JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gil na Gororoba
O consultor ambiental Gil Koeddermann, apoiador da Gororoba do JC, já saiu vestido pro maior encontro das galáxias
(Foto: Divulgação)
A candidata a vereadora pexêra Ivonete Schreiber e seus apoiadores, Alisson Tabalipa, Aline Blenke e Suellen Reis rumo à Gororoba (Foto: Divulgação)
O candidato a vereador e escritor Guilherme Campestrini (Novo) também vai estar na Gororoba do JC (Foto: Divulgação)
O ex-presidente do Marcílio Dias e dentista Abelardo Lunardelli, o homem que vive na boca do povo, e o Amarildo Machado estarão na Gororoba (Foto: Divulgação)
A candidata a prefeita da Maravilha do Atlântico, Marisa Zanoni, e o seu vice Alex Casado, ambos do PT, estarão no maior encontro das galáxias (Foto: Divulgação)
O consultor ambiental Gil Koeddermann, apoiador da Gororoba do JC, já saiu vestido pro maior encontro das galáxias
(Foto: Divulgação)
A musa da confusão Juliana Pavan (PSD), abraçada com o vampiro Nilson Probst (MDB), caminhou no bairro das Nações (Foto: Divulgação)
Final de semana da campanha do Peeter Lee, o Fabrício da Shopee (PL), foi de apresentação de propostas e conversa on line com eleitores (Foto: Divulgação)
O consultor ambiental Gil Koeddermann, apoiador da Gororoba do JC, já saiu vestido pro maior encontro das galáxias
A juíza eleitoral Claudia Ribas Marinho concedeu o “Direito de Resposta” pleiteado pela Coligação “Itajaí quer ação”, da dupla Robison e Robin do PL, contra a coligação “Itajaí em primeiro lugar” do Carlos Chiodini, o Xoxodine (MDB), por conta do anúncio publicado na semana que passou na capa do DIARINHO, afirmando que o Xoxodine era o candidato a prefeito que mais crescia.
Publicação
A magistrada aceitou os argumentos dos liberais, Robison e Robin, e caneteou determinando que o “Direito de Resposta” deve ser publicado na capa do jornal, com os custos arcados pela coligação “Itajaí em primeiro lugar”, além da retirada on line da publicação no Instagram e Facebook e o devido impulsionamento do “Direito de Resposta” nas redes sociais da publicação anterior.
Inverídica
A alegação foi de que a afirmação sobre Xoxodine ser o candidato que mais cresce nas pesquisas seria inverídica, porque a pesquisa em si é a única registrada desde janeiro deste ano. As eleições pexêras, ao longo da história, sempre foram as mais judicializadas no estado. E este ano não será diferente.
Presença ilustre
Chamou a atenção na primeira caminhada da onda azul, liderada pela minha musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), a presença do arquiteto Herasmo Furtado (PSDB), com direito a boton, abraços e fotos. O tucano tinha sido cotado para vice de Peeter Lee Grando, mas foi preterido na vaga com a escolha feita por David LaBarrica (PRD).
PSDB está coligado…
O engraçado é que o PSDB foi um dos poucos partidos que manteve a coligação com o Fabrício da Shopee. Embora muitos de seus filiados e até cargos comissionados, em bastidores, já estejam apoiando e na torcida pela vitória da filhota do ex-tudo. Eitcha!
Desembarques…
Nesta semana, mais duas baixas devem ser oficializadas na campanha de Peeter Lee Grando. A primeira será já na segunda-feira, com um secretário municipal membro de um partido coligado que já pediu o boné e está de saída do governo do prefeito das bochechas rosadas, e vai direto para a coordenação de campanha da filhota do ex-tudo. Ai, ai, ai qui dor!
Furo na nominata
A segunda baixa será na torre de candidatos a vereador do Partido Liberal - PL. Um ex-vereador e ex-presidente da Câmara, forte candidato a retornar à casa do povo, vai desistir da candidatura e abraçar o projeto de Ju Pavan e Nilson Probst. A baixa comprometerá a nominata, fazendo com que o PL acabe elegendo um vereador a menos do que inicialmente planejava.
Abre o olho, Peeter!
A coluna vem alertando o candidato da continuidade, o boa praça Peeter Grando, o Fabrício da Shopee (PL), para que monitore as atitudes dentro da própria base do governo. Os grandes problemas de sua candidatura estão nas repetidas trapalhadas de sua equipe e na reiterada traição de alguns “amigos”. Quem avisa, amigo é!
Davi e os Golias
A declaração de apoio do ex-prefeito e ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (Progressista) à dupla Robison Coelho (PL) e Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) deixou ainda mais claro que a eleição para o paço da Vila Operária vai ser uma batalha de Davi contra os Golias.
Agarrados
De um lado baita gigantes da política do passado agarrados com o Robison e Robin, do outro um influente e poderoso deputado federal, ambos contra o Davi da vez, o Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD).
