JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
João Rodrigues prestigia Navegantes
O pré-candidato a governador João Rodrigues (PSD) e o presidente da Leléia, Júlio Garcia (PSD), estiveram em Navega city prestigiando o campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia com o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) (Foto: Marcos Porto)
Ficou prosa! O advogado e assessor da piramidal, Leandro Hahn, o Milhouse, com a deputada estadual Ana Campagnolo (PL) (Foto: Divulgação)
O advogado pexêro Maykon Fagundes Machado tomou posse como diretor do Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico da Escola Superior da Advocacia - OAB/SC (Foto: Divulgação)
O pré-candidato a governador João Rodrigues (PSD) e o presidente da Leléia, Júlio Garcia (PSD), estiveram em Navega city prestigiando o campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia com o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD)
Sobre o que importa
O final de semana de Itajaí foi assombrado pela morte do vereador Otto Quintino, o Otto da Farmácia, pessoa querida na comunidade. Ele que sucumbiu, ao que consta, como mais uma vítima do mal desse século, a depressão que atinge milhares de pessoas, e cresce à medida que mais e mais maluco fica o mundo e o dia a dia das pessoas. É preciso um olhar especial para esse grande problema social e de saúde pública, e de ações para diminuir seu impacto e salvar vidas.
Abraço
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Sobre o que importa
O final de semana de Itajaí foi assombrado pela morte do vereador Otto Quintino, o Otto da Farmácia, pessoa querida na comunidade. Ele que sucumbiu, ao que consta, como mais uma vítima do mal desse século, a depressão que atinge milhares de pessoas, e cresce à medida que mais e mais maluco fica o mundo e o dia a dia das pessoas. É preciso um olhar especial para esse grande problema social e de saúde pública, e de ações para diminuir seu impacto e salvar vidas.
Abraço
O ex-prefeito da Dubai brasileira, o pop star Fabrício Oliveira (PL), estava atento a isso e durante seus oito anos de governo desenvolveu o programa “Abraço à vida” e uma série e de ações premiadas nacionalmente na questão premente da saúde emocional das pessoas. Esperamos que a prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), mantenha o esforço visionário de Fabrício nessa questão. Acho que é o mínimo.
A cidade sem luz
Por aqui, em Itajaí, não há nada nem parecido com o que foi empreendido em Balneário Camboriú na área da saúde emocional. E nem em área nenhuma, vamos falar sério. Itajaí, que já foi vanguarda na política, na economia e em outras áreas é, hoje, a vanguarda do atraso. Conquistou esse título nos oito anos sofríveis do governo Volnei (MDB) e quando se olha para esse governo RR que começa, dá vontade de desistir. Não há luz nem no final do túnel.
Ficou prosa! O advogado e assessor da piramidal, Leandro Hahn, o Milhouse, com a deputada estadual Ana Campagnolo (PL) (Foto: Divulgação)
Legado
Acho que devemos pensar em termos de legado. Qual o legado do governo Volnei? O que esse prefeito que governou Itajaí por 12 anos deixou de marca? A resposta é: nada. Infelizmente. Aliás, deixou uma grande marca, sim: a de que se pode fazer tudo quanto é merda possível na city pexêra, que não tem problema nenhum. Não tem consequência. Ninguém vai pra cadeia.
O mais do mesmo
E também, infelizmente, o que se constata nesse começo triste do governo Robison Coelho (PL) é que ele vai no mesmo caminho do mais do mesmo. Por que, afinal, o que se viu até aqui? Nepotismo, perseguição a pobre e velho, acomodação dos que sempre se serviram das benesses da prefa, arrogância, falta de transparência, comunicação zero, e tal e tal. Nada do governo Robison é diferente do governo Volnei. Só mudaram as moscas (não todas, inclusive).
Ouro de tolo
Robison Coelho recebeu em Itajaí uma votação histórica, fruto de uma cidade que não aguentava mais o desgoverno, que queria mudar. O que ele está fazendo com a esperança do itajaiense é uma vergonha. Ele está jogando a esperança no lixo, na vala comum. Nem governar, governa. Terceirizou para eminências pardas. Enfim...
Resumindo
O que eu queria dizer é que sempre que acontece um fato triste e chocante como o que ocorreu neste final de semana em Itajaí, a gente se pergunta se há alguma preocupação para que isso não se repita, se as autoridades estão empenhadas em alguma providência, se há algo de novo no horizonte. Infelizmente, a resposta é: não há. Os caras não estão nem aí pra saúde mental e nem pra coisa nenhuma. Então, oremos. É o que nos sobra.
Fiofó na reta
Quem entende de política, bastidores e governos municipais em Itajaí já sacou que na prefa pexêra uma figura manda mais que o prefeito e todo o secretariado estrelado junto. E os entendidos no assunto sabem que isso quase nunca dá certo, pois o fiofó na reta é o do prefeito e quem manda não deixa sua buzanfa no radar das autoridades judiciais e criminais.
Mister D
A figura com poder pra desfazer tudo que o prefeito manda ou então pra mandar o prefeito fazer tudo que ele quer é o chefe de gabinete, André Sandri, o Deco. Corredores do paço pexêro já apelidaram a figura de “Mister D”. A nova eminência parda do poder em Itajaí já começou chegando, colocando cinco parentes da família Sandri em confortáveis cargos.
Política com o fígado
Deco, pra quem não sabe, é sócio do secretário de comunicação Calebre, ops, Calebe Moreno e seria o grande mentor da conduta revanchista e de divisão que o chefe das redes sociais pexêras tem praticado. O prefeito Robison Coelho (PL), não se entende o motivo, parece refém deles. Sempre achei Coelho um cara que não fazia política com o fígado, mas me enganei.
O advogado pexêro Maykon Fagundes Machado tomou posse como diretor do Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico da Escola Superior da Advocacia - OAB/SC (Foto: Divulgação)
Sócios
Calebe e Deco Sandri ampliaram a sociedade das empresas para a prefeitura, manipulando o prefeito como uma marionete, só para que seus interesses dominassem a mente do alcaide. Tá certo que o apelido de B1 e B2 é coisa que ficou no passado, mas não duvido que logo o Pai Atanásio relembre a fraqueza da liderança do prefeito sobre o seu entorno.
Passado duvidoso
O chefe de gabinete do prefeito, representante-mor da família Sandri na prefa, é o mesmo ser misterioso que na eleição de 2020 estava no centro do escândalo de falsificação de laudos da água distribuída na city pexêra. O caso estampou capas do nosso DIARINHO e foi parar na Polícia Civil. Reza a lenda no paço da Vila Operária que nenhuma luz é acesa sem a autorização do Mister D.
Abocanhou
Pesquisando mais sobre o tal Deco Sandri, o Mister D, este pançudinho, que não teve o prazer de conhecer o dono do paço ainda, alembrou que na mesma eleição de 2020, além de participar do rolo dos laudos da água, Deco também teria indicado empresa de um familiar, recém-aberta, para prestar serviços pra campanha de Robison. Tudo pago com recursos públicos do fundo partidário, é claro.
Nojo
A raça de linguarudos cabreira com o domínio que o Mister D e o Calebre, ops, Calebe têm exercido sobre o B1, ops, o prefeito Robison, ficou enojada ao ver fotos de uma palestra do rei da cocada preta para funcionárias terceirizadas da limpeza na city pexêra. Além de piadinhas machistas e de mau gosto durante a palestra, Calebe levou produtos vendidos por uma empresa da família do Mister D. Conflito de interesses, hein?
Dono de ONG
Com a tinta na caneta pra nomear indicados das excelências excelentíssimas no governo, o Mister D, que até pouco tempo atrás figurava e fazia propaganda de uma ONG, andou assediando vereadores para que destinem emendas para a entidade. É claro que ele já tirou a ONG do seu nome, passando pra laranjas, mas bizolhem as emendas e vejam com seus próprios olhos se a ex-ONG do Deco não será contemplada.
Legado do dr. Bisturi
Obra sendo inaugurada em Camboriú? Mas já? A prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador inaugura obra duas obras do governo anterior. A administração do dr. Bisturi, ops Élcio Kuhnen (MDB) deixou prontas duas creches, uma no Rio Pequeno e outra no Cedro. O governo atual colocou as placas, diga-se de passagem, com as cores do partido de Pavan e fez a entrega com direito a pompas.
