Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novas ambulâncias do Samu chegam a SC


(foto: divulgação)


O Ministério da Saúde contemplou cinco cidades com novas ambulâncias. Itajaí foi uma delas. Na foto da entrega, a deputada federal Ana Paula Lima (PT) com o povo da Secretaria de Saúde pexêra: Dulci Michels (diretora-executiva); Gustavo Pereira da Silva (diretor-executivo); e o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Sylvio da Costa Júnior

Vivendo no caos

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Vivendo no caos

A manifestação da Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí contra a Antaq, no fim da semana passada, demonstrou que a liderança dos trabalhadores portuários tá gostando de viver no caos. Parece que conflitar e usar a massa de manobra da mão-de-obra é o objetivo, e não resolver as coisas. Agora que a Antaq está certificando que as propostas sejam exequíveis, ainda não tá bom?

 

Gostam de ilusão

Aí quando veio o Décio Lima (PT) dizer que em 30 dias o porto teria navios, mesmo sem qualquer fundamento ou perspectiva palpável, a Intersindical bateu palmas e fez loas ao ex-deputado federal e atual presidente do Sebrae nacional. Parece que gostam mesmo de viver iludidos e quando alguém enfrenta o tema como tem que ser enfrentado, ficam querendo bater pra conseguir holofotes.

Propostas irreais

Quando foi aberto o envelope de uma empresa que ninguém sabe quem é, com uma proposta muito superior à capacidade operacional do Porto de Itajaí, estava clara mais uma ilusão neste pesado jogo para o arrendamento do nosso porto. Tá certa a Antaq que, aliás, lançou um edital exatamente como os trabalhadores portuários pediram, com prazo e movimentação mínima. E o Décio tá viajando?

Sem aventuras

O que a Antaq tem feito agora, na fase de habilitação, é cuidar justamente para não cometer nenhuma aventura, acreditando no que tá escrito, sem a comprovação de que pode ser executado. Depois de muitos aventureiros nesse cenário, alguns até apoiados pela liderança da Intersindical dos Trabalhadores, nada mais justo do que tomar todos os cuidados e precauções possíveis!

Quer vitrine

A raça de linguarudos garante que o presidente da Intersindical, o siachão do Ernando Correio, fica revoltado quando não é convidado para sentar à mesa de destaque, e, quando não consegue um espacinho na vitrine, usa seu povo e a instituição para se aparecer, como foi a cartinha desaforada pra Antaq. Desse jeito só consegue desafetos e vira motivo de piada pronta!

Dia D

O secretário de Saúde de BC, Omar Tomalih, pilotou pessoalmente o Dia D da Multivacinação, que foi no último sábado que passou e se repetirá no próximo sábado. Já na sexta-feira, Tomalih esteve no posto central da rua 1500, juntamente com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), divulgando o grande esforço nacional de vacinação voltado a crianças e adolescentes na Dubai Brasileira.

Outubro Rosa

O resultado do esforço na divulgação da campanha de multivacinação foi a grande procura nos postos, que também tiveram diversas ações voltadas às mulheres, já que no sábado ocorreu, também, o Dia D do Outubro Rosa. Com empenho e participação pessoal nas obras e ações voltadas à população, Tomalih imprime um elogiado ritmo na saúde de BC.

Agora vai?

Prevista, finalmente, via bastidores políticos, para essa semana, a chegada na leleia do projeto alternativo do governo estadual para aliviar o desconto de 14% na espinha dos servidores públicos aposentados e pensionistas que ganham abaixo do teto da Previdência.

Alternativa

A proposta que vem sendo esperada há tempos é uma alternativa ao projeto de lei em tramitação de autoria do deputado petista e opositor ao governo, Fabiano da Luz, que sugere a revogação total dos 14% de contribuição.

Novos critérios

Enquanto isso, consta que o projeto do governo Jorginho Mello definirá novos critérios para cobrança dos 14% dos inativos e pensionistas via um estudo do Instituto de Previdência do Estado, o Iprev. Prevê teto de isenção de 2 salários mínimos ainda em 2023, 2,5 salários em 2024 e 3 mínimos a partir de 2025.

Fundos 

Também deverá haver a proposta de criação de dois fundos: o SC Futuro, de capitalização para todos os servidores admitidos a partir de janeiro de 2024; e o SC-Seguro, que incorporará patrimônio imobiliário para conter ou reduzir o déficit atual de 5 bilhões de reais anuais. Aliás, esse é o problema principal que está pegando, o déficit bilionário para equilibrar as contas.

Pressão total

Enquanto isso, o atual líder do governo na Alesc, o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), vem sendo pressionado pelos dirigentes sindicais representantes dos vários setores do funcionalismo estadual no sentido de liberar a tramitação do projeto do Fabiano da Luz (PT), do qual pediu vistas no início de outubro, quando estava para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Tramitação democrática

Naatz alegou, além da necessidade de estudos dos detalhes constitucionais do teor da matéria, a questão do bom senso democrático em aguardar a chegada do projeto do governo para uma tramitação em conjunto, facilitando os debates.

Sem pressa

O bagrão do PL tem observado também que não adianta aprovar um projeto às pressas para fazer média política-popular e tentar resolver um problema, quando depois poderá ser criado outro, com eventual contestação judicial da matéria. Por outro lado, consta também que o governo Jorginho Mello (PL) poderá aproveitar a semana para enviar mais projetos, constituindo o envio de um pacotão.

Pacotão

O pacote de projeto incluirá medidas de apoio financeiro para amenizar as perdas de pessoas físicas e jurídicas com os efeitos destas últimas enchentes na Santa & Sofrida Catarina. Seria uma maneira de contrabalancear os humores políticos entre projetos espinhosos e de “bondades”. A conferir...

Ambulâncias

O Ministério da Saúde entregou cinco ambulâncias pra citys da Santa & Bela Catarina. Esta iniciativa representa uma renovação essencial na frota, beneficiando Criciúma, Içara, Itajaí, Joaçaba e Rio do Sul. Cada uma dessas ambulâncias representa um investimento de R$ 276 mil, totalizando R$ 1,38 milhão que será direcionado para garantir atendimento ágil e de qualidade.

Samu

Esta doação é fruto de um processo criterioso, realizado pelo Ministério da Saúde, visando fortalecer a implementação e manutenção do Samu, criado pelo presidente Lula (PT). Desde sua criação, o Samu tem sido uma força vital em nosso país, salvando inúmeras vidas em momentos de emergência.

Vidas salvas

Desde o seu início, quantas vidas foram salvas graças ao Samu? Milhares, talvez milhões. Cada uma delas é uma história de esperança e superação. Cada uma delas é um testemunho do valor incalculável deste serviço.

Eficiente

Que essas ambulâncias sejam instrumentos valiosos para a promoção da vida e da saúde em Santa Catarina! A população desses municípios poderá contar com um atendimento mais eficiente e rápido em casos de urgência e emergência aos municípios receptores e região vizinha.

Tudo junto...

A manifestação com relação ao Parque das Ilusões, digo, Central, na região da Quarta avenida na Dubai Brasileira, reuniu oposição e situação no berreiro contra a possibilidade de sua efetivação. O ex-menino pobre do bairro dos Municípios (Mumu), o dublê de novela mexicana e pré-candidato a prefeito Claudir Maciel (PSD), tava lá.

...& misturado

A minha musa vereadora e pré-candidata a prefeita, a entisicada Juliana Pavan (PSDB, por enquanto), também abriu as asas, digo, participou da manifestação. E, pasmem, o vereador governista, lampadinha, ops, Anderson dos Santos (Podemos), também deu as caras pra apoiar a manifestação.

Outra coisa

O ex-atucanado Leonel Pavan se filiou no PSD e é pré-candidato a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, e a sua rebenta (Juliana) iria ou vai desembarcar no PSD com o objetivo de estar na disputa à principal cadeira dos altos da Dinamarca. Ou esse jogo já está sendo jogado com a chegada do Claudir, ou ele é carta fora do baralho. Ou nem isso e nem aquilo? Sei lá, entende?!

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

usuario

juarez rezende araujo

23/10/2023 20:49

Quem te viu quem te vê,já cantava chico buarque ao criticar a raça de oportunistas que a falta de vergonha na cara produz em certos mandrioes .Onde estava Omar que nada entende de saúde e o prefeito ex promoter de boate nas campanhas de vacinação contra a covid?Pergunta o capitão kloroquina.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Colunistas

Léo Cordeiro na mira

JotaCê

Léo Cordeiro na mira

Viva a Taís!

Coluna do Ton

Viva a Taís!

Terra de condenados

Coluna Esplanada

Terra de condenados

Feliz Páscoa!

Charge do Dia

Feliz Páscoa!

Ajustes na base governista

Coluna Acontece SC

Ajustes na base governista




Blogs

Energisa Búzios Sailing Week define campeões de 2025 em dia de vento forte

A bordo do esporte

Energisa Búzios Sailing Week define campeões de 2025 em dia de vento forte

Cadê?

Blog do JC

Cadê?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.