Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Lobby dos militares é forte, também, na Alesc


(foto: Divulgação/Alesc)


Gratificações militares na Reforma Administrativa: presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, deputado Ivan Naatz (PL), tocou o dedo na ferida e depois recuou

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Bolsonarista

O prefeito da Dubai Brasileira, o pop star Fabrício Oliveira (PL), continua a surfar na onda do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores o prefeito é considerado um devoto e um adorador do ex-presidente. Em Brasília, Fabrício esteve na sede do PL para bater foto com Bolsonaro e o ex-mensaleiro Valdemar da Costa Neto, presidente da sigla.

 

À míngua

Muita gente na Dubai Brasileira não entende a adoração de Fabrício por Bolsonaro, já que o ex-presidente não deu as caras na city para trazer recursos, só para fazer política, e a cidade ficou à míngua em seu mandato durante quatro anos.

Escândalos

Os recentes escândalos que envolvem o nome do ex-presidente, como a tentativa do golpe no dia 8 de janeiro e o migué para embolsar as joias da Arábia Saudita, também não abalaram a adoração de Fabrício por Bolsonaro.

Viagens

Na city, Fabrício é adorado por seu séquito e tem se distanciado cada vez mais da administração e compromissos do município. Linguarudos do paço garganteiam que o prefeito tem feito muita política e tem pouca presença em setores importantes da administração. Nos bastidores, a coisa ferve entre os governistas fabricistas e os governistas carloshumbertistas. Fogo amigo que chama.

Jair Renan

Em franco favoritismo, sem mesmo nunca ter pisado em bairros da cidade, estaria o filho do ex-presidente, Jair Renan Bolsonaro. O PL está apostando muitas fichas que o guri será o principal puxador de votos nas eleições 2024 para a casa do povo. Em Brasília, um dos papos com o papi do guri foi a sua possibilidade de se candidatar na city da praia alagada, ops, alargada.

Jari amiga

O escândalo da Jari é mais uma pedra no sapato do prefeito pop star. Um escândalo de imoralidade, já que, segundos linguarudos de plantão (oh, raça desgramenta de bocudos!), as digníssimas esposas de vereadores, procuradores e secretários municipais, são nomeadas na comissão que avalia as multinhas da galera. Sério?

Já ali

Até a minha musa pink da terceira idade, a secretária Ana Christina Barichello, da Exclusão, ops, Inclusão Social, que tem muita coisa pra fazer na city, tem uma boquinha na Jari, que paga 1,5 UFM por reunião da junta, o que representa quase três mil reais. Que beleza!

Bateu papo

Na capital do marisco, os bastidores políticos estão aleatórios. O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), coordenador político regional do Partido Liberal, abriu conversas com o tucano Evandro dos Navegantes, ex-prefeito, que quer voltar a sentar na cadeira estofada de Penha.

Surpresos

Já nesta semana que se encerra foi a vez da cúpula do Partido Liberal conversar com a vice-prefeita Maria Juraci (MDB, por enquanto...). No grupo de zapzap da mariscolândia, membros da executiva do PL se sentiram surpresos com as publicações nas redes sociais.

Ninguém sabe...

Os linguarudos estão soprando que nem a executiva do partido e muito menos os pré-candidatos a prefeito da sigla sabiam das conversas, tratada por um dos os pré-candidatos como maracutaia. Inclusive, lascou que Evandro e Maria Juraci têm viés de esquerda e andaram pedinchando voto pro Lula.Que coisa...

Indignados

No mesmo grupo de zapzap, um dos membros da executiva do Partido Liberal afirmou que, se Evandro ou Maria Juraci vierem para a sigla, vai desembarcar muita gente, e o mesmo lascou que se os três pré-candidatos não estão convencendo, tem o Luizinho Américo (Luizinho da Pesca), que hoje está no PSDB, e que tem uma boa aceitação e um bom relacionamento com todos os partidos.

Tranquilo

Enquanto isso, o prefeito Aquiles Costa (MDB) está caminhando a passos largos para fazer o sucessor. Obras pontuais em andamento e a oposição cada vez mais dividida. Mesmo com a iminente saída de Maria Juraci (MDB, por enquanto...).

Fortalecido

O alcaide Aquiles continua fortalecido e tem nomes despontando para sucessão, além dos já conhecidos vereador Mauricio Brockveld e secretário de Obras Sandro Silva, tem outros secretários como o Junior Mafra e a Camila Luchtenberg, a princesa guerreira.

Presentinho

O novo alcaide do outro lado da vala, Wancarlos Bombeiro Corsani, ganhou um presentinho do blogueirinho passeador, ops, prefeitão Liba Top (UB). A equipe de Harwoord mais uma vez não conseguiu fazer uma licitação para contratar uma empresa para coleta de lixo. 

Assina aí

Enquanto o prefeito está nos Estados Unidos, o bombeirão ficou com a missão de assinar mais essa multimilionária dispensa de licitação. É por essas e outras que o Ministério Público não tira os zóios do governo top. Faz o L, ou melhor, agora faz o W!

Correndo em círculos

O secretário de Obras de Navega City, Roberto Ferreira, deve estar correndo em círculos no recém-asfaltado trecho da avenida Juvenal Mafra com tudo o que vem acontecendo nos últimos dias, principalmente na semana que se encerrou.

Morte

Num mesmo dia, uma retroescavadeira da prefa de Navegantes cortou a frente de um automóvel no Escalvados, matou um homem e deixou crianças feridas, e sua secretaria foi autuada pelo Instituto Ambiental de Navega city por crime ambiental.

Na espinha

Com essa situação, o município terá que pagar uma multa de R$ 46 mil por despejar terra e entulhos em área que não tem licenciamento ambiental. E para piorar ainda mais sua situação, ganhou de presente do superintendente Marcos Zaleski (o mesmo que tascou-lhe a multa) o homofóbico de estimação do Top Liba.

Tudo pode

Parece que o secretário de Obras é seguidor do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O secretário já demonstrou em outras ocasiões não ter nenhuma afinidade com o meio ambiente. Já colocou retroescavadeira na área de restinga e faz vistas grossas para outras barbaridades.

Vistas grossas

Ricardo, segundo os linguarudos de plantão, recebe denúncias de depósito de lixo e entulhos em áreas públicas da cidade e, ainda por cima, quando a imprensa denuncia as irregularidades e a inoperância da secretaria, diz que tudo não passa de perseguição política e campanha política antecipada.

Casca grossa

Apaixonado pelo prefeito Top Liba, o secretário Roberto Ferreira é um daqueles puxa-saco que todo político quer ter. Fala mal da imprensa e destrata jornalistas que o procuram para apurar denúncias, que não são poucas, e não poupa palavras ao falar mal dos veículos que não estão “alinhados” com a administração.

 

Recém-chegada

Ferve caldeirão do outro lado da vala. A recém-chegada secretária de Gestão e Controle Natally, protegida da vereadora Adriana Educa Macarini, segundo os bocudos de plantão, já tá na mira do MP. A melhor amiguinha do dublê de prefeito Ademir Foguinho, se não abrir os zóio, vai entrar pelo cano.

Prioridade 

O suplente de vereador e experiente jornalista (contém muita ironia) do outro lado da vala, em Navega City, amiguinho íntimo do dublê de prefeito Ademir Foguinho, anda dando notícia exclusiva do prefeitão Liba Top.

Abre o olho

Depois de colocar fogo na imprensa dengo-dengo por muitos anos, agora é o preferido do prefeitão Top. Abre o olho meu caro, o povo todo já sabe das suas pretensões políticas e o motivo porque você agora está fazendo o L (de Liba).

Palmas

O homofóbico preferido do prefeitão Liba Top, ops, Fronza, recebe até incentivo da prefa de Navega City para continuar firme sendo o protegido do alcaide. Enquanto o MP investiga, a prefa protege o pode tudo da rua Itajaí e ainda bate palminha.

Ruídos na bancada governista

Ainda ecoam nos bastidores políticos e da Alesc o resultado do primeiro grande teste legislativo do governo Jorginho Mello (PL): a aprovação, a toque de caixa, rapidinho, da tal Reforma Administrativa no parlamento estadual, na terça-feira última.

Ausências...

Sob o ponto de vista matemático, sem problemas, foi por unanimidade dos presentes. Os comentários, porém, ficaram por conta dos ausentes. Entre os 10 parlamentares ausentes dos 40 totais, chamou atenção a falta de quatro deputados do partido do governador no momento da votação: Ivan Naatz, Marcius Machado, Maurício Eskudlark e Maurício Peixer, todos do PL, e que não participaram.

Supersalários

Afora alguns pequenos ajustes no projeto original da reforma, o que pegou mesmo nas discussões oficiais e de bastidores foram os já chamados “supersalários” dos policiais e bombeiros que atuam de forma efetiva na Casa Militar do governo, que tiveram a gratificação multiplicada por cinco. O tema provocou certo impasse na tramitação do projeto nas comissões.

 

Prevaleceu

E teve emendas pela supressão deste aumento, além de sugestões de governistas, como o deputado Ivan Naatz, para que fosse amenizada a forma de majoração para evitar furar o “teto salarial “ do funcionalismo, mas acabou prevalecendo a vontade do governador em manter o projeto original, inclusive com explicações de outros deputados aliados em plenário.

Nas nuvens...

A gratificação foi quintuplicada e a justificativa do governo foi igualar o que recebem os policiais e bombeiros lotados em funções semelhantes nos demais poderes. Há, no entanto, uma diferença: na Alesc, por exemplo, a verba é remuneratória, o que faz com que esteja submetida ao teto do funcionalismo público.

Quase cinquenta mil!

Significa que qualquer valor que exceder o teto será descontado. No Executivo, a verba é indenizatória, não sujeita ao teto do funcionalismo (que equivale ao salário dos ministros do STF). Com isto, nos cargos de maior patente na Casa Militar do governo, a indenização fez o salário saltar para mais de R$ 45 mil, o que ultrapassa o teto e não haverá o desconto. Só alegria!

Lobby poderoso

Desta forma, em resumo, os salários de muitos coronéis ficarão maiores do que os do próprio governador. E aí ficou a pergunta no ar nos bastidores políticos: que lobby poderoso é esse dos militares que fez com que o governador não abrisse mão de manter os supersalários?

Privilegiados

Vale lembrar que os militares em geral, de todo país, incluindo todas as Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica -, já tiveram uma série de privilégios funcionais e de aposentadoria garantidos durante a Reforma da Previdência no governo de Jair Bolsonaro.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação