Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Aniversariante visita o colunista


(foto: divulgação)

O vereador e pré-candidato a prefeito de Itajaí, Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), visitou o socadinho escriba

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Rasante do Sancho Pança

O pré-candidato a prefeito do PSD de Itajaí, o Sancho Pança Osmar Teixeira, deu um rasante pela choupana para trocar uns minutinhos de prosa com este pançudinho escriba. O pretexto da visita foi um convite para a comemoração do aniversário dele e da filhinha, na noite desta quarta-feira, no Clube Barroso. É claro que a conversa não ficou só nisso e Osmar passou seu recado.

 

Eleição disputada

Mesmo louco de contente por estar pontuando bem nas pesquisas internas, Osmar garantiu que a eleição será muito disputada, com o resultado completamente em aberto. O Sancho Pança disse que o desafio é saber ouvir as demandas do povão para a city pexêra e, bom de lábia como é, garantiu que a pouca idade é o diferencial a seu favor. “Terei que ouvir muito mais que meus adversários, e é no diálogo que se chega ao melhor resultado”. Ai que lindo!

Imprensa tradicional

Nascido e alavancado através das ondas do rádio, Osmar garantiu que reconhece o papel das redes sociais no crescimento do seu nome, mas que os meios de comunicação ditos tradicionais devem contar com todo seu prestígio, enquanto candidato e caso seja eleito prefeito. Como forma de mostrar esse interesse, foi para o pançudinho que o Sancho Pança anunciou o lançamento de seu plano de governo.

Três fases

Osmar afirmou que na próxima semana deve ser lançado o cronograma de construção do plano de governo do PSD da city pexêra. Segundo ele, serão três fases para que as pessoas participem como se sentirem melhor. O primeiro momento será de colaborações espontâneas, do povão e dos sabichões, depois o PSD deve rumar para os bairros da city e, por final, para reuniões setoriais. Veremos!

Internet aceita tudo

Em tempos digitais, o velho ditado de que papel aceita tudo anda pra lá de ultrapassado. Com as redes sociais fazendo as vezes pros candidatos que querem se comunicar, agora dá pra dizer que a internet aceita tudo. Além das combatidas fake news, cada vez mais presentes no dia a dia do povão digital, tem candidato também que anda contando história que não sabe pros eleitores.

Burrada

Foi o que aconteceu no início da semana, quando o deputado federal, o importado Carlos Chiodini (MDB), pré-candidato ao paço da Vila Operária, todo prosa, fez um vídeo em frente ao Bico do Papagaio contando que o formato da pedra mais famosa da city foi criado com a força da natureza ao longo dos anos. Pode dar zero pro Chiodini, a história comprovadamente não é essa.

Forçando a barra

Na verdade, o povão pexêro que sofre e rala o dia a dia pra dar conta da vida, e com problemas de todo tipo, não tá muito interessado em candidato que faz vídeo produzido e bonitinho, ainda mais falando do que não sabe.

 

Dá zero pra ele! O pré-candidato a prefeito Carlos Chiodini (MDB) gravou vídeo sobre o Bico do Papagaio, mas sem saber da real história  (foto: divulgação)
Dá zero pra ele! O pré-candidato a prefeito Carlos Chiodini (MDB) gravou vídeo sobre o Bico do Papagaio, mas sem saber da real história  (foto: divulgação)

 

 

Só com GPS

Quando escrevinho que se largarem o Chiodini lá no Nilo Bittencourt ele não sabe voltar pra BR-101 e seguir pra Jaraguá, tem puxa que se morde de raiva. Lá na Cocada, a raça de lazarentos que vive falando mal de políticos ‘a’ e ‘b’ (arreda raça de linguarudos!), apelidou o Chiodini de Chochodine. Acho que é em alusão aquele panetone natalino. Não é isso?

Tá por fora

Candidato e equipe de fora dá nisso. Itajaí anda com a autoestima lá embaixo, é louvável a ação de tentar levantar a moral do povão explorando as belezas da city, mas honestamente, não é o que Itajaí precisa no momento.

B1 tá certo

A tchurma no entorno do banana de pijama B1 e pré-candidato a prefeito Robison Coelho (PL) correu pra disparar nos grupos a burrada feita pelo importado Chiodini e sua equipe. Coelho já havia gravado no Bico do Papagaio, contando a história verdadeira da formação do ponto turístico, originado após explosões das rochas para abertura de caminhos pra Cabeçudas. O B1 pelo menos estudou.

História recente do Porto

A situação do porto vazio de Itajaí me vem e me vai sem que eu consiga entender. Me assombra. A pergunta que me faço, sempre, é como um porto que era o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres perdeu, do nada, movimentação e riqueza, condenando a city pexêra e o itajaiense a perdas econômicas imensas, imensuráveis.

