Colunas


Artigos

Por Artigos -

O(a) novo(a) desembargador(a) do TJSC


Advogada - Blumenau 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil em novembro de 2021 foram marcantes. Realizadas contemporaneamente à crise mundial da pandemia, as eleições impulsionaram pelos meios digitais um amplo debate sobre as condições da advocacia, a necessidade de mudança nos quadros da Instituição, a busca da maior participação das diversas vertentes nos bastidores advocatícios e, em atenção às políticas de inclusão, restou alterado o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer paridade de gênero (50%) e a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB.

A paridade de gênero ocupou amplo debate na classe e levou as eleições da Ordem dos Advogados de Santa Catarina às “páginas” dos principais veículos da imprensa nacional.

Na oportunidade, a chapa que trazia como candidata à presidência da OAB/SC a advogada Vivian Degann foi impugnada pela candidata concorrente, porque traria, dentre os inscritos, um número de advogadas maior do que o número de advogados. Ou seja, teriam sido inscritas mais mulheres do que homens. A curiosa impugnação ganhou mais notoriedade justamente porque foi feita por uma outra mulher, demonstrando que o tema ainda carecia de maior amadurecimento.

Em relação à política de cotas raciais para negros (pretos e pardos) o debate não foi menos acalorado. O jornal Folha de São Paulo noticiou à época: “Eleições da OAB veem avanço na presença de mulheres, em meio a drible a cotas raciais. Apesar de entraves, inclusão de mulheres aumenta, enquanto diversidade racial enfrenta mais resistências”.

Tais situações demonstram que, mesmo após a alteração do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia, as citadas temáticas devem enfrentar mais debates no futuro tendo, porém, consolidado ao menos uma conclusão: os processos de escolha da representação da Advocacia não podem mais se afastar das regras de inclusão trazidas nos normativos da Instituição.

Tanto é verdade que já no dia 6 de maio de 2022 a Ordem dos Advogados de São Paulo, abriu duas vagas para o Quinto Constitucional, respeitando pela primeira vez critérios raciais e de gênero. “É uma medida inédita na história da OAB/SP e que faz parte dos nossos pilares da gestão, daquilo que acreditamos para a construção: democracia, apoio, inclusão e transparência”, destacou Patrícia Vanzolini, presidente da Seccional Paulista no site da Instituição.

Todavia, o mesmo não ocorre na Ordem dos Advogados de Santa Catarina.

Pela segunda vez, após as eleições ocorridas em novembro de 2021, os advogados catarinenses estão sendo convocados para uma nova escolha ao cargo de desembargador(a), aberta em virtude da aposentadoria da desembargadora Salete Sommariva, do Tribunal de Santa Catarina e, mais uma vez, a Ordem dos Advogados do Brasil em nosso Estado não faz constar em seu regulamento o critério estabelecido no Estatuto da Advocacia e já encampado por outras seccionais.

Um dos principais pontos edificantes da política de inclusão em qualquer Instituição ou em qualquer país é justamente a eliminação da distância existente entre o discurso e a prática.  Por isso, cabe aqui a lembrança do importante art. 44 do Estatuto da Advocacia, em que a finalidade da Ordem dos Advogados do Brasil é assim descrita: “Defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

É isso que a sociedade e os advogados esperavam da OAB/SC.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Artigos

APA de Itajaí: sustentabilidades social, ambiental e econômica devem andar juntas

Artigos

Seis meses de transformações para SC

Artigos

Agê será inesquecível

Artigos

O que é shark Finning?

Artigos

Competitividade portuária: é hora de agir

Artigos

Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão necessária

Artigos

Energia para a vida

Artigos

Carta ao povo catarinense

Artigos

Uma nova energia para Santa Catarina

Artigos

Bicentenário de Itajaí e do Curato do Santíssimo Sacramento

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Artigos

Não queremos viver numa pátria dominada pela bandidagem

Artigos

Marco do sesquicentenário do município destruído

Artigos

“Um furacão chamado depressão “

Artigos

OAB MUDA

Artigos

Os limites constitucionais da atuação da guarda municipal, segundo o STJ

Artigos

Parabéns, Navegantes!

Artigos

Cenas para mudar o cenário

Artigos

Sobre a preservação da caixa d’água



Blogs

Blog do JC

Sou legal, Tô Ligado!

A bordo do esporte

Vela, surfe e Instituto debatem esporte sustentável no COB Expo

Gente & Notícia

Grupo Terapeutas da Alegria organiza atividade no Asilo Dom Bosco

Blog da Jackie

Liberty fez 29

Blog do Ton

FG Empreendimentos realiza ação na Fundação Lar da Terceira Idade

Blog da Ale Francoise

Você fez aterramento hoje?

Blog Doutor Multas

O blockchain na Compensação Ambiental

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Valdir Cechinel Filho

"A pandemia deu uma lição para todos nós: a gente consegue se reinventar. O ser humano consegue virar o jogo”

Arildo Simão

"Eu acho que aprendi mais do que ensinei”

Juliano Custódio

"Banqueiro não ostenta, gestor de investimentos não ostenta”

Reginalva Santana Mureb

"Já vamos atender em dezembro 11% da população de Penha com esgoto”

TV DIARINHO

Confira as principais notícias desta sexta-feira: - Polícia investiga morte de pintor que fazia roleta ...




Especiais

AGÊNCIA PÚBLICA

Tribunais de justiça no Brasil gastaram R$ 2,6 milhões com constelação familiar

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Rolezinho em Curitiba em 5 lugares imperdíveis

ESCOLAS

Lista completa de escolas particulares da região

apoio da família

Pedagoga dá dicas para ajudar uma criança a estudar

saúde mental é coisa séria

Causas de dificuldade de aprendizagem em crianças devem ser investigadas



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação