JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gil não fará parte do governo Juliana
(foto: divulgação)
O Gil Koeddermann tá todo prosa e feliz com a vitória da Juliana Pavan (PSD), mas, garante que não vai ocupar nenhum cargo no futuro governo
O prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), voltou ao comando da prefa pexêra nesta quarta-feira, após dois meses afastado, em férias, pra tratamento de saúde. O chefe do executivo deverá comandar os trabalhos até o fim do ano, capitaneando a transição de governo e encerrando seu terceiro mandato.
"É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil” - Friedrich Nietzsche
Prefeitos juntos
Por falar em transição, Volnei recebeu o prefeito eleito Robison Coelho (PL) pra iniciar o processo de alternância de governo. A conversa rolou num clima de cordialidade e também contou com a presença dos atuais vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT) e do procurador-geral, Gaspar Laus.
Representantes
Os dois prefeitos deverão indicar os nomes das equipes de transição já na próxima semana. Por lei, os trabalhos devem começar 60 dias antes do final do atual mandato, mas podem rolar antes.
Quem faz parte
Cada uma das equipes do governo atual e do próximo terá um membro do Gabinete do prefeito, da Procuradoria-geral e das secretarias de Fazenda, Governo, Administração, Saúde e Educação. Entre os escolhidos haverá ainda um coordenador-geral de cada lado. Todo o trampo será bizolhado por servidores da Controladoria-geral do município.
Novela da presidência
Tem dado o que falar nos bastidores da política pexêra a novela iniciada após a abertura das urnas, no último domingo, sobre a próxima mesa diretora da piramidal pexêra. Tido como favorito e preferido do prefeito eleito Robison Coelho (PL), o entisicado Fernando Pegorini (PL) já não é dado como certo no comando da casa do povo. O problema seriam os ideológicos que se elegeram em grande número e estão aglomerando.
Direita vive
Mais da metade da bancada de seis vereadores do PL é adepta da direita extremista e, na visão desses edis, Pegorini não é um nome palatável aos interesses do povo que acampa em frente à marinha ou faz vaquinha no pix pra quebrar tudo em Brasília. Apesar de sempre ter militado em partidos mais à direita, o entisicado é figurinha carimbada na política e não teria conquistado o coraçãozinho da tchurma eleita pelo PL.
O Tércius
Nesse jogo nervoso, quem pode surgir como Tércius na parada é o beato Beto Cunha (Republicanos), que fala a língua da direita conservadora e seria um nome pra equilibrar os ânimos. A vantagem do devoto é ter experiência na piramidal, algo que os radicais do PL ainda não possuem. Beto poderia ser presidente nos dois primeiros anos e, no outro biênio, algum dos novatos Deus, pátria e família.
Galega pode querer
Com mais dificuldades por não mostrar tanto os dentes para pautas bolsonaristas, a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), teria direito, se quisesse, de se impor e brigar pela presidência da piramidal. A galega foi a mais votada e é uma das parceiras de primeira hora da dupla RR. Resta saber se ela quer mesmo ser secretária no executivo ou aceita a presidência da piramidal pra ficar por lá.
Composição
Ouvi histórias de que tanto a galega quanto Pegorini estariam alinhados para a composição do comando da piramidal pexêra. Isso porque o prefeito eleito teria deixado como carta na manga o comando da Procuradoria-geral do município para um dos dois. Ambos são advogados e circulam bem entre os servidores da área jurídica da prefa pexêra. É uma contragarantia pra nada dar errado e ninguém sair bicudo.
Novela finalizada
Entre capítulos em aberto na composição do governo da dupla RR, uma novela parece já ter chegado ao fim antes mesmo de as urnas abrirem. É o caso do comando da secretaria de Obras, para onde está garantido o retorno do taliano Tarcizio Zanelatto (Progressistas). Coelho e Rubens Angioletti (PL) só estariam aguardando a confirmação de mais alguns secretários para anunciar o nome do italiano na primeira listinha.
Tá junto, mas sem cargo
O consultor ambiental Gil Koeddermann, em contato com o socadinho escriba, fala da alegria da vitória, mas que não vai ocupar cargo no governo da prefeitona dos bairros de BC, Juliana Pavan (PSD): “Nobre JC, torci muito pela quebra dos muros entre as duas cidades e fico feliz se meu nome foi lembrando nas rodas por aí, porém não vou assumir nenhum cargo público, mas estarei sempre à disposição para ajudar a cidade, mas sem cargo no governo.
Futebolista
Conversei nesta quarta-feira com o futebolista Níkolas Reis (PSD, até quando?), que vem fazendo um podcast com o ex-primeiro ministro, o Jean Sestrem (UB, até quando?). O Níkolas, que foi um dos mentores da primeira candidatura de Robison Coelho (PL) lá em 2020, quando quase ganharam eleição, tá com o sorrisão na orelha, faceiro da vida.
Virada geracional
Para o futebolista, ex-menino de ouro, a dupla Robison Coelho e Rubens Angioletti representa muito bem a sua geração, e está preparada para construir uma nova era em Itajaí. O ambiente que foi criado na eleição, com a vitória e com derrotas importantes, para ele dão tranquilidade para a dupla RR fazer um bom início de governo e o melhor governo da história da city peixeira (orra!!!).
Quem?
Níkolas não se referiu aos candidatos a prefeito derrotados, que até elogiou, mas sim às panelinhas “fisiológicas” que se desfizeram. Segundo ele, uma boa câmara se formou e o novo prefeito poderá formar um bom time técnico, sem amarras e sem achaque.
Soldados
Ele seguiu elogiando outra dupla, Fernando Pegorini (PL) e Anna Carolina (PSDB), que para ele serão fundamentais para fazerem a defesa política do governo, pela integridade e coerência que tiveram sempre e com o projeto RR.
Transição
Questionado sobre a transição, disse que não há nada a adiantar, senão que o cenário inicial não é dos melhores, mas que Robison e Rubens terão sabedoria para atravessar esse momento e construir soluções importantes para o futuro.
Coerência
Para finalizar, o futebolista garantiu pra esse pançudinho que o que deu a vitória avassaladora para a dupla RR foi a “coerência”, já que ambos nunca trocaram de lado nem se venderam ao poder, e que o povão soube reconhecer isso. Então tá!
Eleição, transição
Depois da promulgação dos resultados eleitorais, o prefeito eleito Luizinho Américo (PL), de Penha, parou meio-dia para descansar. Foi a manhã de segunda-feira. À tarde já estava em reunião com equipe de trabalho para planejamento e organização do processo de transição. A equipe de transição está definida e contará com membros experientes em gestão pública. Voltamos à necessidade de Transparência com “T”.
Luizinho e equipe
Depois que Luizinho se tornou prefeito eleito e comemorou com a população, a primeira pauta foi a análise da campanha. Primeiro foi destacado o trabalho do grupo, as definições estratégicas e todo o processo de tomada de decisão. O esforço mais intenso foi feito nas últimas duas semanas de campanha, seguindo análises de pesquisas e a definição de atividades bem coordenadas. E o Lucas Dias tem muito a ver com isso. Foi importantíssimo!
Os bagrões
Agora veio o tempo de se falar na composição de governo. Em Penha, já com muita especulação de todos os lados, a definição de governo será decidida somente nas próximas semanas, provavelmente em início de novembro. O que se sabe de antemão é que haverá muitos cargos desocupados. Luizinho não prometeu nadica de nada de cargos durante a campanha e agora está leve para convidar.
A caminhada
O eleito Luizinho fez o que era para ser feito, apresentou críticas e propostas, apontou problemas de conduta dos candidatos e se mostrou uma pessoa simples, que falava de forma direta e popular. De maricultor, garçom, gerente de restaurante, representante da pesca e dos pescadores em Brasília, com formação em Gestão Pública, fez um trabalho de excelência.
Enxugar?
Por outro lado, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) começou a enxugar a máquina e os serviços oferecidos à população. O primeiro serviço afetado está na Fundação Municipal de Esportes da mariscolândia, que está anunciando o término de uma série de atividades esportivas de contraturno. Lamentável!
Pedra no sapato
Além disso, recentemente o governo de Penha publicou uma relação de educadores aprovados no processo seletivo para diretores de escolas. Coincidentemente, todos os nomes possuem ligação com o MDB e devem ser uma pedra no ‘calcanhar de Aquiles’ do prefeito eleito, Luizinho Américo (PL).
Informar o MP
O Ministério Público da Santa & Bela Catarina, segundo perdigueiros da coluna, será informado, nas próximas horas, sobre essa relação duvidosa. A intenção da comunicação é que a promotoria instaure procedimento a fim de apurar a legalidade e a transparência do processo deflagrado pela prefa.
Visita
Recebi na manhã de ontem a visita de cortesia do secretário de (In) Segurança da Dubai Maravilha, Gabriel Castanheira, que ao vivo e a cores é muito mais cordial e educado do que falam.
Trabalho
Castanheira falou sobre o trabalho realizado durante a sua gestão na secretaria de Segurança e na Guarda Municipal e as conquistas dos últimos anos, da autonomia dada pelo prefeito Fabrício para tornar a GM referência nacional quando o assunto é segurança.
Entregas
Nesse tempo em que esteve à frente da Segurança, Castanheira inaugurou uma nova sede e um estande de treinamento de tiro, melhorando muito a estrutura de trabalho da Guarda que hoje conta com armamento de última geração, drone com sensor térmico, UTV, que é um veículo de uso nas areias para patrulhamento, viaturas novas e o mais importante: treinamento constantes dos guardas.
Eleições
Questionado sobre as eleições de Balneário, Castanheira, que é policial de elite da Civil do Paraná, não fugiu da resposta e disse que confia no trabalho da Polícia Civil e que com base nas denúncias que saíram nos jornais e no material que foi apreendido com o lobista Glauco Piai e será periciado pela Polícia Civil, haverá novidades em breve.
Ficará
Gabriel Castanheira, que está morando em Balneário Camboriú há mais de sete anos, disse em primeira mão a esse socadinho que se sente muito bem aqui, e que ao final do mandato do prefeito pop star irá continuar a residir na cidade que ajudou a tornar uma das mais seguras do Brasil.
Perseguição
No posto de saúde da rua 1500 (UBS central), na city da praia alagada, digo, alargada, tem um médico clínico que atende há cinco anos e já atendeu mais de cinco mil pessoas; foi candidato a vereador pelo DC. Dr. João Paulo Canela fez 320 votos, mas por apoiar a Juliana Pavan (PSD) voltou segunda ao trabalho e o transferiram pro posto mais distante da cidade que é do Estaleirinho. Represália pura, não há motivo pra isso.
Comentários:
juarez rezende araujo
09/10/2024 22:40
O bradoque de BC famoso por enxugar gelo no combate aos aviãozinhos de drogas e no coturno quente na boca dos mendigos,diz que vai ter novidades no caso do home dos 100 mil.Vamos esperar mais 72 horas.kkkk
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.