Recordar é viver

Vamos lá. Itajaí explodiu para o cenário catarinense como potência econômica no rastro da modernização do porto, puxado pela privatização que permitiu que uma das maiores empresas do mundo em logística tocasse por 20 anos o nosso porto. Itajaí virou a cidade mais rica de SC. O contrato acabava em 2022, bastava prorrogar até que nova licitação fosse feita. Mas não foi isso o que aconteceu.

Farinha pouca, meu pirão primeiro

Diante do impasse de uma nova licitação, o que os abençoados que mamam altos salários na superintendência fizeram foi lutar para que seus privilégios fossem mantidos. Cagaram para a cidade e para o interesse público.

Cambada!

Deixaram o contrato acabar e a empresa mundial ir embora. E o porto morrer. Buscaram uma empresa envolvida com tráfico internacional de drogas para tocar o porto num contrato emergencial. Por obra de Deus não deu certo. Cambada de incompetentes!

 

Crush PT e MDB? A pré-candidata a prefeita de BC, Mariza Zanoni (PT) e a pré-candidata a vereadora, a bela dos olhos verdes, Jade Martins (MDB), juntinhas. Qui lindo!  (foto: divulgação)
Crush PT e MDB? A pré-candidata a prefeita de BC, Mariza Zanoni (PT) e a pré-candidata a vereadora, a bela dos olhos verdes, Jade Martins (MDB), juntinhas. Qui lindo!  (foto: divulgação)

 

 

Um ano e meio

Fizeram nova licitação emergencial, que se arrastou ao longo de um ano de porto vazio. A primeira colocada foi desclassificada, por que no entender da comissão de licitação não conseguiria tocar o porto com a quantidade de contêineres proposta. A segunda colocada foi desclassificada pelo mesmo motivo.

A empresa proibida

A terceira colocada era uma empresa ligada à Portonave, o porto de Navega City. Que tem expertise comprovada e linhas. É do ramo e tocaria o porto de Itajaí tranquilamente nesta fase de transição para um novo contrato de arrendamento. Mas pulou todo mundo contra esta solução. E está aí um novo mistério. Recorreram em Brasília e fizeram com que a segunda colocada que havia sido desclassificada se reclassificasse.

Contrato e prazo

O contrato com a segunda colocada, a tal de Mada Araújo, que não é do ramo, foi assinado em novembro de 2022 com o compromisso de que os navios voltariam agora em maio. Maio se foi. Cadê os navios?

Quem não quer?

Agora, a Mada Araújo vende, transfere, empresta, sei lá..., o direito de tocar o Porto de Itajaí para a Seara Alimentos, do grupo JBS, que também não é do ramo, mas que tem sempre grandes interesses comerciais... Afinal, quem não quer um porto para chamar de seu?

Esperteza?

De prêmio pela esperteza, de ter assumido o Porto de Itajaí sem participar de licitação, a Seara ganhou, ainda, um prazo de mais três meses para começar a movimentação das linhas, coisa que a Mada Araújo não fez no prazo e se livrou de graça. Sem multa, sem porra nenhuma. Legal, né? O superintendente do porto comemorou isso cagando mole em rádios da região.

A ver navios

Enquanto isso, o porto segue parado, a economia de Itajaí segue ruindo, e a cara de idiota do itajaiense segue aumentando. E eu sigo, assombrado, matutando: como tudo isso foi possível sem que ninguém fosse responsabilizado? Sem que ninguém assumisse qualquer cobrança de fato? Sem que ninguém fosse para a cadeia. Hein? Mistério... E durma-se com um barulhão medonho desses.

Juliana paz & amor?

Em contato com o socadinho escriba, a vereadora bonitona, espevitada e briguenta Juliana Pavan (PSD), da praia alagada, digo, alargada, destacou que está trabalhando para construir um projeto que una a oposição na sucessão do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Frente ampla de centro-direita

A minha musa da confusão, ops, da união, entende ser necessário viabilizar uma proposta de centro-direita ao eleitor da Dubai brasileira, para fazer frente à estrutura da candidatura governista, representada por Fabrício da Shopee, ops, Peeter Lee (PL).

PSD versus PT e PL

“Balneário Camboriú aguarda esta união. Uma candidatura de centro-direita por um lado vai contrapor as ideias do PT, e por outro terá a força necessária para vencer a estrutura do governo municipal, e os desmandos que são fruto da arrogância e da incompetência”, lascou sem dó e piedade a primogênita do ex-tudo.

Sinais...

Ciente de que as pessoas querem lideranças que saiam do discurso e coloquem as ideias em prática, Juliana prestigiou no início da semana o lançamento da pré-candidatura a prefeito do colega Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo).

A bonitona não foi sozinha

Além de Juliana, quem também marcou presença no evento de Gotardo e do partido Novo foi o simpático vereador e também pré-candidato a prefeito, o Mané Meirinho, ops, André Meirinho (PP). O trio aproveitou o evento para posar abraçadinho para diversos registros fotográficos. Hummmm...

Apagar de luzes

Após cancelar a Festa do Peixe, o governo escada abaixo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), através do seu filhão, o secretário fraquinho de Turismo, o barbudinho júnior Tiago Morastoni (Podemos?) deve estar trabalhando pra cancelar a Marejada, o Natal e Ano Novo. No final, a ideia, segundo os linguarudos, é não pagar a conta de luz, pra apagar tudo de vez... Arreda, raça de bocudos, infelizes!

Vampiro é o problema

As vozes do mandabrasa que se escutam na praia da city alagada, digo, alargada, alardeiam que o grande problema do emedebê da Dubai brasileira é o seu presidente, o dublê de vampiro italiano e vereador, Nilson Probst. 

Desgarrou

O Nilson não deve ser mais candidato a vereador (ou vai ser?) e quer por que quer ser candidato a vice-prefeito na chapa comandada pelo Fabrício da Shopee, ops, Peeter Lee (PL). Por isso, orquestrou um desembarque do governo onde, aparentemente, ele deixou a base do prefeito pop star, mas o restante continua nas tetas, digo, na base, ops, governo.

Tentativa de interferência

Em entrevista à rádio Divino Oleiro, Nilson acusou o governo de promover uma tentativa de interferência no MDB e lascou ainda que ligou duas vezes para o prefeito Fabrício para cientificar o alcaide que estava pulando fora da canoa governista. Na primeira ligação, teria sido informado que o prefeito estava dodói e na segunda, tocou, tocou, tocou e Nilson permaneceu no vácuo. Oh, dor!

Jade e Marisa

Uma reviravolta está mexendo com a cabeça dos incrédulos na política. A pré-candidata apoiada pelo vereador Nilson Probst, chefão dos emedebistas da Dubai Maravilha, a bela dos olhos verdes Jade Martins (MDB), postou foto em apoio à candidatura a prefeita da professora Marisa Zanoni Fernandes (PT).

Crush?

Seria o MDB e o PT se acenando ou já teria dado “crush” (gíria em inglês usada quando uma pessoa se apaixona por outra). Estariam PT e MDB lado a lado na eleição municipal, questiona um abelhudo de plantão.

Pegou mal

O projeto do suplente de deputado estadual André de Oliveira (Novo), com projeto para proibir o aborto no país, incluindo o legal, foi criticado por leitores da coluna. A proposta de André, se aprovada e for seguida por 12 assembleias legislativas no país, pode mudar a Constituição e proibir o aborto legal.

Aborto legal

O aborto legal tem que ser respeitado e é previsto em três hipóteses: se a gravidez é decorrente de estupro, se representar risco de vida à mulher e no caso de anencefalia fetal, quando da não formação completa do cérebro do feto. Um direito garantido a todas as mulheres. Ponto.

Já vai tarde

Milhares de mulheres por não poderem realizar um aborto seguro, nas hipóteses em que é permitido, devido à falta de informação, preconceito, despreparo de profissionais, morrem, ficam mutiladas e com sequelas físicas e mentais por toda uma vida. E o suplente do Novo, André de Oliveira, em sua breve (ainda bem) passagem como suplente, querendo emplacar projeto lamentável. Por essa e por outras que falam que o partido Novo já nasceu velho...


Comentários:

Raul Terra

30/05/2024 17:27

Difícil de entender o porque da Seara (JBS)... irmãos Batista.... vai assumir o porto de Itajaí e que a tal de MADA só entrou para fazer o meio de campo e toda a sacanagem....

Luciano Kneip Zucchi

29/05/2024 09:19

Sabe Querido Escriba, gosto tanto de você, que leio até seus artigos antigos. Li um de 8/2023, ''XENOFOBIA'', sobre as bobagens xenofóbicas de um certo deputado sapatinho. ARTIGO NOTA 1O VIU, XENOFOBIA É PARA LOUCO!!!! Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Luciano Kneip Zucchi

28/05/2024 21:38

Ademais, creio de verdade, que um prefeito, não extremista, e com ''dialogo aberto'' com o governo federal, pode sim, auxiliar de verdade na resolução de vários problemas desta cidade, inclusive os relativos ao porto. Itajaí além de linda, é o maior PIB do estado, não pode ter ''baixa estima'', tem tudo, de verdade, só falta administração.

