JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Espetáculo feio nas praias de Itajaí
A chiquetosa praia Brava ainda tava cheia de entulho das chuvas neste fim de semana de sol (Foto: Surfista Prateado)
Criadouro de mosquito da dengue em terreno do Porto de Itajaí, no final da Caninana, início da rua Blumenau. Dengue comendo e prefa nem aí. (Foto: Leitor)
A chiquetosa praia Brava ainda tava cheia de entulho das chuvas neste fim de semana de sol (Foto: Surfista Prateado)
Toda a esquerda brasileira anda coçando o cocuruto para resolver uma única questão: como parar a eficientíssima máquina de comunicação da direita bolsonarista. Já na Santa & Bela Catarina, maior estado bolsonarista e aqui em Itajaí, uma das principais citys com bandeira do PL, a prigunta é ao contrário: como pode a comunicação de little Jorginho Mello e de Robison Coelho ser tão tosca?
Batendo cabeça
O governador little Jorge, por exemplo, só dá bola fora. Phodeu o ex-presidente Jair Bolsonaro dizendo numa entrevista nacional de rádio que ele e o presidente do PL, o Valdemar Costa Neto, se falam frequentemente — quando estão proibidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de se comunicar.
Calado é um poeta
Disse que Pomerode é uma cidade diferenciada pela “cor das pessoas que moram lá”, racismo puro e vergonhoso. E ainda quis ensinar a prefeitona dos bairros da Maravilha do Atlântico, Juliana Pavan (PSD), a governar a sua cidade, além de cometer grosseria e machismo. Pqp! Só bola fora.
Na mesma toada
Aqui na city pexêra Robison Coelho vai na mesma toada. Tem uma comunicação ineficientíssima, comandada pelo inexperiente — e mala sem alças — Calebe Moreno, cria e sócio do chefe de gabinete e financiador da campanha de Robison, Deco Sandri, que além de empregar o sócio (como assim?), empregou a família toda. E não consegue produzir nada que preste politicamente para redes sociais e meios de comunicação até agora. Ou não? Ou estou errado?
Dividir para governar
O que analistas de plantão sabichões cochicham é que Deco Sandri, na verdade, mina e enfraquece o governo Robison para se tornar mais forte. Maquiavel puro. Exemplos pululam. A ascendência do vice-prefeito, vulgo papai sabe-tudo, Robin, ops, Rubens Angioletti, no governo Robison é um exemplo: não existe governo em que prefeito e vice mandam. É um erro de comunicação primário! Quem manda é o prefeito, porra. Quando o vice manda também algo tá errado.
Comunicação falha
Mais uma. No momento de crise, como o da chuvarada que se abateu sobre Itajaí e região recentemente, quem falou para a população nas mídias sociais foi o Rubens. Robison só apareceu à tarde com cara de paisagem e de poucos amigos. Decerto percebeu que estava sendo sacaneado. Ou não? Ou é bobo mesmo? Hein?
Enfim
Pra resumir, a comunicação do presidente Lula é ruim pra caralho e por isso ele amarga grande rejeição. A do governador little Jorge também é fraca e ineficiente. A do prefeito Robison Coelho é uma lástima. A da Juliana Pavan promete. E aqui, nesta coluna, com o apoio de urubuservadores de plantão, fica desvendado um movimento de roubar de Robison Coelho o protagonismo sobre seu próprio governo. Abre o olho, prefeito!
Quanta diferença
A chuvarada feiosa que atingiu a região trouxe prejuízos em muitas citys da Santa & Assolada Catarina. A Dubai city foi uma das mais atingidas, mas por lá o trabalho de limpeza da cidade e das praias foi exemplar. Já na city pexêra, onde o perrengue nem foi tão grande assim, o trampo nas praias deixou muito a desejar.
Exemplo
Os bairros, centro e orla de Balneário Camboriú estavam limpos e prontos em menos de 48 horas, já no início da manhã de sábado. Um baita trabalho das equipes comandadas pela espevitada prefeita Juliana Pavan (PSD).
Praia limpa
A praia Central, principal cartão postal da cidade, tava limpinha e pronta pra receber a turistada já na manhã do sabadão. Os esforços fizeram com que mais de seis mil passageiros de dois transatlânticos e turistas de mais de 110 busões de excursão ou agências pudessem passear numa boa pela Dubai, que tava com todos os equipamentos turísticos abertos e prontos pra atendê-los. É assim que se faz!
Já em Itajaí…
Se em BC onde a coisa foi bem feia tava tudo bem, em Itajaí não se pode dizer o mesmo, especialmente em suas praias. A chiquetosa praia Brava tava tomada por lixarada e entulho trazidos pelas águas dos rios com a chuvarada medonha.
De folga?
A verdade é que parece que o turismo não será levado muito a sério nessa gestão da dupla RR, Robison Coelho (PL) e Robin, ops, Rubens Angioletti (PL). Os dois, que adoram aparecer nas redes sociais, devem ter dado folga pra tchurma da limpeza no fim de semana e deixaram a turistada disputando espaço na areia com sujeira, galhos e até troncos de árvores. Lamentável!
Estavam na praia
Pra piorar, a dupla RR estava na praia do Atalaia no sabadão, toda feliz, dando pontapé inicial em campeonato de futebol de areia. Será que não conseguiram ver a sujeirada nas praias da city pexêra? Se ainda fossem vereadores, certamente estariam gravando vídeos sensacionalistas, apontando dedos e reclamando.
