Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Anna é pré-candidata


(foto: Davi Spuldaro/CVI)


A minha musa BBB, vereadora Anna Carolina, em uma postagem nas redes sociais, falou que é pré-candidata a prefeita de Itajaí, pelo PSDB. Hummmm...

 

A política ama a traição, mas...

...não perdoa os traidores. Tem uma raça que grudou nas tetas do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) há quase sete anos. Arrumaram cargo, gordo salário, que cai na conta um mês sim e, outro também e, faziam juras de amor eterno. Agora, quando a atual administração caminha pra seu encerramento, continuam sugando, mas, já se venderam pra outros partidos.

 

Valorizados?

Não se sabe se é por conta de que tem partidos com a mala preta pra cá e pra lá, dispostos a comprar e, tem os que se vendem por qualquer ninharia. Na verdade, tem alguns que não valem nada, mas, tem sigla que acredita que estão fazendo um bom negócio. Talvez seja a dificuldade de fazer nominata. Ou não? 

Vai trair a amante...

É a história do sujeito que pula a cerca, mas volta pra casa. Arruma uma amante, se acha o garanhão do pedaço e quer ficar com a patroa e o cacho ao mesmo tempo. Traiu a patroa e vai trair a amante. Além de ser guloso, não é confiável...

Vai entrar pelo cano

E, o pior, o partido da mala preta que circula pra lá e pra cá, comprando meio mundo, adquirindo ‘candidato’ de baixa qualidade, sem engajamento e voto, acha que tá fazendo o melhor negócio do sul do mundo e vai arrebentar de fazer cadeiras na piramidal. Pois sim. Os vendidos, são igualzinho o marido que trai a patroa... Vai trair a amante, digo, o partido, também...

Camaleão

Depois de passar na choupana com lideranças do PSD e ser criticado por fofoqueiros de plantão sobre o discurso intransigente contra os atuais aliados do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD logo, logo), em entrevista de pré-candidatos ao bocudo Wilson Lima, na Band FM, exerceu o dom de ser camaleão, e mudou a prosa. Em qual Osmar o eleitor deve confiar?

Pode Falar

No papo com Wilson, o menino de ouro do PSD do Vale, disse que pode sim conversar com quem compõe o governo que está chegando ao fim, mas desde que esses componentes desembarquem da base do barbudinho.

Oportunismo ou grandeza?

Em resumo, a tchurma de partidos que ele criticou aos berros, pode sim ser sua aliada. Ainda não sei se é puro oportunismo, ou se é um gesto de grandeza e diálogo. Mas que fica difícil pro eleitor entender, fica.

Coerência

Quando a tão famosa coerência passa longe da noção dos políticos e o eleitor saca os movimentos oportunistas, a credibilidade vai pelo ralo, tão rapidamente quanto a ascensão. Outra falta de coerência do Sancho Pança, segundo os linguarudos, seria o fato do Sancho Pança de andar com o miacho Otto da Farmácia (sem partido), pra cima e pra baixo, mesmo ele tendo embarcado no governo.

Falsa narrativa?

Este pançudinho é contra a generalização na política. Não existe governo 100% bom ou 100% ruim, mas a narrativa que Osmar sempre usou, com tom de voz acentuado e apontando o dedo, é que todos que estivessem ao lado do governo, não prestavam. Agora, vai suavizando o discurso, a ponto de aceitar “determinados apoios” e babar ovo do Miacho da Farmácia, que tá votando tudo com o governo.

Faltando o trabalho

Isso sem contar que Osmar andou faltando a sessão da CPI dos Aluguéis, que não foi prorrogada graças a sua recusa em entrar online. Fez corpo mole, ajudou o governo, além de ter faltado o serviço bem no dia do pagório. Ah, pra registro, os linguarudos também questionam se pra ir na entrevista na Band, bem no horário que tava rolando a sessão, Osmar solicitou o desconto do seu salário... Cri, cri, cri...

Mais um pré candidato….

O PL da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, anda mais rachado do que pé de quem anda descalço. A novidade que rola nas bocas pequenas da city é que Fabiano Olegário, o Fabianinho, é mais um pré-candidato a prefeito pelo partido.

Tal pai…

O rapaz, que tem como principal bandeira ser filho do pai dele, o saudoso ex-prefeito Edinho Galo, mudou do PDT para o PL.  Ou seja, deu um cavalo de pau ideológico. Isso que é convicção. Os linguarudos da city estão a ser perguntar: se o homem não sabe nem qual a ideologia dele, imagina se vai saber o que quer para administrar uma cidade? Arreda raça de Infelizes!

Vai ter que sixplicar

Fabianinho, aliás, lembram as línguas de trapo, vai ter que sixplicar pra dona Justa. O ex-presidente da Câmara de Vereadores tá mais enrolado do que carretel, depois que seu nome apareceu em investigações do Gaeco, pra ser mais exato, na Operação Fura-Fila, que investiga políticos, suspeitos de adulterar filas de exames de saúde, em Camboriú. Cruz, credo!

Blog do JC

Além destas mais do que estrebuchadas linhas, o leitor da coluna, pode acompanhar o pançudinho escriba no Blog do JC, no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Espia lá no DIARINHO.net E, se quiser bater um plá com socadinho é só bater um fio para o (47) 98842.9084

Anna tá na disputa

A minha ex-musa BBB, Anna Carolina, não divulgou oficialmente que tá na disputa do paço da Vila Operária, mas, em um vídeo nas suas redes sociais, ao gravar como se estivesse no telefone, lembrando o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, falou que “Aqui é a Anna Carolina pré-candidata a prefeita do PSDB”. Hummmm...