Luciano Kneip Zucchi

28/05/2024 21:31

Sabe que o Tarcísio de Freitas, carioca, governador de São Paulo, dizem, os bocudos claro!!!, que se largarem ele no centro da capital paulista, não consegue voltar ao palácio dos Bandeirantes. MAS, por incrível que pareça, sendo ex ministro de quem foi, está fazendo um governo bem razoável, auxiliando inclusive, e muito, o Rio Grande Do sul, pode ter segundas intenções no auxílio, mas o fato é que está fazendo. Chiodini, é interessado, porém os auxiliares precisam assessorar de verdade, ''estudar'' sempre!!! Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.



Bons negócios

CN Empreendimentos completa 15 anos entre as 100 maiores construtoras do Brasil

Aquário de BC tem promoção de ingressos por R$ 79,90 até o próximo domingo

BMW Série 3 ganha atualização em 2024


Veículos

Motos

Nxr160 Bros Esdd

R$ 22.900,00

Bicicletas

Vende-se Montain Bike

R$ 750,00

Motos

Cg 160 Titan

R$ 22.500,00

Motos

Shadow 750

R$ 42.000,00

Motos

Biz 110i

R$ 14.600,00

Motos

Biz 125

R$ 19.600,00


Imóveis

Sítio, Chácara ou Fazenda

Vendo Ou Troco Sítio Em Piçarras

R$ 850.000,00

Sítio, Chácara ou Fazenda

Vende-se Linda Chácara Na Paciência

R$ 1.500.000,00

Kitnet

Kitnetes Completas P/ Solteiros

Quartos

Quarto Para Alugar

Apartamento

Vendo Apartamento Em Bc

Casa

Vendo / Troco (sobrado)

R$ 300.000,00


Empregos

Tenho vaga para

Contrata-se Barbeiro

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro, Encanador E Eletricista

Ofereço-me para trabalhar

Casal Para Cuidar De Chácaras E Sítios

Tenho vaga para

Fetrammasc Contrata

Tenho vaga para

Santlux Constrata

Tenho vaga para

Contrata-se Empregada Domética


De tudo

Comércio, escritório e indústria

Grampear Comércio E Assistência






Entrevistão

Márcio Dedé

"Houve um racha de parte do União Brasil com parte do MDB”

LEONEL PAVAN

“Este muro imaginário de [BC] rica e [Camboriú] pobre que tem que acabar”

Edson Piriquito

"No momento que eu implanto o pronto-socorro dentro de uma das alas do Ruth, eu resolvo atender o ser humano e não comprovante de residência e título de eleitor”

Marisa Zanoni Fernandes

"Balneário Camboriú não precisa de capitão, fantoches, seres iluminados, ungidos. Precisa de pessoas comprometidas com a democracia”

ENQUETE

Qual o seu favorito se as eleições municipais de Penha fossem hoje?

Evandro dos Navegantes (PSD)

Gilberto Rodrigues (PP)

Janete Krueger (PSB)

Júnior Mafra (MDB)

Juraci Alexandrino (MDB)

Luizinho Américo (PL)



TV DIARINHO






Especiais

BRASIL

Marcha para Jesus se tornou um terreno político em disputa

15 de junho

Confira 10 dicas para curtir Itajaí no feriado

LUXO É VIVER BEM

10 edifícios recomendados como um ótimo investimento

Desde o século 19

Costa itajaiense coleciona casos de naufrágios

Tradição

Sapataria artesanal é um negócio de família 



Colunistas

Jackie Rosa

Festerê família Silva e Sodré

JotaCê

60 anos da Univali

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 5

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro

Coluna Esplanada

Memória

Coluna Fato&Comentário

Itajaí: 164 anos de município, não de fundação

Via Streaming

“Pose”

Diário do Investidor

O dinheiro te serve ou você serve o dinheiro?

Ideal Mente

Você tem fome de quê?

Direito na mão

Como o tempo de trabalho rural pode beneficiar sua aposentadoria

Show de Bola

O busão voltou

Na Rede

Explosão na oficina de motos, catarinense no leilão do Neymar e mais: o que bombou nas redes do DIARINHO

Coluna do Ton

Niver da Candice

Mundo Corporativo

Cansado das mesmas coisas na empresa, é hora de mudar?

Coluna Exitus na Política

O CHARME DA POLÍTICA: IGUALDADE E LIBERDADE [1]




Blogs

Blog do JC

Fábio Negão, joga merda no ventilador

A bordo do esporte

VelaShow abre quarta edição

Blog da Jackie

Chinelagem chic

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação