JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
PT pegou o porto pra dar pro Centrão
(foto: divulgação)
PT pegou o nosso porto para dar pro Centrão… Pqp!
Centrão toma conta do porto
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Centrão toma conta do porto
Seis nomeações de cargos comissionados no Porto de Itajaí, todas de gente de fora da city pexêra e da Santa & Calorenta Catarina, chamaram a atenção e desvendaram uma desconfiança que pairava no ar: o outrora municipalizado Porto de Itajaí, agora federal, virou cabidão de emprego para o chamado Centrão.
O câncer
Para quem não sabe, o chamado Centrão é um grupo de parlamentares de diversos partidos – Progressistas, Republicanos, Solidariedade, PTB – que quando a teta é grande, junta também outros partidos, como o MDB, PROS e caterva. Muitos veem o Centrão como um câncer que se alimenta de cargos e recursos da União em causa própria. E num é?
Apoio de ocasião
Pendendo para a direita ou para a esquerda, conforme seus interesses, o Centrão não tem ideologia, a não ser mamar gostoso nas tetas da viúva, seja em que governo for. Por isso apoiou Bolsonaro (PL) e agora apoia Lula (PT), e se um marciano descer no Brasil e se eleger presidente, vão apoiar o marciano.
O país das elites
O Centrão é mais uma jabuticaba criada para manter a presidência da República refém de nossas esfomeadas e insaciáveis elites, que vivem de sugar o Estado desde sempre, e que são defendidas pelo Congresso, pela grande imprensa, pelos próprios governos eleitos por nós e por aí vai. E quem defende o povo? Ninguém, é óbvio. O povo que se foda.
Mas, e daí?
Mas tudo bem. Ficou ridículo para a cara do Décio Lima (PT) ter participado da tramoia que tirou a municipalização do porto de nossa cidade, auxiliado pela sempre pronta omissão do governador little Jorge (e de outras figuras que não devem ser esquecidas), para entregar nosso principal ativo para o Centrão sanguessuga. Então, parabéns a todos.
Bebendo do próprio veneno
A minha ex-musa BBB e chefona das fundações, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), começa a experimentar o que é ser vidraça. A loira que sempre atirou pedras, foi alvo de uma artilharia nessa segunda-feira, na reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí.
Foi feio
Quem estava na reunião garante que a treta foi pesada. Anna quis se explicar sobre o ridículo projeto que modifica o programa Arte nos Bairros. Só faltou ser vaiada! Entre o público presente, teve até quem chamou a galega de mentirosa quando ela disse que o projeto foi enviado para a piramidal sem sua ciência e concordância. Aí o caldo engrossou!
Anna de sempre (ou não)?
No estilo BBB de ser, a galega teria perdido as estribeiras e batido boca com os presentes. Disse que a mudança do nome do programa é coisa do prefeito Robison Coelho (PL), e que ela é contra vários itens da “nova lei”. Começa bem o governo da dupla RR, hein?
Galega não manda
Para os presentes ficou claro que Anna não manda bulhufas na sua área e que vai permitir uma mudança vergonhosa em um programa consagrado ao longo do tempo. A verdade é que o interesse do prefeito Coelho em modificar até o título do Arte nos Bairros é tomar pra si algo que não é seu, mas sim da cidade, do povo de Itajaí. Mesquinho demais, não tem luz própria, será?
Outros interesses
O pior de tudo é saber que, se aprovada, a lei também vai abrir brechas para a prefeitura locar espaços pra realizar o programa. Ué?! Onde está a Anna que até criou CPI na piramidal casa do povo contra os aluguéis da prefa?
Amigos beneficiados
Onde está o Robison que prometeu reduzir custos com aluguéis? Há quem diga que uma lista de “amigos beneficiados” com as locações de suas baiucas já estaria pronta. Mas gasto mesmo para a prefeitura deve ser o almoço dos velhinhos do CCI, que cortaram. Caviar para a nobreza, café amargo para a pobreza.
Bizolha lá
Além destas mais do que estraçalhadas linhas que são publicadas no jornal que todo mundo lê há mais de duas décadas, o leitor pode bizolhar o Blog do JC no portal DIARINHO.net. Se quiser dar um plá com o socadinho escriba o zapfone é (47) 98842.9084, e pra saber ainda mais siga o @jcdiarinho no Instagram.
Educação na Reviver
A polêmica capacitação dos educadores da city peixeira nas abençoadas instalações da igreja evangélica Reviver rolou na segunda. O clima entre os professores não foi dos melhores e muita gente lascou que o governo Robison Coelho (PL) escolheu aquele lugar pra agradar apoiadores da campanha do prefeito.
“Não posso voltar para o ontem, porque lá eu era outra pessoa” - Lewis Carroll
Tudo de graça?
Quando o caldo começou a engrossar, Robison usou as redes sociais (até chora pra gravar um vídeo) pra defender o local e dizer que era tudo de graça, e que não teria outro local pra fazer a capacitação dos professores municipais.
Nem água
Mas ontem os profes ficaram de cara que não tinha nem um cafezinho ou uma água pra eles bebericarem, bem diferente do que rolava em outros tempos da Educação, quando ganhavam um café reforçado da prefa.
Ganhando dindim
Por outro lado, a Reviver deixou aberta sua cafeteria pros educadores abrirem o bolso durante o treinamento de trabalho pra comprar o que quisessem comer ou beber, fazendo o templo religioso ganhar um dindim. Além disso, até livros tavam vendendo em lojinha que os professores precisavam passar pra entrar e sair do local.
O golpe tá aí
Aí a professorada ficou indignada com o “golpe” do “tudo de graça” do prefeito Robison pra fazer o encontro na igreja evangélica de seus apoiadores eleitorais. Aliás, até livro de pastor o prefeito tem recebido pra presentear autoridades que visitam seu gabinete. Ai, ai, ai, qui dor!
Sem oposição
A capacitação desastrada dentro de um templo religioso, sem sequer ter água gratuita pros professores, mas com uma cafeteria e livraria vendendo produtos na Reviver mostra que, apesar das cagadas, Robison e seu vice Robin, ou melhor, Rubens Angioletti (PL) deverão governar tranquilos por falta de uma oposição efetiva.
Sensacionalistas
Se o mesmo tivesse ocorrido no governo passado, certamente Robison e Rubens teriam ido até o local. Fico imaginado a dupla invadindo o treinamento dos professores pra gravar vídeos sensacionalistas.
Reclamar é mais fácil
A dupla de dois, digo, RR, estaria lá reclamando que os educadores precisavam gastar até pra tomar uma água ou café enquanto se capacitavam pra cuidar das nossas crianças. Definitivamente, reclamar é muito mais fácil do que fazer a coisa certa!
Patrolou
Conforme a coluna havia cantado em verso e prosa, o governo da prefeitona dos bairros Juliana Taxan, ops Pavan (PSD), construiu maioria na Câmara de Vereadores da Dubai brasileira e patrolou a oposição tendo aprovado, com folga, todos os projetos (13) enviados para a sessão extraordinária ocorrida na segunda-feira.
Articulação
A patrolada foi uma vitória da articulação do governo de Taxan, ops Pavan, que soube construir maioria com habilidade por conta de ter o poder na mão, e por conta, também, de ser um governo recém-empossado e, portanto, ainda sem o desgaste que vem de governar. Hummmmm…
A bomba-relógio
Dos projetos aprovados – todos importantes para a governança –, um deles, o da atualização da planta genérica (que significa aumento do IPTU), é uma bomba-relógio. Isso porque foi mal explicado, empurrado goela abaixo e seus efeitos só serão conhecidos no ano que vem, quando o incauto cidadão perceber que a conta de IPTU subiu e o salário dele não. Ai qui dor!
Novo
Durante a convenção estadual, o partido Novo definiu a nova composição da sua diretoria executiva na Santa & Calorenta Catarina para o biênio 2025-2026. O processo de votação seguiu as diretrizes do estatuto do partido, contando com a participação de 12 votantes, de forma online, entre membros do diretório estadual, presidentes dos diretórios municipais e comissões provisórias estabelecidas.
Reeleitos
O atual presidente Kahlil Zattar e o vice-presidente Adilson Sousa foram reeleitos para mais um mandato. Além deles, novos integrantes representando todas as regiões do estado assumem cargos estratégicos na diretoria estadual do partido.
Transparência e gestão
Neste ano, duas chapas foram inscritas para a eleição, porém uma delas retirou sua candidatura antes da votação. Com a nova composição, o partido Novo reforça seu compromisso com a transparência e a gestão eficiente, buscando fortalecer sua atuação em Santa Catarina nos próximos anos.
Em andamento
De acordo com o presidente reeleito, as ações para as eleições de 2026 já estão em andamento, sem perder de vista o apoio contínuo aos mandatários eleitos e a expansão do partido no estado.
De todas as regiões
“Pela primeira vez na história do Novo em Santa Catarina temos uma diretoria com integrantes de todas as regiões, reforçando nosso compromisso com a descentralização e a capilaridade do partido. Estamos focados nos projetos para as eleições de 2026 e 2028, ampliando nossa atuação e consolidando esse crescimento. Nossa meta é continuar expandindo, aumentando o número de filiados, apoiadores e representantes eleitos, fortalecendo ainda mais nossa presença em Santa Catarina.”
Comentários:
juarez rezende araujo
04/02/2025 23:16
IPTU SUBIU EM BC? MAS FOI PROS RIQUINHOS DE FANCARIA QUE TEMOS NA CIDADE.UE? Não ficam arrotando que " tem o metro quadrado mais caro do pais?" ,parem de chorar seus cabroes !Voces agora tem o IPTU MAIS CARO PRA PAGAR E parabéns JU PAVAN!
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.