Postura de candidato?

Ainda não saiu a definição dos pré-candidatos à prefa de Penha por parte do PL e da gestão do presidente “conciliador” que assumiu interinamente o comando do PL da capital do marisco, o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz, com a missão de apaziguar os ânimos internos da tchurma que tava igual siri na lata, e com o aval da executiva estadual dos liberais.

Pedrinho

Mas um dos cotados, o ex-vereador Luizinho Américo, também coordenador da Pesca Artesanal no Litoral Norte, tá todo prosa e, vem agindo com postura de forte pré-candidato, a julgar pelas suas recentes manifestações nas redes sociais.

Defende o Beto Carrero

Numa delas, inclusive, defende que o Parque Beto Carrero, seja reconhecido e respeitado como forte equipamento indutor do turismo da Penha, como tem ocorrido nestes últimos anos, e ampliem -se as parcerias com o poder executivo da mariscolândia, ao invés de desavenças...

Apontando o dedo

Em outro apontamento no início desta semana, Américo, apontou as deficiências do saneamento básico na Penha, principalmente a falta de tratamento de esgoto e, ainda alfineta que a prefa “perdeu” cerca de R$ 80 milhões de recursos do banco de fomento japonês Jica para implantar o sistema, quando rompeu o contrato de concessão com a Casan, em 2011.

Prometia muito e fazia pouco

No caso especifico da Casan, que me perdoem os seus defensores. Mas, a Casan, prometia muito e fazia pouco. Itajaí, já teve os seus canos d’água, gerenciados pela dona Casan. O documento de concessão era uma folhinha de papel. Uma vergonheira que o município tinha obrigações e a estatal de água na época e nenhum esgoto, só arrecadava o dindim do consumidor e nadicadenada.

Bem piorar

Além de não investir nada, vivíamos recebendo em nossas torneiras um liquido bem pior do que é hoje. Imaginem. Pra quem é mais ‘vivido’ vai se lembrar que foi no governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que tendo à frente o procurador geral do munícipio, o irrequieto e desassossegado Luiz Carlos Pissetti, que fez o enfrentamento com a Casan.

Não queria largar os canos

Lembro como se fosse hoje, a Casan não queria largar a teta, digo, os canos d’água. Foi uma briga intensa para que entregasse o sistema para que o município pudesse gerir. As estações de tratamento eram precárias, sucateadas, obsoletas, mal cuidadas. Uma nojeira! Visitei às estações, quando a Casan largou, graças a Deus.

Jandir e Pissetti

Com o aval do prefeito Jandir, o Pissetti foi pra cima e construiu a Semasa, praticamente do zero, frente ao que encontrou. Hoje, apesar dos apesares de que precisa melhorar e muito é uma das maiores e melhores autarquias de água e esgoto da Santa & Bela Catarina. Espero que a Casan, também, tenha evoluído...

Volnei e Saldré

É preciso fazer justiça à quem sucedeu Jandir, o atual prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e, o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), que enfrentou o problema da cunha salina e edificou a barragem no rio Itajaí-Mirim.

Segurou o sal

A barragem construída no rio Itajaí-Mirim permitiu que o sal mar que vem através do Itajaí-Açu, avance até o ponto de captação do preciso liquido. Daí, o apelido de Saldré, o sujeito que acabou com o sal na água.

Audiência Pública

Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, definiu para o próximo dia 2 de abril, a realização de uma audiência pública para debater projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PL).

Internação involuntária

O projeto do deputado intisicado cria, na Santa & Bela Catarina o Programa Saúde sem Drogas, incluindo a previsão de internação involuntária para tratamento e recuperação de dependentes químicos, principalmente em situação de rua.

Lei federal

A audiência acontecerá a partir das 18h3omin, no auditório Antonieta de Barros, na leleia, reunindo, principalmente, bagrões municipais de Saúde, lideranças comunitárias e de centros de recuperação, otoridades ligadas ao setor, além do povão, em geral.

Tá indo em frente

O projeto Programa Saúde sem Drogas, já passou pela bispada da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, seguindo para análise da Comissão de Saúde.

Não há invasão

Naatz observa que seu projeto tem previsão também em lei federal (No 13.840/19) que desde 2019, passa a amparar e prever este tipo de recolhimento ao integrar ações nos planos federal, estadual e municipal neste sentido. Desta forma, não há invasão na prerrogativa da União em legislar sobre drogas.

Debate e números pesados

“Este é um debate que não pode mais ser adiado pelo parlamento e pela sociedade, cabendo ao Estado implementar atitudes práticas e definir órgãos e recursos específicos para ampliar a estrutura de atendimento e abordagem por uma questão social, de segurança e saúde pública” resume Naatz.

Quase dez mil

Em todo o Estado, já são mais de 9.065 pessoas em situação de rua e com risco de dependência química, segundo relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o que representa população superior a 155 citys catarinenses. Olha, estes são os dados oficiais, mas, acredito que deva ter muita mais gente na curva da vida. Infelizmente.


Comentários:

GILBERTO DA SILVA JUNIOR

07/03/2024 09:35

Este projeto tem que ser bem definido. Para que não acontece um novo "Holocausto Brasileiro". Torço para que realmente estas pessoas sejam salvas.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta



Blogs

A bordo do esporte

Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação