrante
Na reunião no gabinete do mais novo integrante da bancada, o deputado Júnior Cardoso (PTB), de Camboriú, além dos demais parlamentares do bloco: Ana Campagnolo (PL), Carlos Humberto (PL), Ivan Naatz (PL), Oscar Gutz (PL), Paulinha da Silva (Podemos), Marcos da Rosa (UB) e Napoleão Bernardes (PSD), além do deputado Emerson Stein (MDB) que continuará como coordenador da Bancada por escolha unânime de seus pares.
Demandas regionais
Na avaliação dos deputados, o trabalho e a mobilização em 2024 foram bastante produtivos em torno de demandas importantes, como o apoio a obras essenciais, incluindo a do hospital Marieta, a dragagem do rio Itajaí-açu, e a interseção da rodovia Antônio Heil.
Demandas regionais 2
O apoio ao projeto Promobis, os recursos para o complexo do Sesi e projetando, já para este ano, a garantia de verbas, via emendas parlamentares, para a pavimentação do Morro de Encano, que conecta os municípios de Itapema e Camboriú.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.