Grupo dominante
O movimento do ex-homem dos galináceos demonstra bem que os grupos dominantes sempre dão um jeitinho e acham meios de continuar no poder. Em 2020, quando o Robison também foi candidato a prefeito, o Jândi não apareceu na campanha, não declarou voto. Seria parte de um acordo de longo prazo para as coisas continuarem sempre sobre o domínio de poucos? Pode não ser, mas faz sentido se for!
Ex-prefeitos com B1
Além do Jândi com o Robison, outros ex-prefeitos já devotaram apoio à dupla. O alemão Arnaldo Schmitt (MDB?) e o bigodudo Amílcar Gazaniga (PSD) no entorno do Robison e Robin. O problema nem é o apoio dos ex-prefeitos, muitos com boa simpatia no coração do povão, mas a catrefa que mamou na teta por décadas e que vem junto.
Revezamento
Jandir e Amílcar pelos amarelinhos, Arnaldo e o atual alcaide, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) no time de vermelho, são atores de dois grupos que revezaram o poder em Itajaí e hoje devem apostar as fichas nos Golias da vez. Os três primeiros e a tchurma de puxas grudaram na sacaria dos liberais. Com o pouco que resta de saúde, o barbudinho e os comissionados da vez grudaram no Xoxodine (MDB).
Saber explorar
Resta saber se o povo quer mesmo mudança e se o Sancho Pança vai conseguir convencer o eleitor que é capaz de dar um basta na alternância dos dois grupos políticos que mandaram e desmandaram na city nas últimas décadas. Se Osmar souber explorar as ligações desses grupos com os candidatos que concorrem contra si, pode com uma única pedra derrubar dois Golias numa eleição só. Ou não?
Desdenhou mas não fez
No final de semana político da Dubai brasileira, a expectativa era o tamanho da caminhada promovida pela candidata intisicada Juliana Pavan (PSD) no bairro das Nações. O povo de Juliana desdenhou a caminhada de Peeter Lee Grando (PL), o Fabrício da Shopee, no mesmo bairro na semana passada. Mas, pelas fotos que me chegaram, a caminhada de Juliana não foi lá aquela coisa toda.
Efeito
Na verdade, as passeatas quase sempre cumprem a meta para as quais são promovidas: gerar fotos e vídeos para as rede sociais e os programas eleitorais que, diga-se de passagem, começam no final desta semana, além de gerar sensação de força dos candidatos que desfilam emocionados pelas ruas para aquele ilustre desconhecido deles: o povo.
Nas redes
Com chuva no sábado à tarde, a passeata que Peeter Grando faria nos bairros Iate Clube e Vila Real foi substituída por uma live concorrida no YouTube, esta, sim, possível de ser mensurada e ter registrados os aparelhos ligados nela, que foram mais de dois mil, segundo a assessoria do Fabrício da Shopee.
Convidados ilustres
Na live de Peeter e LaBarrica apareceram para dar uma força, além do prefeito Fabricio Oliveira, o senador Jorge Seif e a deputada federal Carol de Toni, que ressaltaram ser Peeter o real representante da direita e do 22 na Dubai brasileira. Na live concorrida, Peeter falou sobre seus projetos em diversas áreas, o que é, na verdade, ou deveria ser, o que interessa para o eleitor.
A força do bolsonarismo
Tanto em Itajaí quanto na Dubai brasileira, e em outras cidades pelo Brasil afora, os candidatos a prefeito do PL insistem em atrelar suas candidaturas a imagem do imbrochável e imorrível Bolsonaro, se pendurando na sacaria dele para surfar a onda do bolsonarismo, que até aqui se mostrou um puta cabo eleitoral.
Bolsonaro or not Bolsonaro
Em São Paulo, capital, entretanto, está havendo uma mudança nesta lógica. Lá, Bolsonaro apoia o candidato Ricardo Nunes (MDB), que tem o PL de vice, mas quem está disparando nas pesquisas é o agora ex-aliado Pablo Marçal que, inclusive, no último Datafolha, subiu 7 pontos, encostou em Boulos e passou Nunes. Hummm...
Efeito Marçal
O que se pode tirar dessa subida de Marçal em São Paulo, depois de ele quebrar todas as regras do bom senso político e de utilizar debates e redes sociais para atacar os outros candidatos da maneira mais rasteira? No meu entendimento, o que se pode tirar é que o efeito Bolsonaro não está ligado a imagem do Bolsonaro de carne e osso, mas sim no jeito “Bolsonaro”, rude, grosso e tosco de ser. E Marçal sacou isso... Ou não? O que você acha?
Todos contra ele
Seja qual for a resposta, na campanha da capital paulista a regra agora é todos contra Marçal que teve, inclusive, suas redes suspensas por utilizá-las descumprindo regras eleitorais. Cara não é fácil.
Império dos haters
Marçal não respeita regra nenhuma e faz seu show onde quer que seja. Ele representa e leva ao extremo a máxima cretina, até aqui exclusivamente bolsonarista, de que política não é para político. Que vale tudo. O que rende muito nas redes cheias de haters e de gente frustrada pela dureza do dia a dia. O fato é que destilar ódio não ajuda em nada a melhorar a vida sofrida do brasileiro. Muito pelo contrário. Ou não? Ou estou errado?
