JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Aniversariante visita o colunista
O vereador e pré-candidato a prefeito de Itajaí, Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), visitou o socadinho escriba
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Rasante do Sancho Pança
O pré-candidato a prefeito do PSD de Itajaí, o Sancho Pança Osmar Teixeira, deu um rasante pela choupana para trocar uns minutinhos de prosa com este pançudinho escriba. O pretexto da visita foi um convite para a comemoração do aniversário dele e da filhinha, na noite desta quarta-feira, no Clube Barroso. É claro que a conversa não ficou só nisso e Osmar passou seu recado.
Eleição disputada
Mesmo louco de contente por estar pontuando bem nas pesquisas internas, Osmar garantiu que a eleição será muito disputada, com o resultado completamente em aberto. O Sancho Pança disse que o desafio é saber ouvir as demandas do povão para a city pexêra e, bom de lábia como é, garantiu que a pouca idade é o diferencial a seu favor. “Terei que ouvir muito mais que meus adversários, e é no diálogo que se chega ao melhor resultado”. Ai que lindo!
Imprensa tradicional
Nascido e alavancado através das ondas do rádio, Osmar garantiu que reconhece o papel das redes sociais no crescimento do seu nome, mas que os meios de comunicação ditos tradicionais devem contar com todo seu prestígio, enquanto candidato e caso seja eleito prefeito. Como forma de mostrar esse interesse, foi para o pançudinho que o Sancho Pança anunciou o lançamento de seu plano de governo.
Três fases
Osmar afirmou que na próxima semana deve ser lançado o cronograma de construção do plano de governo do PSD da city pexêra. Segundo ele, serão três fases para que as pessoas participem como se sentirem melhor. O primeiro momento será de colaborações espontâneas, do povão e dos sabichões, depois o PSD deve rumar para os bairros da city e, por final, para reuniões setoriais. Veremos!
Internet aceita tudo
Em tempos digitais, o velho ditado de que papel aceita tudo anda pra lá de ultrapassado. Com as redes sociais fazendo as vezes pros candidatos que querem se comunicar, agora dá pra dizer que a internet aceita tudo. Além das combatidas fake news, cada vez mais presentes no dia a dia do povão digital, tem candidato também que anda contando história que não sabe pros eleitores.
Burrada
Foi o que aconteceu no início da semana, quando o deputado federal, o importado Carlos Chiodini (MDB), pré-candidato ao paço da Vila Operária, todo prosa, fez um vídeo em frente ao Bico do Papagaio contando que o formato da pedra mais famosa da city foi criado com a força da natureza ao longo dos anos. Pode dar zero pro Chiodini, a história comprovadamente não é essa.
Forçando a barra
Na verdade, o povão pexêro que sofre e rala o dia a dia pra dar conta da vida, e com problemas de todo tipo, não tá muito interessado em candidato que faz vídeo produzido e bonitinho, ainda mais falando do que não sabe.
Só com GPS
Quando escrevinho que se largarem o Chiodini lá no Nilo Bittencourt ele não sabe voltar pra BR-101 e seguir pra Jaraguá, tem puxa que se morde de raiva. Lá na Cocada, a raça de lazarentos que vive falando mal de políticos ‘a’ e ‘b’ (arreda raça de linguarudos!), apelidou o Chiodini de Chochodine. Acho que é em alusão aquele panetone natalino. Não é isso?
Tá por fora
Candidato e equipe de fora dá nisso. Itajaí anda com a autoestima lá embaixo, é louvável a ação de tentar levantar a moral do povão explorando as belezas da city, mas honestamente, não é o que Itajaí precisa no momento.
B1 tá certo
A tchurma no entorno do banana de pijama B1 e pré-candidato a prefeito Robison Coelho (PL) correu pra disparar nos grupos a burrada feita pelo importado Chiodini e sua equipe. Coelho já havia gravado no Bico do Papagaio, contando a história verdadeira da formação do ponto turístico, originado após explosões das rochas para abertura de caminhos pra Cabeçudas. O B1 pelo menos estudou.
História recente do Porto
A situação do porto vazio de Itajaí me vem e me vai sem que eu consiga entender. Me assombra. A pergunta que me faço, sempre, é como um porto que era o segundo maior do Brasil em movimentação de contêineres perdeu, do nada, movimentação e riqueza, condenando a city pexêra e o itajaiense a perdas econômicas imensas, imensuráveis.
Recordar é viver
Vamos lá. Itajaí explodiu para o cenário catarinense como potência econômica no rastro da modernização do porto, puxado pela privatização que permitiu que uma das maiores empresas do mundo em logística tocasse por 20 anos o nosso porto. Itajaí virou a cidade mais rica de SC. O contrato acabava em 2022, bastava prorrogar até que nova licitação fosse feita. Mas não foi isso o que aconteceu.
Farinha pouca, meu pirão primeiro
Diante do impasse de uma nova licitação, o que os abençoados que mamam altos salários na superintendência fizeram foi lutar para que seus privilégios fossem mantidos. Cagaram para a cidade e para o interesse público.
Cambada!
Deixaram o contrato acabar e a empresa mundial ir embora. E o porto morrer. Buscaram uma empresa envolvida com tráfico internacional de drogas para tocar o porto num contrato emergencial. Por obra de Deus não deu certo. Cambada de incompetentes!
Um ano e meio
Fizeram nova licitação emergencial, que se arrastou ao longo de um ano de porto vazio. A primeira colocada foi desclassificada, por que no entender da comissão de licitação não conseguiria tocar o porto com a quantidade de contêineres proposta. A segunda colocada foi desclassificada pelo mesmo motivo.
A empresa proibida
A terceira colocada era uma empresa ligada à Portonave, o porto de Navega City. Que tem expertise comprovada e linhas. É do ramo e tocaria o porto de Itajaí tranquilamente nesta fase de transição para um novo contrato de arrendamento. Mas pulou todo mundo contra esta solução. E está aí um novo mistério. Recorreram em Brasília e fizeram com que a segunda colocada que havia sido desclassificada se reclassificasse.
Contrato e prazo
O contrato com a segunda colocada, a tal de Mada Araújo, que não é do ramo, foi assinado em novembro de 2022 com o compromisso de que os navios voltariam agora em maio. Maio se foi. Cadê os navios?
Quem não quer?
Agora, a Mada Araújo vende, transfere, empresta, sei lá..., o direito de tocar o Porto de Itajaí para a Seara Alimentos, do grupo JBS, que também não é do ramo, mas que tem sempre grandes interesses comerciais... Afinal, quem não quer um porto para chamar de seu?
Esperteza?
De prêmio pela esperteza, de ter assumido o Porto de Itajaí sem participar de licitação, a Seara ganhou, ainda, um prazo de mais três meses para começar a movimentação das linhas, coisa que a Mada Araújo não fez no prazo e se livrou de graça. Sem multa, sem porra nenhuma. Legal, né? O superintendente do porto comemorou isso cagando mole em rádios da região.
A ver navios
Enquanto isso, o porto segue parado, a economia de Itajaí segue ruindo, e a cara de idiota do itajaiense segue aumentando. E eu sigo, assombrado, matutando: como tudo isso foi possível sem que ninguém fosse responsabilizado? Sem que ninguém assumisse qualquer cobrança de fato? Sem que ninguém fosse para a cadeia. Hein? Mistério... E durma-se com um barulhão medonho desses.
Juliana paz & amor?
Em contato com o socadinho escriba, a vereadora bonitona, espevitada e briguenta Juliana Pavan (PSD), da praia alagada, digo, alargada, destacou que está trabalhando para construir um projeto que una a oposição na sucessão do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).
Frente ampla de centro-direita
A minha musa da confusão, ops, da união, entende ser necessário viabilizar uma proposta de centro-direita ao eleitor da Dubai brasileira, para fazer frente à estrutura da candidatura governista, representada por Fabrício da Shopee, ops, Peeter Lee (PL).
PSD versus PT e PL
“Balneário Camboriú aguarda esta união. Uma candidatura de centro-direita por um lado vai contrapor as ideias do PT, e por outro terá a força necessária para vencer a estrutura do governo municipal, e os desmandos que são fruto da arrogância e da incompetência”, lascou sem dó e piedade a primogênita do ex-tudo.
Sinais...
Ciente de que as pessoas querem lideranças que saiam do discurso e coloquem as ideias em prática, Juliana prestigiou no início da semana o lançamento da pré-candidatura a prefeito do colega Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo).
A bonitona não foi sozinha
Além de Juliana, quem também marcou presença no evento de Gotardo e do partido Novo foi o simpático vereador e também pré-candidato a prefeito, o Mané Meirinho, ops, André Meirinho (PP). O trio aproveitou o evento para posar abraçadinho para diversos registros fotográficos. Hummmm...
Apagar de luzes
Após cancelar a Festa do Peixe, o governo escada abaixo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), através do seu filhão, o secretário fraquinho de Turismo, o barbudinho júnior Tiago Morastoni (Podemos?) deve estar trabalhando pra cancelar a Marejada, o Natal e Ano Novo. No final, a ideia, segundo os linguarudos, é não pagar a conta de luz, pra apagar tudo de vez... Arreda, raça de bocudos, infelizes!
Vampiro é o problema
As vozes do mandabrasa que se escutam na praia da city alagada, digo, alargada, alardeiam que o grande problema do emedebê da Dubai brasileira é o seu presidente, o dublê de vampiro italiano e vereador, Nilson Probst.
Desgarrou
O Nilson não deve ser mais candidato a vereador (ou vai ser?) e quer por que quer ser candidato a vice-prefeito na chapa comandada pelo Fabrício da Shopee, ops, Peeter Lee (PL). Por isso, orquestrou um desembarque do governo onde, aparentemente, ele deixou a base do prefeito pop star, mas o restante continua nas tetas, digo, na base, ops, governo.
Tentativa de interferência
Em entrevista à rádio Divino Oleiro, Nilson acusou o governo de promover uma tentativa de interferência no MDB e lascou ainda que ligou duas vezes para o prefeito Fabrício para cientificar o alcaide que estava pulando fora da canoa governista. Na primeira ligação, teria sido informado que o prefeito estava dodói e na segunda, tocou, tocou, tocou e Nilson permaneceu no vácuo. Oh, dor!
Jade e Marisa
Uma reviravolta está mexendo com a cabeça dos incrédulos na política. A pré-candidata apoiada pelo vereador Nilson Probst, chefão dos emedebistas da Dubai Maravilha, a bela dos olhos verdes Jade Martins (MDB), postou foto em apoio à candidatura a prefeita da professora Marisa Zanoni Fernandes (PT).
Crush?
Seria o MDB e o PT se acenando ou já teria dado “crush” (gíria em inglês usada quando uma pessoa se apaixona por outra). Estariam PT e MDB lado a lado na eleição municipal, questiona um abelhudo de plantão.
Pegou mal
O projeto do suplente de deputado estadual André de Oliveira (Novo), com projeto para proibir o aborto no país, incluindo o legal, foi criticado por leitores da coluna. A proposta de André, se aprovada e for seguida por 12 assembleias legislativas no país, pode mudar a Constituição e proibir o aborto legal.
Aborto legal
O aborto legal tem que ser respeitado e é previsto em três hipóteses: se a gravidez é decorrente de estupro, se representar risco de vida à mulher e no caso de anencefalia fetal, quando da não formação completa do cérebro do feto. Um direito garantido a todas as mulheres. Ponto.
Já vai tarde
Milhares de mulheres por não poderem realizar um aborto seguro, nas hipóteses em que é permitido, devido à falta de informação, preconceito, despreparo de profissionais, morrem, ficam mutiladas e com sequelas físicas e mentais por toda uma vida. E o suplente do Novo, André de Oliveira, em sua breve (ainda bem) passagem como suplente, querendo emplacar projeto lamentável. Por essa e por outras que falam que o partido Novo já nasceu velho...