JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
MDB entra com tudo no governo
(foto: divulgação)
MDB entra com tudo no governo do estado, mas presidente em exercício da sigla, Valdir Cobalchini, quer reunião pra aparar arestas da eleição com o PL
A primeira reunião oficial das equipes de transição de governo na Dubai city foi na manhã da última quinta-feira. Representando o coordenador-geral indicado pelo prefeito das bochechas rosadas, abriu os trabalhos o dr. Eduardo Krewinkel, procurador jurídico, em virtude de problemas de saúde com o galego Rubens Spernau.
Primeira vez
Por parte do governo eleito, estava o administrador Leandro Índio da Silva, coordenador-geral indicado por Ju Pavan (PSD). A prefeita eleita deu um rasante na sala de reuniões de seu futuro gabinete, para deixar uma mensagem de agradecimento pelo momento histórico, já que se trata da primeira vez que a Lei de Transição é oficialmente executada na Maravilha do Atlântico.
Bandeira é BC
“As eleições passaram, nossa bandeira é Balneário Camboriú, e sei que todos os integrantes dessa comissão têm elevado espírito público e compromisso com a garantia da qualidade dos serviços ofertados à comunidade. Estamos à disposição e contamos com todos para uma transição respeitosa e de alto nível”, defendeu a espevitada.
Entrou mudo e saiu...
O vice-prefeito eleito mais feliz do Sul do mundo, o vereador e ex-banguela, presidente do MDB da city da praia alagada, digo, alargada, Nilson Probst, também participou do encontro, mas entrou mudo e saiu calado – e sorridente.
Terça e quinta
As reuniões técnicas iniciarão oficialmente na próxima terça-feira, dia 4/11, quando o primeiro grupo de trabalho estará reunido no paço dos altos da Dinamarca. Os encontros acontecerão sempre de terça a quinta-feira de cada semana, das 9h às 12h.
Democracia
“Agradecemos ao dr. Eduardo e ao ex-prefeito Spernau pela cordialidade, diálogo e respeito com que têm atendido nossas demandas. Esse gesto demonstra a real compreensão da dimensão da democracia”, disse o reservado e carrancudo Índio, cotado nas rodas de conversa como provável chefe de gabinete da prefeitona dos bairros.
"Apenas os loucos e os solitários é que se podem dar ao luxo de serem eles próprios. Os solitários não têm ninguém para agradar, e os loucos não se importam se agradam ou não.” - Charles Bukowski
Tito Arruda
O vereador pexêro eleito, Pedro da Celesc (PL), deve propor que o nome do teatro municipal de Itajaí seja laureado com o nome do arquiteto e ex-vereador que nos deixou precocemente, o Tito Arruda, a nossa saudosa biruta de aeroporto. Além de ser autor do projeto, Tito foi um entusiasta do teatro. Merecida homenagem.
Zanelatto
O presidente do PP pexêro e futuro secretário de Obras, o taliano narigudo Tarcísio Zanelatto, vai se submeter a uma cirurgia nos dois joelhos de uma só vez, no começo da semana que vem. O Zanelatto fica uns dias em recuperação e logo, logo deve estar no front de batalha. Saúde!
Comunicação
Outubro foi um mês de conquistas para a agência Huna Comunicação para o bem, comandada pelas jornalistas Melissa Bergonsi e Sílvia Mendes, com sede em Navega city. A dupla tá com a boca nas zorelhas de felicidade.
Prêmio Aberje
Responsável pela estratégia de campanha que reelegeu o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD) com impressionantes 82% dos votos, a Huna também levou para casa o Prêmio Aberje, a mais renomada premiação em Comunicação Empresarial no Brasil.
Disputa
A agência venceu na categoria Público Interno da regional Sul com o projeto de comunicação interna “Vidas: Um movimento pelo que mais importa”, desenvolvido em parceria com a Portonave e focado na segurança do trabalho. Na próxima semana, as equipes da Huna e da Portonave embarcam para São Paulo, onde representam o Sul do Brasil na etapa nacional do concurso. Boa sorte!
Sucesso
O socadinho escriba conversou com o secretário de Obras da Dubai city, Osmar Nunes, o Mazoca, que afirmou que o trabalho não parou e que está tudo redondinho pra entregar para o governo da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), principalmente na questão da temporada em curso, com as várias demandas do município neste sentido.
Deseja sucesso
O Mazoca disse que tudo está sendo encaminhado e quem deve fazer a transição na Obras, e junto a Emasa, é o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni. O secretário de Obras fala que até o dia 31 de dezembro é velocidade de cruzeiro e, após isso, pretende descansar. Mazoca enfatiza que procurou fazer o máximo por Balneário Camboriú e desejou sucesso à nova gestão.
Pavan
Na edição deste final de semana do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, tem o “Diz aí, prefeito!”, onde o pançudo escriba e a jornalista Fran Marcon sabatinaram o ex-tudo, prefeito eleito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Leonel Pavan (PSD). Leia da edição impressa ou no DIARINHO.net.
Tá vindo
Apesar do prefeito eleito da city pexêra, Robison Coelho (PL), garantir com os dois pezinhos juntos que não tem compromisso e não viriam nomes de fora – principalmente do seu partido – que não lograram êxito na eleição, os perdigueiros da coluna alardeiam que a atual secretária de Meio Ambiente da Dubai city, Maria Heloísa, já teria dito que vai pedir a conta e participará da transição. Daí...
Romaria dos eleitos
Além da pauta normal de atividades da Leléia, a semana foi marcada no legislativo catarinense pela grande movimentação de prefeitos e vereadores eleitos no último pleito municipal, vindos de todas as regiões do estado.
Mostrar serviço
A romaria aos gabinetes das excelências excelentíssimas, já comum, visa garantir algumas emendas parlamentares básicas de recursos para o começo das gestões administrativas do ano que vem, e também uma forma de mostrar serviço aos eleitores, antes mesmo de assumir.
MDB juntinho
Movimentação grande também nos bastidores da Assembleia Legislativa com relação às conversas de gabinetes permanentes, entre lideranças e parlamentares integrantes da bancada do mandabrasa estadual.
Quinhão
A pauta principal, é claro, a reunião e o acordo com o governador Jorginho Mello (PL) no sentido de atrair o partido para uma grande aliança visando as eleições estaduais de 2026, sendo que para tal já teria ficado definido o quinhão do MDB, ou seja, mais três secretarias de governo.
Escuta aqui!
Só que nem tão definido assim, já que após as reuniões da bancada com o governador o presidente em exercício do MDB no estado, o deputado federal Valdir Cobalchini, teria manifestado, nas internas, a necessidade de fazer mais uma reunião ampliada do partido.
Aparar arestas
Cobalchini acredita ser necessário para aparar algumas arestas que ainda restam da disputa eleitoral com o PL nas diversas regiões do estado. E que nada estaria fechado também para as eleições de 2026, que é outra situação.
Ser ou não ser
Atentos e velhos observadores da cena política estadual, comentaram nos bastidores que, na verdade, a situação não é nova. “É o velho dilema do MDB nos últimos: ser ou não ser governo, eis a questão “.
Ficou na mão...
Outros complementam que depois da morte dos grandes caciques e lideranças do partido, como Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner, o MDB jamais voltou a ser totalmente unido no estado e tem sido difícil amarrar um acordo por inteiro. O ex-governador bombeiro, Carlos Moisés (Republicanos?), que o diga quando tentou a reeleição e ficou na mão em 2022, nem chegando no segundo turno.
TPA
O plenário da Alesc aprovou nesta semana, por unanimidade, duas moções de apelo de autoria do intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), dirigidas ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco José de Oliveira Neto e ao relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a TPA de Bombinhas, desembargador João Henrique Blasi.
Pressão total
As moções são no sentido de agilizar o julgamento das matérias pela suspensão da Taxa de Proteção Ambiental, já que a partir de 15 de novembro está prevista a volta da cobrança do famigerado tributo que prossegue durante a alta temporada e até 15 de abril de 2025.
Taxa de enriquecimento
Em declarações públicas e entrevistas, o deputado Naatz – que combate a taxa desde o seu primeiro mandato – tem dito que a TPA, na verdade, deveria se chamar “taxa de enriquecimento dos seus donos”, aludindo que a maior parte da dinheirama arrecadada vai para os gestores do sistema, “parceiros da prefeitura de Bombinhas”, alega.
Decreto legislativo
Além desta Adin assinada por 14 deputados, e de outras duas ações judiciais (Ação Civil Pública de prestação de contas e Ação Popular), o deputado Ivan Naatz também é autor de um inédito Projeto de Decreto Legislativo (PDL).
Suspensão
O PDL prevê a suspensão das duas leis municipais de Bombinhas que instituíram e regulamentaram a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), em 2013 e 2014, respectivamente. O projeto já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc e deve ser analisada e votada sua tramitação no próximo dia 5 de novembro, durante a reunião do colegiado.
Força de lei
Os Projetos de Decretos Legislativos (PDLs) possuem a mesma força de lei ordinária e são utilizados para regular as matérias de competência exclusiva do Poder Legislativo. Uma vez aprovados pelas comissões e em plenário, são promulgados pelo presidente da Casa sem a necessidade de sanção governamental. Hummmmm...
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.