Mulher
Ao longo destas mais de duas décadas escrevinhando estas mais do que estrebuchadas linhas, e com todas as mulheres que tive a grata satisfação de confabular, sempre citei a importância da participação da mulher na política, na vida pública.
Vamos lá, mulherada!
As mulheres são a maioria da população, consequentemente o maior eleitorado no país. Todas que ‘botam a cara a tapa’ ao serem candidatas, assumirem algum cargo ou função, têm uma grande responsabilidade de convencerem mais mulheres a participarem das decisões e encaminhamentos que impactam a vida de todos, a política.
Repúdio
Por isso, me causa repulsa a fala de um cabo eleitoral da capital do pirão, Barra Velha, de que ‘mulheres só se elegem em Barra Velha com a calcinha no joelho’. Lamentável em todos os sentidos. Conclamo mais mulheres na vida. Mais mulheres na política. Espero estar vivo pra poder ver mulheres e homens caminhando lado a lado.
Marisa e Alex
A candidata a prefeita da Maravilha do Atlântico, a vermelhinha Marisa Zanoni (PT) e seu vice, o Alex Casado (PT), visitaram o socadinho escriba pra marcar presença na Gororoba. A Marisa em campanha, com o pé no chão e ideias na mente, tá magrinha, mas continua uma mulher aguerrida no seu plano de propor mudanças e levar ações do poder público pra população de Balneário Camboriú.
Irmão Maier no páreo
A coligação “Camboriú, o futuro começa agora” apresentou impugnação ao candidato a vereador Irmão Maier, forte concorrente nas eleições de 2024 na capital da pedrada, mas o tiro saiu pela culatra. A Dona Justa deu uma carcada reconhecendo a defesa do homi, que sai até mais fortalecido.
Tiro pra todo lado
Como a coluna deste pançudinho escriba já noticiou, a campanha da dupla sertaneja/pop Ramon Jacob (PL) e John Lenon (UB) tá tentando de todo jeito ganhar no tapetão, já que até agora não anda decolando. Já são dezenas de petições na justiça eleitoral, tudo dando em nada.
Jogo pesado
Nas redes sociais, a dupla pega pesado, principalmente porque o vice John Lenon, apelidado de candidato pinscher, começa a gravar videozinho chamando os concorrentes de corruptos e abrindo para o público áudio recebido do ex-tudo Leonel Pavan (PSD) pelo zap, querendo aparecer mais que o candidato a prefeito. Segura o pinscher, Ramon.
Debates tensos
O primeiro debate dos candidatos à prefa de pedra de Camboriú tava com cara de confusão desde o início. O Ramon chegou louco pra lacrar, o ex-tudo Pavan e o homem pássaro, Edson Piriquito, mal se cumprimentaram. A professora Eliane do PT só falando em Lula.
Pegadinha
O coronel, digo, Leonel Pavan acabou caindo numa pegadinha de Ramon, ao ser questionado sobre o nome de uma unidade básica de saúde e sua localização, que nem ele (Ramon) quando era secretário de Administração do governo do prefeito Elcio passou um dia pelo local. Pavan caiu e endoidou.
Estreia?
Por outro lado, faltou proposta de todos os candidatos. Enquanto Ramon queria grudar na sacaria do Bolsonaro, fazendo até jogral (essa é pros antigos), Piriquito good vibes e Eliana do PT divagavam. Deve ter sido coisa da estreia. Acho...
De peito aberto
Observadores mais atentos aos discursos dos candidatos da Maravilha do Atlântico, neste início oficial da campanha, afirmam que o Peeter da Shopee (PL) tem o maior orgulho de falar sobre os feitos da atual gestão e sempre acha uma forma de “encaixar” o prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), nas suas falas.
Esconde o véio?
A adversária de Peeter da Shopee, ops Grando, Juliana Pavan (PSD), a minha musa da confusão, não fala muito dos feitos do pai e dublê de Sérgio Reis e evita até falar no nome do coronel, digo, Leonel Pavan (PSD), para não parecer ou dar a entender que o pai que vai administrar a city, numa eventual vitória, se assim o eleitor entender, digo, escolher.
Sombra?
O fato em questão é que Grando fala de peito aberto num passado bem recente e no presente, enquanto Juliana parece não querer ficar na sombra do pai, como uma filhinha mimada do coronel, digo, Leonel. Será?!
Bocudos comparam
Os fofoqueiros de plantão buzinaram no ouvido deste socadinho escriba que o governador Jorginho Mello arranjou tempo na agenda e apareceu ontem no lançamento da campanha a prefeito de Alexandre Xepa (PL), de Itapema. Jorginho já tinha vindo início do mês na convenção que homologou a candidatura de Xepa.
Enquanto isso…
Em Balneário Camboriú, Jorginho não deu as caras na convenção que homologou o Fabrício da Shopee, Peeter Lee Grando (PL), como seu candidato. O máximo que fez até agora foi gravar um vídeo e participar de reunião com a elite empresarial da city, sendo que a metade dos empresários presentes nem vota na Dubai brasileira e a outra metade não consegue nem o voto da família. Fujam, cambada de encrenqueiros!
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.