Trancaram tudo
Pra piorar, levaram pra Atalaia um caminhão-pipa pra molhar a areia e não deixar os esportistas queimarem os pezinhos. Mas pra isso o monstrengo ficou trancando uma das pistas do caminho das praias, causando o maior congestionamento, do tipo que os dois políticos tanto reclamavam nos tempos antigos. Planejamento zero!
Sumiu
O secretário de Turismo, Ronaldo Jansen, que tem estabelecimentos comerciais na Brava e também tem sido adepto de gravar videozinhos e puxar a sacaria, digo, marcar os dois chefes, é outro que não foi visto pela orla mais badalada de Itajaí. Maldosos lascam que ele devia estar tomando um espumante no seu restaurante chique. Arreda, cambada de fofoqueiros!
Anna patinete
Já a minha ex-musa, a toda poderosa BBB, Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), que conta as horas pra abocanhar o turismo dentro da sua megassuperintendência, foi vista sim no sabadão nas praias pexêras. Mas Anna não tava querendo dar um jeito de limpar a Brava pra moradores e turistas. Tava puxando a sacaria de RR no evento na Atalaia e depois foi passear de patinete, toda serelepe, na maior felicidade.
Falar e fazer
Pra surpresa de zero pessoas, em menos de um mês de mandato o governo de Robison e Rubens vai provando na pele que falar é muito mais fácil do que fazer. Vão ter que melhorar muito, porque daqui a pouco o povão vai começar a cobrar de verdade!
Índio
O secretário de Comunicação e chefe de Gabinete da prefeita espevitada da Dubai maravilha, Juliana Pavan (PSD), Leandro Índio da Silva, sofreu um mal súbito no sábado e foi levado à UPA do bairro das Nações, e logo em seguida transferido ao hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, com suspeita de um infarto. Índio passou por um cateterismo no domingo. O socadinho escriba deseja melhoras e saúde.
A igrejinha Imaculada
A coluna denunciou no sábado o temor de moradores de Itajaí sobre rachaduras nas paredes da igreja Imaculada Conceição que fica no coração da cidade, próxima ao seu marco zero. À boca pequena corre que a igrejinha pode estar condenada pra sempre.
Denúncia
Segundo o que me chegou, a obra de um grande edifício na lateral da igrejinha seria a responsável pela situação, já que as rachaduras começaram em 2022, a partir da demolição do prédio que havia no local (do Santander) para a construção de mais um monstrengo de trocentos andares ao lado de área tombada no centro de Itajaí.
DIARINHO já falou
Em matéria publicada pelo DIARINHO nosso de cada dia em outubro do ano passado, o problema já havia sido noticiado, inclusive com encaminhamento da Mitra Metropolitana de Floripa, responsável pela igrejinha, apresentando denúncia sobre o fato no MP. De lá para cá nada mais se soube, a não ser que a igrejinha continua capenga.
Projeto estrutural
Na matéria do DIARINHO, a Lotisa, responsável pelo prédio gigante que está sendo construído ao lado da Imaculada, diz se comprometer com um projeto técnico para reforma da igreja. Acho que isso tinha que ser feito pra ontem, não só o projeto, mas também as obras necessárias para estabilizar a fundação da preciosa igrejinha. Ou não? Ou vão esperar cair?
Outra
A matéria de outubro do DIARINHO diz, também, e com essa informação fiquei espantado, que o Conselho Municipal do Patrimônio autorizou a obra do prédio sob a condição de que a construtora assumisse a responsabilidade sobre a manutenção da igreja. Hã?!? Em assim sendo, o tal Conselho tem que ser responsabilizado e a prefa também, logicamente.
Quem poderá nos defender
Enquanto fica nesse imbróglio o edifício histórico se deteriora. Quem tem que se mexer e dizer a que veio para tratar dessa questão e trazer a público encaminhamentos e soluções, em minha humilde opinião, é a Dom Quichata Anna Carolina, que agora é a chefona, digo, superintendente de tudo o que diz respeito à cultura, patrimônio, esporte e turismo… Ufa!
Falar é fácil
Acostumada a gritar na piramidal contra tudo e contra todos e a apontar o dedo na ferida dos outros, chegou a hora de ver se a Dom Quichata é boa em resolver os problemas que agora estão a seu encargo. Porque falar é fácil. Então, como diz aquela expressão antiga, “somos todos ouvidos”. Diz aí, Carolina! Ai qui dor!
Bizolha lá!
Além destas mais que estrebuchas linhas, o leitor que acompanha a coluna JotaCê há quase 25 anos pode dar uma bizolhada no Blog do JC, no DIARINHO.net, e seguir o @jcdiarinho nas redes sociais. E quiser dar um plá com o socadinho escriba o zapfone é (47) 98842-9084
Consciente
Por conta dos problemas advindos das chuvas e do alto consumo que se registrou no último sábado, o Semasa continua pedinchando o uso consciente do precioso líquido pelos itajaienses. O Semasa também abastece Navegantes e é uma sinalização do que vem por aí: o presidente da piramidal casa do povo, o entisicado Fernando Pegorini (PL), alertou que vai faltar água.
“Cuidado com pessoas que quebram suas pernas, te vendem muletas e te convencem que graças a elas você anda”
Pai Atanásio
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.