Legado 2
No mesmo dia que inauguraram a creche do Rio Pequeno anunciaram o início oficial das obras de uma nova escola, no mesmo bairro, aliás ao lado da creche. Que rápido que nada, o terreno, os recursos e até o projeto também estão no legado do governo Élcio.
Ovo de Páscoa, chocando...
Por falar na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, dizem as más línguas que um secretário do governo do coronel ex-tudo, ops, Pavan, não dura até a Páscoa. O abobrão responde processo por assédio e os linguarudos disparam que esse ovo, digo, secretário, choca antes da Páscoa. Oh, dor! Oh, vida!
É minha!!!
O líder no governo RR e dublê de pastor na piramidal casa do povo, Adão Bittencourt, não se cansa de gravar vídeo pra dizer que é o vereador da deputada estadual Ana Campagnolo (PL). Durante a visita da Campagnolo ao legislativo, voltou a dizer que ela era sua madrinha, ao passo que a Liliane Fontenelle, a dra. pix, lembrou-lhe “nossa”. Tão disputando a muié mais votada da história.
Vôlei
As finais da primeira etapa do Campeonato brasileiro de Vôlei de Praia em Navega city, neste domingo, foram prestigiadas pelo prefeito de Chapecó e pré-candidato a governador, João Rodrigues (PSD), que circulou todo fagueiro entre o povo que se acotovelou pra ver os jogos. Tá em campanha! O presidente da Leléia, Júlio Garcia (PSD), também se fez presente. Hummmmm...
Herança maldita
A prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD), vai precisar bater na mesa e se virar nos 30 para colocar ordem na casa, pois será preciso fechar as torneiras do desperdício na administração da Maravilha do Atlântico.
BC Previ
O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos da praia alagada, ops, alargada foi entregue pelo antigo governo com um déficit atuarial de cerca de meio bilhão de reais. O ex-prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL), deveria ter regulamentado na city lei aprovada em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reformulando a previdência, mas pelo jeito passou batido.
Funservir
No fundo de assistência à saúde do servidor, existe a ameaça de descredenciamento por parte da Unimed e um déficit mensal de 659 mil reais. Se a filhota do ex-tudo não tomar decisões difíceis e amargas, a projeção do déficit nos próximos anos ultrapassa os 31 milhões de reais. É bucha!
Emasa
Além dos problemas com a catinga na Barra Sul, em BC, da falta de eficiência no tratamento de esgoto e nenhum projeto para ampliação de reservatórios de água, a prefeitura corre o risco de ser obrigada a devolver os mais de R$ 100 milhões desvinculados pela gestão anterior para os cofres da administração direta. Se isto ocorrer será mais um golpe para afetar o governo da minha ex-musa da confusão, fruto da incompetência de quem administrou de forma, no mínimo, duvidosa.
Educação
O ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu, em seu mandato, cerca de 33% de reajuste ao magistério. Já na capital nacional do Bolsonarismo, o time do PL embarrigou o pagamento num verdadeiro e vergonhoso calote.
Abacaxi
Agora, ficou um passivo de mais de 50 milhões de reais retroativos, fora a dificuldade de aumentar o salário por escala e regularizar o pagamento do piso. Este abacaxi também sobrou para a espevitada, que terá quatro longos anos para descascá-lo.
Empréstimos
Em financiamentos, a prefeitura de Dubai city foi entregue devendo cerca de 140 milhões de reais. Tem empréstimo contratado que foi parcelado até o ano de 2041. Por isso, mais do que nunca está certa a dama de ferro da cidade em cortar gastos, apertar os cintos, fazer reforma administrativa e reorganizar a máquina pública — que hoje gasta 51% do que arrecada com folha de pagamento.
Frase do dia: “A formiga, com raiva da barata, votou no inseticida. E todo mundo morreu. Inclusive o grilo, que se absteve do voto” Pai Atanásio
Espia lá
Além destas mais do que estrebuchadas linhas da coluna JotaCê, um dia sim e outro também, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, no portal DIARINHO.net, e se quiser dar um plá o zapfone é (47) 98842-9084. E nos siga no @jcdiarinho.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.