JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bagrão de BC
Enquanto isso, na Dubai City...
Ame Estaleiro/BC: Dr. Valdir de Andrade, membro da Unibac (União das Associações de Balneário Camboriú); Vinícius Castro, presidente da Ame nos últimos oito meses; Omar Cuello, o novo presidente da associação; Zezé Wolff, presidente da Ame no passado durante dois mandatos, e Laurindo Ramos, que presidiu a Ame entre 2017 e 2024 (Foto: Divulgação)
Mobilidade já! O vereador de Porto Belo, Juliano Cota Guerreiro (PP), propôs a criação de um comitê intermunicipal com envolvimento de Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas (Foto: Divulgação)
No afã de “se aparecer” diante da triste situação dos paratletas de Itajaí que foram surpreendidos com um comunicado da FMEL sobre a suspensão de repasses da Fundação, o vereador e vice-prefeito eleito, galego Rubens Angioletti (PL), correu para as redes sociais dizendo que ele mesmo articulou devolução do duodécimo do Poder Legislativo para honrar o pagamento, algo em torno de 80 mil reales.
Não pode
Ocorre que a devolução de repasses do duodécimo com vinculação de destinação do Poder Executivo é ilegal, de acordo com o Tribunalão de Contas da Santa & Bela Catarina. Dessa forma, em tese, o vice-prefeito eleito articulou uma ilegalidade e ainda produziu provas contra si mesmo? Aí é burro.
Tá na rede
A publicação está nas redes sociais do galego para quem quiser ver. A prigunta que fica é: será que o futebolista Níkolas Reis (PSD, por enquanto) vai denunciar o Rubens já que, recentemente, detonou com uma saraivada de críticas quanto à utilização do duodécimo da piramidal com destino carimbado e na base da politicagem?
Rubens de sempre
Rubens, com essa atitude, além de se complicar confessando uma ilegalidade demonstra ser o mesmo Rubens de sempre. Péssima notícia para o prefeito eleito Robison Coelho (PL), já que o galego mostra que permanece na sua posição individualista, querendo levar louros sozinho por coisas que não têm mérito exclusivo seu.
Todos juntos
A situação dos atletas, por exemplo, foi resolvida em conjunto por todos os vereadores na última quinta-feira, no plenarinho da piramidal casa do povo. Mas Rubens quer levar o troféu sozinho. Uma amostra do que está por vir no governo da dupla RR.
Lanterna dos afogados
Uma prigunta: alguém aí acredita que o governo federal vai manter o Porto de Itajaí municipalizado? Eu queria muito que sim, mas acho muito que não. Afinal, que razão o governo federal tem para fazer isso por Itajaí, se somos um bastião do bolsonarismo e do desprezo pelo governo federal?
Little Jorge
Onde é que já se viu um governador que não procura e nem recebe presidente da República e nem ministro? Veja a que ponto chegamos. Precisamos da ajuda e do reconhecimento do governo federal para manter o porto de Itajaí municipalizado e os caras cagam para o governo federal. É sui generis.
Recordar é viver
Lembro a luta que foi a conquista da municipalização do porto de Itajaí, que estava às traças com o fim do ciclo da madeira, dependendo de Brasília para tudo e Brasília nem aí. Pra lutar pela cidade, todo mundo se reuniu: entidades de classe, políticos, imprensa e tal. Um esforço imenso para ser todo jogado fora.
Cereja do bolo
A perda da municipalização do porto é a cereja no bolo que faltava para o mais danoso governo que Itajaí já teve: o governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Acabou com tudo. Mesmo porque Volnei, lá atrás, foi contra a municipalização e o arrendamento do porto. Sempre foi do contra. E elegeram o cara três vezes. Então não tem nem do que reclamar. Pqp…
O tamanho da derrota
Acho que grande parte da cidade que não está nem aí pra hora do Brasil, não sabe a tragédia que será a perda da municipalização do porto. Significa, simplesmente, que todas as decisões sobre o nosso maior patrimônio serão tomadas por almofadinhas de Brasília (almofadinhas para dizer o mínimo). Vamos ficar chupando o dedo.
Ônus
Pra nós aqui de Itajaí ficarão os caminhões velhos dos caixotões de metal enchendo o saco pelas ruas, derrubando cargas, atravancando o trânsito e matando gente. Por falar nisso, a movimentação de cargas pela cidade está totalmente descontrolada. Abre o olho Robinrrubens!
O caos
Circulando pela cidade o tempo todo, caminhões de contêineres (dois já viraram nos últimos meses, não mataram ninguém por milagre), caminhões de carga geral, o trânsito pesado de Itajaí sempre e até, pasmem, bitrens — que são aquelas carretas gigantes com dois reboques, circulando por ruas estreitas. Tudo sem a mínima organização, quem dirá fiscalização.
O longo adeus
Gente, o governo do Volnei já acabou. Se já não tinha governo que preste, agora mesmo que não tem nenhum. Não tem guarda de trânsito, não tem nada. E, tenho certeza, a tchurma do Volnei vai deixar para o prefeito eleito Robinrrubens só bucha. Uma atrás da outra.
Pra terminar
Então, o governo que entra tem que ficar atento pra dar resposta rápida à trolha que vai herdar a partir de 1° de janeiro. Logo ali. Mas, sem querer ser pessimista, faço mais uma última prigunta: alguém aí acredita que esses caras anunciados até agora para o primeiro escalão de Robinrrubens darão conta do recado? Hein? Tá complicado. Ai qui dor!
Bagrão com broncas
Um profissional do Direito que deve assumir um cargo de bagrão na região tá cheio de problemas e broncas. Os linguarudos contam que falsificou no currículo que tem uma pós em direito. Além de não ter concluído a pós, não pagou a universidade que o cobra na dona Justa. O causídico teria abandonado uma porrada de ações, deixando quem o contratou na mão. Qui coisa, meu povo!
Cada caso, um caso...
Além disso, o agora ungido vai ocupar cargo de destaque na esfera pública da região. O advogado não paga a anuidade da OAB que o processa e até na maçonaria tá ‘bloqueado’ por conta dessas broncas. Qualquer um por muito menos, digamos, moralmente falando, ficaria impedido ou nem seria convidado, mas enfim, cada caso um caso...
Agoniados
Os vereadores de Porto Belo estão preocupados com o que tem agoniado toda a região, a questão da mobilidade urbana. Quando chega a temporada ou um feriado, as ruas da cidade ficam atulhadas de veículos.
Filas de três horas
No último feriadão, o grande fluxo de turistas ocasionou filas de até três horas para percorrer o trajeto até Bombinhas. Não tem outra alternativa que não seja adentrar Porto Belo e seguir até a capital da Taxa de Paciência e Agonia, ops, Taxa de Preservação Ambiental (TPA).
Tema urgente
O vereador professor Juliano Cota Guerreiro (PP) diz que é um tema urgente e que não se resolve do dia pra noite, mas quando chega um feriado a mobilidade urbana se agrava no município. Guerreiro lembra que a população vem crescendo e os turistas também. “A Câmara precisa mostrar que está atenta a essa questão”, enfatiza.
Estrada das Antenas
Juliano defende que uma alternativa de curto prazo é melhorar as condições de tráfego na “Estrada das Antenas”, conhecida como segundo acesso, que liga Zimbros ao bairro Vila Nova. A vereadora Silvana Stadler (PL) concorda e fala que uma simples manutenção da via ajudaria a desafogar o trânsito do centro de Porto Belo. “É só ter vontade”, caceteou Silvana.
Segundo acesso
Já o vereador Jonas Amadeu Raulino (MDB) que é um dos defensores do segundo acesso, reforçou a tese da falta de entendimento político como impedimento pra solução do problema. “O segundo acesso não está pronto por mesquinharia”, lamenta.
Disputas bestas
“Por estas disputas bestas. Eu fiz um pedido pra prefeitura fazer a manutenção, colocar macadame, mas o prefeito de Bombinhas não pode colocar uma placa ali de sentido único. Tem que ser o que é melhor pra nossa cidade”, defendeu Raulino.
Comitê intermunicipal
Com relação a essa situação, o Juliano propôs a criação de um comitê intermunicipal com envolvimento de autoridades de Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas para debater as demandas que são conjuntas, embora estejam sendo tratadas de modo isolado por cada município. “Com certeza, a gente teria muito mais a avançar dessa forma”, contextualiza.
Ame Estaleiro
Na última sexta-feira, na sede da Associação de Moradores da Praia do Estaleiro (Ame), Omar Cuello tomou posse como presidente da entidade para os próximos dois anos.
Relevância
O evento contou com a presença de nomes que já ocuparam a presidência da Ame, reforçando a relevância da entidade fundada em 1988, que se destaca por sua atuação em importantes conselhos da Maravilha do Atlântico, como o Conselho de Saúde, Conselho da Cidade, Conselho da Apa e o Conselho do Plano Diretor.
Prestígio
O encontro representou um momento de grande simbolismo, com os ex-presidentes prestigiando a posse de Omar Cuello e reafirmando a importância do trabalho realizado pela Ame ao longo das décadas. Laurindo Ramos destacou que “a essência e os valores construídos no passado devem ser uma bússola para o futuro da Ame”.
Atuante
A expectativa é de que Omar Cuello e sua diretoria conduzam a entidade com sabedoria e inovação, dando continuidade às ações de impacto que fortalecem a Ame como uma das associações de moradores mais atuantes de BC. A Ame reafirma seu compromisso com a comunidade local, atuando em pautas essenciais para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na região.
Blog do JC
Além destas mais do que atribuladas linhas da coluna do JotaCê, o leitor pode acompanhar o pançudinho escriba no DIARINHO.net. É só ir no site e clicar no Blog do JC. E pra quem quer dar um plá com o articulista o zap/fone é (47) 98842.9084.
Frase do dia: O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.” Bill Gates
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.