JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Novo presidente da estiva
O advogado e estivador Sandro Vargas foi eleito, no sábado, presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí
Pra ficar na história
Três prefeitos terão seus nomes gravados para sempre na história de Itajaí e do Porto de Itajaí: o alemão Arnaldo Schmitt (?) pelo feito inédito de ter municipalizado o porto; o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), por tê-lo modernizado a partir do arrendamento de dois terminais, e o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) por ter destruído tudo.
Devagar não se vai longe...
Vamos combinar, a federalização do porto era uma tragédia anunciada. Aqui mesmo na coluna eu dei a letra repetidamente. E óia que eu não sou especialista em porra nenhuma. A maneira desleixada, morosa e cheia de mistério como a coisa toda foi tocada sempre despertou todo tipo de suspeita. Mas ninguém fez nada.
Culpa do governo federal?
Achei a argumentação do ministro dos portos, que esteve em Santa Catarina na semana passada, perfeita. Ele disse mais ou menos assim: o porto esteve parado quase dois anos e não teve manifestação nenhuma, e agora, quando se fala em federalizar, todo mundo grita? Como assim? E é isso mesmo. Ele está certo.
Pai JC
Acho que estou virando vidente (Pai Atanásio endoida). Ou então foi o óbvio que deixou de ser visto por todo mundo. Porque disse, lá atrás, a mesma coisa que o ministro disse: perdeu-se a movimentação da maior empresa do mundo que operava no Porto de Itajaí e ninguém fez nada. Optou-se por uma concessão temporária pra lá de fajuta e todo mundo concordou. Foi absurdo atrás de absurdo.
Pero no mucho
Claro, e é óbvio também, que por trás desse silêncio sepulcral que deixou a coisa chegar no ponto que chegou tem muita, muita sacanagem, e muito, muito interesse escuso. Mas não sabemos quais, porque ninguém investigou nada. A piramidal casa do povo fez lá uma CPI do porto que só pra cara deles. E foi só.
O inexplicável silêncio
O Porto de Itajaí é a razão do desenvolvimento da cidade desde sempre. A municipalização de 1995 e o arrendamento feito em 1997, moveram a cidade, moveram políticos e entidades, e o porto virou pauta pública. Era o assunto...
Entre quatro paredes
No fatídico ano de 2022, com o fim do arrendamento e agora com o fim da municipalização, nada é claro. Nada é pauta pública, de fato. Tudo é envolvido em mistério. Tudo foi decidido entre quatro paredes.
Cara de paisagem
Não há paralelo na city pexêra para um fim de governo tão ruim, apático, incompetente, e mesmo despreparado para lidar com as questões da transição. A cidade simplesmente perdendo a gestão da autoridade portuária e não há um movimento firme de ninguém dentro do governo, como se nada fosse com eles, tudo fosse com os novos que ainda nem assumiram.
Incapazes
Tudo bem que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) está doente, mas o procurador, os secretários, o vice-prefeito, a bancada na piramidal? Fingem todos que não é com eles, e perde a cidade de lhes ter confiado votos. Que a história reserve os seus lugares!
Sigam-me os bons
No momento em que cato letras para essas mal traçadas linhas, me chega a notícia de uma manifestação defronte ao porto de Itajaí na tarde de domingo, para tentar evitar o inevitável. Mas tenho certeza que agora é tarde. Inês é morta.
Personas non gratas
E como fedeu tudo, e sabemos por culpa de quem, sugiro a algum vereador desses que foram eleitos agora, de preferência que não eram vereadores na atual vergonhosa legislatura, que promovam uma “distinção ao contrário” dessa gente inimiga de Itajaí, contemplando-as com o “prêmio ao contrário” de “personas non gratas” na cidade. Pra que elas nunca mais botem os pés por aqui.
E o prêmio vai para…
Sugiro alguns indicados: Volnei Morastoni, Décio Lima (PT), Jorginho Mello (PL), Fábio Veiga, Ana Paula Lima (PT), Pedro Uczai (PT) — na verdade acho que toda a bancada catarinense merece o prêmio “persona non grata”, menos o Xoxodine, ops, Chiodini (MDB) —, e completem a lista lá com seus culpados preferidos de sempre… Da minha parte, dever cumprido. Agora é ver o que vem por aí.
Bacia dos afogados
Pra terminar, acho que a única chance que temos de salvar o Porto de Itajaí da federalização nua e crua que se anuncia, ou pelo menos ganhar tempo pra discutir, é transformar a luta local em pauta nacional. Taí o desafio lançado pro futuro secretário de Comunicação de Itajaí, Calebe Moreno. Mas tem que ser já. Porque depois já passou.
Dor de cabeça
A tchurma que ainda orbita nos altos da Dinamarca sofreu dias de muita enxaqueca na última semana. Primeiro, com a aprovação das contas de campanha da espevitada Ju Pavan (PSD) e do vice-prefeito mais desprovido de beleza do Sul do mundo, o dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB). E a aprovação, ainda por cima, foi sem ressalvas. Ai, ai, ai ki dor!
Diplomação
A dor de cabeça aumentou com o envio do convite para a diplomação da prefeitona dos bairros, Ju Pavan, que será diplomada em cerimônia conjunta no Expocentro com o clone de Sérgio Reis, o paizão Leonel Pavan (PSD). O evento celebra o reconhecimento da justiça ao retorno da família Pavan ao núcleo duro do poder político catarinense.
Novos bagrões
Analisando o cenário das secretarias que ainda não foram anunciadas pela filhota do ex-tudo em BC city, este socadinho escriba vai arriscar fazer previsões sobre quem poderá ser anunciado para cada função nos próximos dias.
A volta de quem
não foi
O dublê de novela mexicana Claudir Maciel (ex-PSB), que já está na comissão de transição, poderia ser aproveitado na secretaria do Idoso. Aline Leal, como já adiantou a coluna, deve mesmo assumir a secretaria de Saúde. Nelson Oliveira, ex-gerente regional do Ima, tem tudo para emplacar na secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
E tem mais
O veterano vereador Eliseu Pereira (MDB) tem tudo para assumir novamente a subprefeitura da Barra, pois Juju Pavan prometeu fortalecer a pasta com projetos para a região sul da Dubai. Outro vereador que pode assumir algo no executivo é Cristiano dos Santos, o rei da causa animal, cotado para suceder Mazoca à frente da secretaria de Obras.
Engenharia política
Com esse cenário, a ex-musa da confusão mostra habilidade política e se torna a musa do malabarismo. Numa tacada só, apresentou reforma administrativa reduzindo oito secretarias, e mesmo assim atenderá a todos os partidos coligados e ainda conseguiu espaço para ampliar o grupo político com líderes que não a apoiaram no pleito. Que loucura!
Fica faltando
Sem contar que ao convocar o rei da causa animal para a câmara, a bocuda ainda consegue abrir espaço para Elton Garcia assumir o mandato como vereador, numa solução que de tão simples chega a ser genial. Mesmo assim, ainda faltam os nomes para a BC Investimentos e para a secretaria de Governo. Se Pai Atanásio ajudar, durante a semana apresento minhas apostas também para estas duas vagas.
Sem alardes
O prefeito de Navega City, o marcilista Liba Top, ops, Fronza (PSD), volta de férias nesta semana, na sexta, dia 20. Sempre discreto, viajou por uma semana com a família, sem alardes, mas não parou de trabalhar na definição dos novos nomes que vão compor seu governo a partir de 2025.
Sol na causa animal
A expectativa é que Liba divulgue, em breve, o que todo mundo está curioso para saber. O que é dado como certo na city dengo-dengo é o nome da atual vereadora Sol Dapper para assumir a secretaria de Proteção Animal — que deve ser criada na reestruturação administrativa de Liba.
Trabalhar pra cidade
Sabe-se que Liba não coloca como secretário quem tem interesse em disputar cargo político. O objetivo é evitar que o gestor da pasta faça gestão para si mesmo e seus objetivos, e não para o município. Tá certo. Será que a vereadora Sol não vai mais tentar um cargo no legislativo futuramente?
Cada flash, um sorriso
Quem esteve na diplomação dos eleitos em Navega City ficou curioso com a movimentação do vereador MDB Arthur Emílio, muito amistoso com o Liba, quis até bater foto com o alcaide. Pelo jeito, vem uma oposição diferente aí, mais qualificada, ou será que Emílio vai integrar a bancada governista, quem sabe?
Nada ao lugar nenhum
E por escrevinhar sobre políticos e partidos é importante lembrar que o Partido dos Trabalhadores, que só existe pros bons da boca na city pexêra, tá doidinho pra botar a mão no Porto de Itajaí pra arrumar umas bocas e ver se consegue sobreviver. O presidente da sigla, o carequinha Gerd Klotz não precisa, pois virou empregado, digo, assessor da deputada federal Ana Paula Lima.
Estivadores
Aconteceu no último sábado a eleição do Sindicato dos Estivadores de Itajaí. Concorreram duas chapas, a azul e a branca, saindo vencedora a chapa branca liderada por Sandro Vargas, que conquistou 179 votos.
Sandro Vargas
A eleição contou com a presença de 269 eleitores, entre estivadores ativos e aposentados. Sandro Vargas, estivador desde 2002, sempre militante das causas trabalhistas dos portuários, empenhado na luta pelos direitos dos trabalhadores, é também advogado e essa foi a quinta vez que disputou a eleição.
13!
A diplomação dos vereadores eleitos da Dubai city e de Camboriú, e da prefeita Juliana Pavan (PSD) e do seu pai, o ex-tudo, Leonel Pavan (PSD) vai ser nesta segunda feira, no Expocentro Júlio Tedesco, como escrevinhei, junto com os vereadores eleitos e reeleitos.
Eleitos bufaram
Vai ser uma cerimônia concorridíssima, onde cada eleito (diplomado) pode convidar apenas 13 pessoas, e teve excelência excelentíssima que reclamou até do número, disse que poderia ser 12 ou 14, mas que 13 dava azar.
Policiais
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, voltou a cobrar na tribuna da casa do povo um reforço de policiais civis e militares para a Operação Verão. Achutti destacou que o conselho de segurança havia solicitado ao governador 174, mas apenas 60 policiais estariam cedidos pra city da praia alagada, digo, alargada.
Sensibilizar
O Quero-quero pedinchou que os deputados da região pudessem sensibilizar o governador Little Jorginho Mello (PL), e lutar para conseguir um maior efetivo de segurança do Estado durante a temporada na city mais procurada por turistas na Santa & Bela.
Atenção
Aliás, é a tônica da temporada que se avizinha em toda a região — aumento no efetivo de policiais e a questão dos apagões. Lideranças, entre prefeitos, vereadores e entidades, estão cobrando atenção. Milhões de pessoas de todo o país e do exterior devem aportar por aqui.
Segurança e apagão
A segurança e os apagões que têm acontecido ainda fora do grande fluxo, precisam ter uma maior atenção da concessionária de força & luz, a Celesc. O que aconteceu no final de semana, quando boa parte de Itajaí e área central de Balneário Camboriú ficaram às escuras, é algo que gera uma preocupação enorme.
Frase do dia:
“A verdade dói, a mentira mata, mas a dúvida tortura”
Bob Marley